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Lutas democráticas contra o Urstaat
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Palavras-chave

Democracia
Urstaat
Lutas democráticas
Educação.

Como Citar

GALLO, Silvio; CARVALHO, Alexandre Filordi de. Lutas democráticas contra o Urstaat: o que pode fazer a educação?. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 21, n. 3, p. 549–567, 2019. DOI: 10.20396/etd.v21i3.8654644. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8654644. Acesso em: 18 jun. 2024.

Resumo

A partir das pesquisas com o pensamento de Deleuze e de Guattari, o artigo centra-se na investigação do conceito de Urstaat para sustentar que as formas antidemocráticas atuais não passam de atualizações do próprio Urstaat. Ao desenvolver o que é o Urstaat e o seu avanço como arquétipo de um Estado primordial, apresentamos a hipótese de que a democracia é uma produção de relações subjetivas que necessariamente vão na direção contrária dos sensos e dos consensos do Estado. Para tanto, o artigo se vale do pensamento político de Rancière para defender o registro singular da democracia face a política universalista do Urstaat, já que se tratam dos lugares da multiplicidade e da máquina de guerra para se pensar as lutas democráticas contemporâneas. Ao cabo, trata-se de conceber a educação como experiência imprescindível e privilegiada de lutas democráticas antiurstáticas

https://doi.org/10.20396/etd.v21i3.8654644
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