Banner Portal
v. 21 n. 3 (2019): Luto é Verbo. Educação e Democracia
Luto é Verbo. Educação e Democracia

Foto da Capa: Mauro Guari

Editorial

546-548
Luto é verbo: educação e democracia
https://doi.org/10.20396/etd.v21i3.8655952
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v21i3.8655952

Dossiê

Silvio Gallo, Alexandre Filordi de Carvalho
549-567
Lutas democráticas contra o Urstaat: o que pode fazer a educação?
https://doi.org/10.20396/etd.v21i3.8654644
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v21i3.8654644
Daniela Auad, Janaína Guimarães da Fonseca e Silva, Camila dos Passos Roseno
568-586
Gênero na educação básica brasileira: a inconstitucionalidade de projetos proibitivos
https://doi.org/10.20396/etd.v21i3.8654669
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v21i3.8654669
Ana Carolina Reis Pereira, Áurea Marias Guimarães
587-606
Direitos humanos e justiça restaurativa nas escolas: entre decretos e a prática da cidadania no contexto da democracia brasileira
https://doi.org/10.20396/etd.v21i3.8654635
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v21i3.8654635
Viviane Klaus, Maria Alice Gouvêa Campesato
607-625
Economia, política e educação: a aula como um espaço menor de abertura ao mundo
https://doi.org/10.20396/etd.v21i3.8654689
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v21i3.8654689
Lucas Barbosa Pelissari
626-644
Ensino médio integrado e a luta dos trabalhadores: desafios das políticas públicas de educação profissional
https://doi.org/10.20396/etd.v21i3.8654615
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v21i3.8654615
Fabiane Freire França, Maria Luisa Furlan Costa, Renata Oliveira dos Santos
645-661
As novas tecnologias de informação e comunicação no contexto educacional das políticas públicas: possibilidades de luta e resistência
https://doi.org/10.20396/etd.v21i3.8654687
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v21i3.8654687

Artigos

Rafael Marques de Albuquerque, Caroline Kern
662-673
Reflexões sobre os jogos digitais sob a perspectiva da sociologia da infância
https://doi.org/10.20396/etd.v21i3.8649928
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v21i3.8649928
Paula Corrêa Henning
674-694
Verdades educacionais no Brasil e na Espanha: tensionamentos ambientais sob análise
https://doi.org/10.20396/etd.v21i1.8651555
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v21i1.8651555
Júlia Caroline de Araújo Almeida, Vanessa Regina de Oliveira Martins
695-717
Heterotopia pedagógica como lugar de aparição das singularidades surdas na educação
https://doi.org/10.20396/etd.v21i3.8652122
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v21i3.8652122
Cirlande Cabral da Silva, Hiléia Monteiro Maciel Cabral, Patrícia Macêdo de Castro
718-737
Investigando os obstáculos da aprendizagem de genética básica em alunos do ensino médio
https://doi.org/10.20396/etd.v21i3.8651972
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v21i3.8651972
Alexandro Henrique Paixão, Anderson Ricardo Trevisan
738-759
Cinema educativo em cena: Raymond Williams, análise fílmica e produção de um saber
https://doi.org/10.20396/etd.v21i3.8652292
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v21i3.8652292
Rafael Teixeira da Silva, Bruno Gawryszewski
760-781
A oferta da formação de professores em educação física na modalidade de educação a distância no Brasil
https://doi.org/10.20396/etd.v21i3.8652084
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v21i3.8652084
Débora Valletta, Marcus Basso
782-796
A ubiquidade dos games no ensino da matemática
https://doi.org/10.20396/etd.v21i3.8652109
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v21i3.8652109
Rodrigo Pelloso Gelamo, José Roberto Sanábria Alelúia, Álvaro Matheus Valim Rosa
797-817
O cuidado de si como experiência do pensamento : uma reflexão a partir de um espaço informal de educação
https://doi.org/10.20396/etd.v21i3.8652382
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v21i3.8652382

Relato de Experiência

Cícero da Silva
818-837
Práticas educativas no contexto da pedagogia da alternância: uma experiência formativa com educadores do campo
https://doi.org/10.20396/etd.v21i3.8652226
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v21i3.8652226