Banner Portal
O cuidado de si como experiência do pensamento
PDF

Palavras-chave

Cuidado de si
Biopolítica
Ensino de filosofia
Esclarecimento.

Como Citar

GELAMO, Rodrigo Pelloso; ALELÚIA, José Roberto Sanábria; ROSA, Álvaro Matheus Valim. O cuidado de si como experiência do pensamento : uma reflexão a partir de um espaço informal de educação. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 21, n. 3, p. 797–817, 2019. DOI: 10.20396/etd.v21i3.8652382. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8652382. Acesso em: 19 set. 2024.

Resumo

O presente artigo tem por objetivo refletir sobre as atividades teóricas e práticas elaboradas no projeto “Transmissão de conhecimento ou experiência no ensino da Filosofia: limites e possibilidades”. O projeto teve por objetivo articular saberes acadêmicos e cotidianos, a fim de satisfazer demandas e necessidades que contemplassem a realidade dos educadores, educandos e estagiários envolvidos no processo. Especificamente, o projeto almejava proporcionar experiências filosóficas, sem se amparar nas metodologias ou didáticas que justificassem a tradicional estrutura de transmissão de conteúdos. Partimos da concepção de que era possível romper com a lógica explicadora da figura do professor, que produz ensinamentos condicionados, justifica, portanto, nossa escolha por um espaço informal. Isso nos levou a fundamentar nossas vivências fora do espaço acadêmico nas noções de cuidado de si e do outro, de Michel Foucault, a presença e poética da transmissão, de Fernando Bárcena, e da lógica explicadora, de Jacques Rancière.

https://doi.org/10.20396/etd.v21i3.8652382
PDF

Referências

BÁRCENA, F. Pedagogía de la presencia. Voces para uma educacíon en la filiación del tiempo, Universidad Complutense de Madrid, p. 1-19, 2010

BENELLI, S. J; COSTA-ROSA, A. Para uma crítica da razão socioeducativa em entidades assistenciais. Estud. psicol. (Campinas). 2011, vol.28, n.4, pp. 539-563.

CHAUÍ, M. O que é ser educador hoje? Da arte à ciência: a morte do educador. In: BRANDÃO, C. R. (Org.) O educador: Vida e morte. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1982

DELEUZE, G. Diferença e repetição. Trad. Luiz Orlandi e Roberto Machado. Rio de Janeiro: Graal, 1988.

FOUCAULT, M. Tecnologías del yo. Barcelona: Paidós Ibérica, 1990.

FOUCAULT, M. Qu’est-ce que les lumières? In: FOUCAULT, M. Dits et écrits II: 1976- -1988. Org. Daniel Defert et François Edward. Paris: Gallimard, 1994.

FOUCAULT, M. A hermenêutica do sujeito. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

GELAMO, R. P. O ensino da filosofia no limiar da contemporaneidade: o que faz o filósofo quando seu ofício é ser professor de Filosofia? São Paulo: Cultura Acadêmica, 2009.

GUMBRECHT, H. Produção de presença.. Rio de Janeiro: Contraponto, 2010.

KANT, I. O que é o esclarecimento? In: Textos seletos. Trad. De Raimundo Vier. Petrópolis: vozes, 1985.

PAGNI, P. O cuidado de si em Foucault e as suas possibilidades na educação: algumas considerações. In: SOUZA, L. A. F.; SABATINE, T. T.; MAGALHÃES, B. R. (Orgs.) Michel Foucault: Sexualidade, corpo e direito. São Paulo: Cultura acadêmica, 2011.

PIRANDELLO, L. Um, nenhum e cem mil. São Paulo: Cosac Naify, 2015.

RANCIÈRE, J. O mestre ignorante: cinco lições sobre emancipação intelectual. Belo Horizonte: Autentica, 2002.

A ETD - Educação Temática Digital utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.