"Ver o que temos diante do nariz exige uma luta constante"

a pós-verdade como desafio à educação na era digital

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20396/etd.v23i1.8656236

Palavras-chave:

Pós verdade, Cultura digital, Educação, Comunicação

Resumo

Este ensaio tem como objetivo discutir as interfaces entre pós-verdade e cultura digital, refletindo sobre algumas das implicações formativas advindas desse vínculo. Por intermédio desse esforço foi possível vislumbrar a complexidade do fenômeno, que se dilui pelas esferas da política, economia, psicologia, comunicação e epistemologia. Dentre os atores inseridos neste território, destacam-se as fake news, a pós-modernidade, o negacionismo científico, a propaganda, os filtros-bolha, o capitalismo de vigilância e os vieses cognitivos. Por fim, constata-se que os principais desafios educacionais nesse cenário convergem para a reconstituição e o fortalecimento da prática cidadã alinhada aos princípios republicanos e democráticos.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gilson Cruz Junior, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professor adjunto do Instituto de Ciências da Educação da Universidade Federal do Oeste do Pará (ICED/UFOPA).

Referências

ABBAGNANO, N. Dicionário de filosofia. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

BUCKINGHAM, D. Precisamos Realmente de uma educação para os meios? Comunicação & Educação, São Paulo, ano XVII, n. 2, jun./dez., p. 41-60, 2012.

FORD, D. R. Politics and pedagogy in the post-truth era: insurgent philosophy and práxis. London: Bloomsbury, 2018.

LEVY, P. A esfera pública do século XXI. In: DI FELICE, Mássimo; PEREIRA, Eliete; ROZA, Erick. Net-ativismo: redes digitais e novas práticas de participação. Campinas, SP: Papirus, 2017.

D’ANCONA, M. Pós-verdade: a nova guerra contra os fatos em tempos de fake news. Barueri: Faro, 2018.

FALLIS, D. What is disinformation? Library Trends, v. 63, n. 3, 2015.

KAKUTANI, M. A morte da verdade: notas sobre a mentira na era Trump. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2018.

KARASEK, F. S. O conceito de pós-modernidade em Lyotard e a possibilidade da influência nietzschiana. Famecos, Porto Alegre, n. 23, p. 79-86, 2010.

LYOTARD, J. F. O pós-moderno. Rio de Janeiro: José Olímpio, 1988.

MCINTYRE, L. Post-truth. Massachusetts: MIT Press, 2018.

MOROZOV, E. Big tech: a ascensão dos dados e a morte da política. São Paulo: Ubu Editora, 2018.

PARISER, E. O filtro invisível: o que a internet está escondendo de você. Rio de Janeiro: Zahar, 2012.

PLATÃO. A República. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2001.

STANLEY, J. How propaganda works. New Jersey: Princeton Press, 2015.

ZUBOFF, S. The age of surveillance capitalism: the fight for a human future at the new frontier of power. New York: Publicaffairs, 2019.

Downloads

Publicado

2021-02-17

Como Citar

CRUZ JUNIOR, G. "Ver o que temos diante do nariz exige uma luta constante": a pós-verdade como desafio à educação na era digital. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 23, n. 1, p. 273–290, 2021. DOI: 10.20396/etd.v23i1.8656236. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8656236. Acesso em: 25 out. 2021.