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Economia, política e educação
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Palavras-chave

Educação
Economia
Política
Democracia
Aula.

Como Citar

KLAUS, Viviane; CAMPESATO, Maria Alice Gouvêa. Economia, política e educação: a aula como um espaço menor de abertura ao mundo. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 21, n. 3, p. 607–625, 2019. DOI: 10.20396/etd.v21i3.8654689. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8654689. Acesso em: 5 out. 2024.

Resumo

A partir de uma breve contextualização do cenário político contemporâneo, que experimenta crescentes movimentos de cunho conservador, este ensaio teórico busca discutir a política em suas diferentes dimensões, indo além da razão de Estado e das funções de Governo em suas articulações com a Educação. Para tal, realiza uma contextualização histórica do par economia e política, apoiando-se principalmente no pensamento de Arendt, em duas de suas obras: “A condição humana” (2008) e “O que é política” (2007). O ensaio ainda aborda as relações entre economia, política e formas de governamento da população – chave importante de análise da sociedade contemporânea e dos desafios que se colocam ao campo educacional. Por fim, a partir do conceito de “menor”, de Deleuze e Guattari, reflete-se sobre a aula como possibilidade de abertura ao mundo, como um espaço democrático, político, de acolhimento às novas gerações e de produção de novas formas de existência.

https://doi.org/10.20396/etd.v21i3.8654689
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