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O cuidado de si como experiência do pensamento
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Palavras-chave

Cuidado de si
Biopolítica
Ensino de filosofia
Esclarecimento.

Como Citar

GELAMO, Rodrigo Pelloso; ALELÚIA, José Roberto Sanábria; ROSA, Álvaro Matheus Valim. O cuidado de si como experiência do pensamento : uma reflexão a partir de um espaço informal de educação. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 21, n. 3, p. 797–817, 2019. DOI: 10.20396/etd.v21i3.8652382. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8652382. Acesso em: 17 jul. 2024.

Resumo

O presente artigo tem por objetivo refletir sobre as atividades teóricas e práticas elaboradas no projeto “Transmissão de conhecimento ou experiência no ensino da Filosofia: limites e possibilidades”. O projeto teve por objetivo articular saberes acadêmicos e cotidianos, a fim de satisfazer demandas e necessidades que contemplassem a realidade dos educadores, educandos e estagiários envolvidos no processo. Especificamente, o projeto almejava proporcionar experiências filosóficas, sem se amparar nas metodologias ou didáticas que justificassem a tradicional estrutura de transmissão de conteúdos. Partimos da concepção de que era possível romper com a lógica explicadora da figura do professor, que produz ensinamentos condicionados, justifica, portanto, nossa escolha por um espaço informal. Isso nos levou a fundamentar nossas vivências fora do espaço acadêmico nas noções de cuidado de si e do outro, de Michel Foucault, a presença e poética da transmissão, de Fernando Bárcena, e da lógica explicadora, de Jacques Rancière.

https://doi.org/10.20396/etd.v21i3.8652382
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Referências

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