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Heterotopia pedagógica como lugar de aparição das singularidades surdas na educação
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Palavras-chave

Educação de surdos
Heterotopia
Instrução em Libras.

Como Citar

ALMEIDA, Júlia Caroline de Araújo; MARTINS, Vanessa Regina de Oliveira. Heterotopia pedagógica como lugar de aparição das singularidades surdas na educação. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 21, n. 3, p. 695–717, 2019. DOI: 10.20396/etd.v21i3.8652122. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8652122. Acesso em: 7 dez. 2024.

Resumo

A partir do conceito de heterotopia cunhado por Michel Foucault e pela configuração de novos campos de saber na educação de pessoas surdas, com a emergência da perspectiva cultural, o presente artigo objetiva analisar práticas pedagógicas de professoras bilíngues atuantes em salas multisseriadas que tem a Libras (Língua Brasileira de Sinais) como língua de instrução, em escolas inclusivas, localizadas em dois municípios do estado de São Paulo. Justifica-se a pesquisa pelas novas configurações de perspectivas educacionais bilíngues para surdos, e ainda, pelas críticas dirigidas pelos surdos à proposta inclusiva, quando não se atenta às especificidades linguísticas e culturais desses sujeitos. Tratou-se de uma pesquisa qualitativa com propostas investigativas do cotidiano escolar. Optamos pela descrição e análise de uma cena de uma das salas multisseriadas bilíngue inclusiva de surdos investigada. As salas bilíngues mostraram-se como espaço de resistência surda a partir da ação militante de educadores bilíngues. O artigo, portanto, pretende contribuir com educadores que também atuam com alunos surdos, resistem constantemente e buscam ressignificar suas práticas considerando sempre as singularidades de seus alunos no processo educativo.

https://doi.org/10.20396/etd.v21i3.8652122
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Referências

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