Resumo
Este artigo apresenta uma análise sobre a oferta da formação de professores de Educação Física na modalidade da Educação a Distância (EaD), buscando cotejar a sua expansão com as políticas educacionais e a participação do Estado como agente crucial na estratégia de expansão do ensino superior, especialmente para o setor privado. A metodologia de trabalho privilegiou a revisão bibliográfica sobre políticas de formação de professores por EaD e a extração de dados da Sinopse Estatística da Educação Superior dos anos de 2006, 2009, 2012 e 2015. Os resultados atestam a expansão contínua das matrículas por EaD nos cursos de Educação Física e que o crescimento tem se sustentado através das vagas ofertadas, sobretudo pela Universidade do Norte do Paraná (Unopar). O incremento dessa modalidade reforça a necessidade de aprofundamento nos estudos sobre um processo social que altera significativamente as formas de ensino e aprendizagem na educação superior e que cria um novo nicho de mercado para o setor privado, tutelado e estimulado pelas ações políticas do Estado.
Referências
ANVERSA, Ana Luiza B. et al. A prática reflexiva na formação de professores de Educação Física na modalidade EAD. Revista Brasileira de Ciência e Movimento. Brasília, v.25, n.2, p.122-136, 2017.
BARRETO, R.G; LEHER, R. Do discurso e das condicionalidades do Banco Mundial, a educação superior "emerge” terciária. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 13 n. 39, p. 423-436, set./dez. 2008.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF , 23 dez. 1996. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm. Acesso em: 5 dez. 2017.
BRASIL. Decreto nº 2.494, de 10 de fevereiro de 1998. Regulamenta o artigo 80 da LDB. Lex: Brasília, 1998. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/tvescola/leis/D2494.pdf. Acesso em: 5 dez. 2017.
BRASIL. Decreto nº 5.622/2005, de 19 de dezembro de 2005. Regulamenta o artigo 80 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Lex: Brasília, 2005. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2005/decreto/d5622.htm. Acesso em: 5 dez. 2017.
BRASIL. Decreto nº 5.800/2006, de 8 de junho de 2006. Dispõe sobre o sistema Universidade Aberta do Brasil. Lex: Brasília, 2006. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2006/decreto/d5800.htm. Acesso em: 5 dez. 2017.
BRASIL. Lei nº 10.172, de 9 de janeiro de 2001. Aprova o Plano Nacional de Educação e dá outras providências. Lex: Brasília, 2001. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/L10172.pdf. Acesso em: 05 dez. 2017.
CRUVINEL, Fernanda. Et al. A dinâmica, os principais problemas e as qualidades no desenvolvimento de um curso de licenciatura em Educação Física na modalidade a distância. Pensar a Prática. Goiânia, v.18, n.3, jul./set. 2015.
FREITAS, Helena Costa Lopes. Formação de professores no Brasil: 10 anos de embate entre projetos de formação. Educação e Sociedade, Campinas, vol. 23, n. 80, p. 136-167, set./2002.
GIOLO, Jaime. A educação a distância e a formação de professores. Educação e Sociedade, Campinas, vol. 29, n. 105, p. 1211-1234, set/dez. 2008.
INEP. Censo Escolar 2016: notas estatísticas. INEP/MEC: Brasília, fev. 2017. Disponível em: http://download.inep.gov.br/educacao_basica/censo_escolar/notas_estatisticas/2017/notas_estatisticas_censo_escolar_da_educacao_basica_2016.pdf. Acesso em: 05 dez. 2017.
INEP. Sinopse Estatística da Educação Superior 2015 [online]. Brasília: Inep, 2016. Disponível em http:// http://inep.gov.br/sinopses-estatisticas-da-educacao-superior. Acesso em: 05 dez. 2017.
LAZZAROTTI FILHO, Ari; PASQUALI, Dennia; FURTADO, Roberto Pereira. Quem ficou e o que ficou na formação do curso de Educação Física, licenciatura, na modalidade a distância. In: Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte, 19., 2015, Vitória. Anais... Vitória: Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte, 2015.
MALANCHEN, Julia. As políticas de formação inicial a distância de professores no Brasil: democratização ou mistificação? Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Ciências da Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2007.
MANDELI, Aline de Souza. EAD e UAB: a consolidação da fábrica de professores em nível superior. In: EVANGELISTA, Olinda; SEKI, Allan Keji. Formação de professores no Brasil: leituras a contrapelo. Araraquara: Junqueira & Marin, p. 197-232, 2017.
NOZAKI, Hajime. Educação Física e reordenamento no mundo do trabalho: mediações da regulamentação da profissão. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2004.
PIMENTEL, Fernanda Cruvinel. Et al. Formação de professores de Educação Física a distância: a experiência da Universidade de Brasília. Motrivivência. Florianópolis, v.26, n.43, p.55-69, dez./2014.
PIMENTEL, Fernanda Cruvinel; MASCARENHAS, Fernando. O cenário dos cursos de licenciatura em Educação Física a distância no contexto do sistema Universidade Aberta do Brasil. In: Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte, 18., 2013, Brasília. Anais... Brasília: Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte, 2013.
PIMENTEL, Fernanda Cruvinel. Et al. Expansão do ensino superior e formação profissional em Educação Física: um mapeamento dos cursos na modalidade de educação a distância. Pensar a Prática. Goiânia, v.16, n.4, p.1187-1201, out./dez. 2013.
SOBRINHO, José Pereira Sousa. Formação de professores na sociedade do capital: uma análise crítica das diretrizes curriculares nacionais para os cursos superiores de educação física. Motrivivência, Florianópolis, ano XXIII, n. 36, p. 129-148, jun./2011.
A ETD - Educação Temática Digital utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.