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Spencer Tunick
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Palavras-chave

Spencer Tunick
Fotografia
Arte Contemporânea

Como Citar

LEITE, Amanda Maurício Pereira. Spencer Tunick: fotografia, arte contemporânea e apostas educativas. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 21, n. 4, p. 908–925, 2019. DOI: 10.20396/etd.v21i4.8654813. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8654813. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

O texto apresenta a produção fotográfica de Spencer Tunick, fotógrafo estadunidense. Sugere reflexões sobre Fotografia, Arte Contemporânea e Educação nas interfaces com obras de Roland Barhtes (A Câmara Clara, 1984) e Jacques Rancière (O espectador emancipado, 2012). As imagens estabelecem jogos entre as coisas expostas e o olhar do espectador. A carne humana é alinhada, colocada em pose e modelada a partir de uma visão – a do fotógrafo. Estamos diante de imagens provocantes. Entre proximidades e distanciamentos feitos pelo espectador, existem oposições e equivalências. Ao tomar a fotografia como arte e como aposta educativa estamos suscetíveis ao artificial, ao fabricado, a eventualidade, ao impreciso, ao hipotético; ao improvável. Quiçá estejamos também diante apostas educativas mais experimentais, que se concentrem em ver e pensar a fotografia por vias mais livres e menos escolarizantes.

 

https://doi.org/10.20396/etd.v21i4.8654813
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Referências

BARTHES, Roland. A câmara clara: nota sobre a fotografia. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.

FABRIS, Annateresa. O desafio do olhar: fotografia e artes visuais no período das vanguardas históricas, v.1. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2011.

RANCIÈRE, Jacques. O espectador emancipado. São Paulo: Martins Fontes, 2012-2013.

ROUILLÈ, André. A fotografia: entre documento e arte contemporânea. Tradução Costancia Egrejas. São Paulo, SP: Senac São Paulo, 2009.

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