Mal-estar na escola

o discurso dos professores diante dos imperativos educativos contemporâneos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20396/etd.v21i2.8653274

Palavras-chave:

Psicanálise, Educação, Mal-estar, Professores, Ideais.

Resumo

O presente artigo é oriundo de uma pesquisa em psicanálise e educação realizada no ambulatório infantojuvenil do Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IPUB-UFRJ), através de uma parceria entre a Faculdade de Educação da UFRJ e a Faculdade de Educação  da UFF.  Parte da constatação que as condições sociais que sustentam o laço educativo e a transmissão têm sofrido grandes transformações nas últimas décadas. Tece uma reflexão a cerca do cenário contemporâneo sobretudo à luz dos trabalhos sobre mal-estar docente em psicanálise e educação no contexto brasileiro.  Visa mapear o mal-estar na escolarização de crianças e adolescentes, mais especificamente a partir do discurso de educadores.  Encontra nos ideais de aluno e de educação aspectos importantes para a análise do mal-estar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciana Gageiro Coutinho, Universidade Federal Fluminense

Doutora em Psicologia - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Docente da Faculdade de Educação - Universidade Federal Fluminense.

Referências

AGUIAR, Rosana Márcia; ALMEIDA, Sandra Francesca Conte. Professores sob pressão: sofrimento e mal-estar na educação. In: COLÓQUIO DO LEPSI, 6., São Paulo, 2006. Psicanálise, educação e transmissão... São Paulo: USP, 2006. Disponível em: http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_issuetoc&pid=00000000320070001&lng=pt&nrm=isso

BOAVENTURA JR., Márcio; PAULINO, Bárbara Oliveira; PEREIRA, Marcelo Ricardo. O discurso da competência como fator de desautorização docente. In: COLÓQUIO DO LEPSI, 7., São Paulo, 2008. Formação de profissionais e a criança-sujeito... São Paulo: USP, 2008. Disponível em: http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_issuetoc&pid=00000000320080001&lng=pt&nrm=isso

CARNEIRO, Cristiana; COUTINHO, Luciana Gageiro. Pesquisa-intervenção, subjetivação e construção de saber. In: COSTA, Ana Nicolacci e ROMÃO-DIAS, Daniela. Qualidade faz diferença: métodos qualitativos para a pesquisa em psicologia e áreas afins. Rio de Janeiro: Loyola/PUC-Rio, 2013. 226 p. ISBN: 978-85-8006-087-4.

CARNEIRO, Cristiana; COUTINHO, Luciana Gageiro. Infância e adolescência: como chegam as queixas escolares à saúde mental? Educar em Revista, v. 56, p. 181-192, 2015.

CASTRO, Lúcia Rabello; BESSET, Vera. Pesquisa-intervenção na infância e juventude. Rio de Janeiro: Nau, 2008. 661 p. ISBN: 978-85-85936-68-6.

CORTIZO, Telma Lima. Autoridade docente inscrita na contemporaneidade: implicações no ato pedagógico. In: COLÓQUIO INTERNACIONAL DO LEPSI, 10., São Paulo, 2014. Crianças públicas, adultos privados... São Paulo: USP, 2014. Disponível em: http://www3.fe.usp.br/secoes/inst/novo/eventos/detalhado.asp?num=1875&cond=12&some=1

FALCÃO, Rafaela Oliveira; LIMA, Maria Celina Peixoto. Psicanálise e formação de professores: da impotência ao impossível da educação. In: COLÓQUIO INTERNACIONAL DO LEPSI, 10., São Paulo, 2014. Crianças públicas, adultos privados... São Paulo: USP, 2014. Disponível em: http://www3.fe.usp.br/secoes/inst/novo/eventos/detalhado.asp?num=1875&cond=12&some=1

FERREIRA, Mônica Baldiotti Campolina; PEREIRA, Marcelo Ricardo. O mal-estar docente na educação infantil. In: COLÓQUIO INTERNACIONAL DO LEPSI, 9., São Paulo, 2012. Retratos do mal-estar contemporâneo, São Paulo: USP, 2012. Disponível em: http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?pid=MSC0000000032012000100012&script=sci_arttext

FONTES, Ana Maria Moraes; PAIVA, Amanda Aparecida; AZEVEDO, Bianca Wandepol; DEVEZA, Clarice Medeiro; PEREIRA, Isabela Alves. Este “estranho” mal-estar. In: COLÓQUIO INTERNACIONAL DO LEPSI, 10., São Paulo, 2014. Crianças públicas, adultos privados... São Paulo: USP, 2014. Disponível em: http://www3.fe.usp.br/secoes/inst/novo/eventos/detalhado.asp?num=1875&cond=12&some=1

FREUD, Sigmund. O mal-estar na civilização (1930). In: Edição standard brasileira das obras completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, 1996. v. XXI.

