Editorial

formação de professores, educação e psicanálise

Palavras-chave: Psicanálise, Educação, Editorial.

Resumo

A presente edição da ETD traz o dossiê “Psicanálise, educação e formação de professores” como mais uma contribuição à reflexão sobre a inquietante tarefa de educar. Freud ([1919]1964b), precisamente um século atrás, remeteu o inquietante ao que nos é absolutamente familiar, evidenciando que ele é constitutivo e está entranhado em nós, embora espraiado na externalidade como o estranho fora de nós. Luz e sombra, portanto, alternam-se, confundem-se, criam formas que se apresentam a nossos olhos para reconhecimento e decifração, como na imagem proposta em nossa capa e nos artigos do dossiê.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Archangelo, Universidade Estadual de Campinas

Doutora em Educação - Universidade Estadual de Campinas. Professora de Psicologia Educacional - Faculdade de Educação - Universidade Estadual de Campinas.

Regina Maria de Souza, Universidade Estadual de Campinas

Doutora em Linguística - Universidade Estadual de Campinas. Docente da Faculdade de Educação - Universidade Estadual de Campinas.

Referências

BION, W. R. Two papers: The Grid and Caesura. Rio de Janeiro: Imago, 1977.

FOUCAULT, M. História da sexualidade. Rio de Janeiro: Graal, 1988. v. 2.

FREUD, S. An infantile neurosis [1914]. In: FREUD, S. The Standard Edition of the Complete Psychological Works of Sigmund Freud: An infantile neurosis and other works (v. XVII [1917-1919]). London: Hogarth Press; Institute of Psycho-analysis, 1964a.

FREUD, S. The ‘Uncanny’ [1919]. In: FREUD, S. The Standard Edition of the Complete Psychological Works of Sigmund Freud: An infantile neurosis and other works (v. XVII [1917-1919]). London: Hogarth Press; Institute of Psycho-analysis, 1964b.

FREUD, S.; ANDREAS-SALOMÉ, L. Correspondência completa Freud/Lou Andreas-Salomé. Rio de Janeiro: Imago, 1975.

GARDINER, M. My recollections of Sigmund Freud. In: GARDINER, M. The Wolf-Man and Sigmund Freud. London: Hogarth Press, 1973. p. 135-152.

Publicado
2019-04-30
Como Citar
Archangelo, A., & Souza, R. M. de. (2019). Editorial. ETD - Educação Temática Digital, 21(2), 285-287. https://doi.org/10.20396/etd.v21i2.8655213