Práticas educativas no contexto da pedagogia da alternância

uma experiência formativa com educadores do campo

Palavras-chave: Educação do campo, Formação de professores, Práticas pedagógicas, Alternância.

Resumo

Neste trabalho, apresentamos reflexões sobre o projeto “Práticas educativas no contexto da Pedagogia da Alternância”, vinculado ao curso de Licenciatura em Educação do Campo: Artes e Música, da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Campus de Tocantinópolis, desenvolvido na Escola Família Agrícola do Bico do Papagaio Padre Josimo (EFABIP), situada em Esperantina-TO. Essa ação objetivou proporcionar aos participantes uma formação com enfoque nas práticas didático-pedagógicas da Pedagogia da Alternância, execução de Instrumentos Pedagógicos da alternância, Educação do Campo, sustentabilidade, Arte e estética camponesa, e Mística. O curso foi dividido em dois módulos e totalizou 30 (trinta) horas, sendo os participantes: 10 (dez) professores e 04 (quatro) técnicos da EFABIP, 06 (seis) discentes da UFT e 04 (quatro) atores sociais da comunidade. A avaliação final respondida pelos participantes mostrou que a formação proporcionou a eles contribuições significativas relacionadas ao aperfeiçoamento de práticas educativas recorrentes no sistema educativo da alternância, além do curso ter sido um espaço importante para o diálogo entre escola e universidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cícero da Silva, Universidade Federal do Tocantins

Doutorado e Mestrado em Letras pela Universidade Federal do Tocantins. Professor Adjunto da Universidade Federal do Tocantins.

Referências

ARROYO, Miguel Gonzalez. A educação básica e o movimento social do campo. In: ARROYO, Miguel Gonzalez; CALDART, Roseli Salete; MOLINA, Mônica Castagna (Orgs.). Por uma Educação do Campo. 5. ed. Petrópolis: Vozes, 2011. p. 08-86.

DIAS SOBRINHO, José. Avaliação educativa: produção de sentidos com valor de formação. Avaliação, Campinas; Sorocaba, v. 13, n. 1, p. 193-207, mar. 2008.

ESTEVAM, Dimas de Oliveira. Casa familiar rural: a formação com base na pedagogia da alternância. Florianópolis: Insular, 2003. 128p.

GARCIA-MARIRRODRIGA, Roberto; PUIG-CALVÓ, Pedro. Formação em alternância e desenvolvimento local: o movimento educativo dos CEFFA no mundo. Belo Horizonte: O Lutador, 2010. 192p.

GASPARIN, João Luiz. Avaliação na perspectiva histórico-crítica. In: Anais do X Congresso Nacional de Educação - EDUCERE. Curitiba: PUC, 2011, p. 1973-1984.

GIMONET, Jean-Claude. Praticar e compreender a pedagogia da alternância dos CEFFAs. Petrópolis: Vozes; Paris: AIMFR, 2007. 167p.

MAGALHÃES, Solange M. O. transdisciplinaridade e seus reflexos na formação de professores. In: GUIMARÃES, Valter Soares (Org.). Formação e Profissionalização Docente. Goiânia: Ed. da PUC Goiás, 2009. p. 107-125.

MOLINA, Mônica Castagna; SÁ, Laís Mourão. A licenciatura em educação do campo da Universidade de Brasília: estratégias político-pedagógicas na formação de educadores do campo. In: MOLINA, Mônica Castagna; SÁ, Laís Mourão. (Orgs.). Registros e reflexões a partir das experiências-piloto (UFMG, UnB, UFBA e UFS). Belo Horizonte: Autêntica, 2011. p. 35-62.

QUEIROZ, João Batista Pereira de. Construção das Escolas Família Agrícolas no Brasil: ensino médio e educação profissional. 2004. 211f. Tese (Doutorado em Sociologia). Universidade de Brasília, Brasília, 2004.

RIBEIRO, Marlene. Pedagogia da alternância na educação rural/do campo: projetos em disputa. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.34, n.1, p. 27-45, jan./abr. 2008.

SILVA, Cícero da. Pedagogia da alternância: práticas de letramentos em uma Escola Família Agrícola brasileira. 2018. 232f. Tese (Doutorado em Letras: Ensino de Língua e Literatura). Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2018.

SILVA, Cícero da; GONÇALVES, Adair Vieira. A etnografia e suas contribuições para o desenvolvimento de uma pesquisa no contexto de ensino da Pedagogia da alternância. Trab. Ling. Aplic., Campinas, v. 57, n. 1, p. 551-578, 2018.

SILVA, Cícero da et al. Licenciatura em educação do campo com habilitação em artes e música: trajetória e desafios na Região do Bico do Papagaio, Brasil. Revista Triângulo, Uberaba, v. 10, n. 1, jan./jun., 2017.

SILVA, Cícero da; ANDRADE, Karylleila dos Santos; MOREIRA, Flavio. A retextualização no gênero Caderno da Realidade na Pedagogia da Alternância. Acta Scientiarum. Language and Culture, Maringá, v. 37, n. 4, p. 359-369, out.-dez., 2015.

SILVA, Cícero da; MOREIRA, Flavio. Caderno da realidade enquanto gênero discursivo: conceituação, constituição e práticas sociais. In Anais do 6º Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais. Natal: UFRN, 2011, p. 1-15. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/315380275_Caderno_da_Realidade_enquanto_genero_discursivo_conceituacao_constituicao_e_praticas_sociais Acesso em: 03 fev. 2018.

Publicado
2019-06-26
Como Citar
Silva, C. da. (2019). Práticas educativas no contexto da pedagogia da alternância. ETD - Educação Temática Digital, 21(3), 818-837. https://doi.org/10.20396/etd.v21i3.8652226
Seção
Relato de Experiência