GUTIERRA, Beatriz Cauduro. Adolescência, psicanálise e educação: o mestre “possível” de adolescentes. São Paulo: Avercamp, 2003. 148 p. ISBN: 978-85-89311-10-6.

LEMOV, Doug. Aula nota 10: 49 técnicas para ser um professor campeão de audiência. 4. ed. Porto Alegre: Penso, 2016. 330 p. ISBN: 978-85-8429-092-5.

OLIVEIRA, Jezabel Gontijo Machado e ALMEIDA, Inês Maria Marques. Educação: entre o ideal de conduzir e controlar − um mal-estar nas relações pedagógicas. In: COLÓQUIO INTERNACIONAL DO LEPSI, 9., São Paulo, 2012. Retratos do mal-estar contemporâneo, São Paulo: USP, 2012. Disponível em: http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?pid=MSC0000000032012000100016&script=sci_arttext

PEREIRA, Marcelo. Ricardo. O avesso do modelo: bons professores e a psicanálise. Petrópolis: Vozes, 2003. 182 p. ISBN: 85-326-2868-0.

PEREIRA, Marcelo. Ricardo. A impostura do mestre. Belo Horizonte: Fino Traço, 2008. 213 p. ISBN: 978-85-9888-543-8.

PEREIRA, Marcelo Ricardo. O nome atual do mal-estar docente. Belo Horizonte: Fino Traço, 2016. 241 p. ISBN: 978-85-8054-299-8.

POMPEU, Maria Lígia; ARCHANGELO, Ana. Medos no âmbito educacional. In: VIII Colóquio internacional do LEPSI, 2010, São Paulo. COLÓQUIO INTERNACIONAL DO LEPSI, 8., São Paulo, 2010. Retratos do mal-estar contemporâneo, São Paulo: USP, 2010. Disponível em: http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_issuetoc&pid=00000000320100001&lng=en&nrm=isso

REZENDE, Tânia Maria Campos. Da criança-problema à criança como enigma. In: IX Colóquio internacional do LEPSI, 2012, São Paulo. COLÓQUIO INTERNACIONAL DO LEPSI, 9., São Paulo, 2012. Retratos do mal-estar contemporâneo, São Paulo: USP, 2012. Disponível em: http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?pid=MSC0000000032012000100016&script=sci_arttext

VOLTOLINI, Rinaldo. Do contrato pedagógico ao ato analítico: contribuições à discussão da questão do mal-estar na educação. Estilos da Clínica. São Paulo, v. 6, n. 10, p. 101-111, 2001. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-71282001000100009&lng=pt&nrm=iso . Acesso em: 27 ago. 2018.

VOLTOLINI, Rinaldo. O discurso do capitalista, a psicanálise e a educação. In: LEITE, Nina Virgínia de Araújo; AIRES, Suely; VERAS, Viviane (Org.). Linguagem e gozo. Campinas: Mercado de Letras, 2007. p. 197-212.

YIN, Robert. Estudo de caso: planejamento e métodos. Porto Alegre: Bookman, 2005. 290 p. ISBN 978-85-8260-231-7.

ZELMANOVICH, Perla. A equação família-escola: entre o reenvio da importância e a dialética alienação e separação. In: Voltolini, R. (Org.). Retratos do mal-estar contemporâneo na educação. São Paulo: Escuta/Fapesp, 2014. 236 p. ISBN: 978-85-7137-346-4.

Downloads

Publicado

2019-04-30

Como Citar

COUTINHO, L. G. Mal-estar na escola: o discurso dos professores diante dos imperativos educativos contemporâneos. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 21, n. 2, p. 348–362, 2019. DOI: 10.20396/etd.v21i2.8653274. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8653274. Acesso em: 19 jan. 2022.