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Escala de avaliação da qualidade de cursos de licenciatura a distância
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Palavras-chave

Licenciaturas
Qualidde na EaD
Escala de atitude
Avaliação

Como Citar

GARCIA, Marta Fernandes; SILVA, Dirceu da. Escala de avaliação da qualidade de cursos de licenciatura a distância. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 22, n. 4, p. 969–989, 2020. DOI: 10.20396/etd.v22i4.8655550. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8655550. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

O artigo apresenta o processo de construção e validação de uma escala para avaliação da percepção da qualidade de cursos de licenciatura na modalidade a distância. Para tanto, quatro procedimentos foram empregados: (1) revisão da literatura; (2) validação teórica ou de face; (3) validação semântica e (4) validação estatística, através da Modelagem de Equações Estruturais (MEE), com geração de um constructo de segunda ordem (Qualidade), usando-se o software SmartPLS 2.0. A escala do tipo Likert foi estruturada a partir da solicitação de atribuição de uma nota entre zero e dez e disponibilizada em uma plataforma online. A validação da Escala de Avaliação de Cursos de Licenciatura a Distância (EALDIS) contou com uma amostra de 1.060 estudantes de diferentes cursos de licenciatura a distância do Brasil. A versão final foi validada com 83 itens e 8 constructos. Os testes de confiabilidade dos dados, validade discriminante e preditiva, indicador de coeficientes de caminho e tamanho do efeito apresentaram indicadores de validação muito adequados. Desta forma, a escala apresentada se constitui num instrumento de pesquisa confiável, podendo contribuir para a avaliação de cursos de formação de professores em nível superior na modalidade a distância.

https://doi.org/10.20396/etd.v22i4.8655550
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