Resumo
Este ensaio tem como objetivo discutir as interfaces entre pós-verdade e cultura digital, refletindo sobre algumas das implicações formativas advindas desse vínculo. Por intermédio desse esforço foi possível vislumbrar a complexidade do fenômeno, que se dilui pelas esferas da política, economia, psicologia, comunicação e epistemologia. Dentre os atores inseridos neste território, destacam-se as fake news, a pós-modernidade, o negacionismo científico, a propaganda, os filtros-bolha, o capitalismo de vigilância e os vieses cognitivos. Por fim, constata-se que os principais desafios educacionais nesse cenário convergem para a reconstituição e o fortalecimento da prática cidadã alinhada aos princípios republicanos e democráticos.
Referências
ABBAGNANO, N. Dicionário de filosofia. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
BUCKINGHAM, D. Precisamos Realmente de uma educação para os meios? Comunicação & Educação, São Paulo, ano XVII, n. 2, jun./dez., p. 41-60, 2012.
FORD, D. R. Politics and pedagogy in the post-truth era: insurgent philosophy and práxis. London: Bloomsbury, 2018.
LEVY, P. A esfera pública do século XXI. In: DI FELICE, Mássimo; PEREIRA, Eliete; ROZA, Erick. Net-ativismo: redes digitais e novas práticas de participação. Campinas, SP: Papirus, 2017.
D’ANCONA, M. Pós-verdade: a nova guerra contra os fatos em tempos de fake news. Barueri: Faro, 2018.
FALLIS, D. What is disinformation? Library Trends, v. 63, n. 3, 2015.
KAKUTANI, M. A morte da verdade: notas sobre a mentira na era Trump. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2018.
KARASEK, F. S. O conceito de pós-modernidade em Lyotard e a possibilidade da influência nietzschiana. Famecos, Porto Alegre, n. 23, p. 79-86, 2010.
LYOTARD, J. F. O pós-moderno. Rio de Janeiro: José Olímpio, 1988.
MCINTYRE, L. Post-truth. Massachusetts: MIT Press, 2018.
MOROZOV, E. Big tech: a ascensão dos dados e a morte da política. São Paulo: Ubu Editora, 2018.
PARISER, E. O filtro invisível: o que a internet está escondendo de você. Rio de Janeiro: Zahar, 2012.
PLATÃO. A República. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2001.
STANLEY, J. How propaganda works. New Jersey: Princeton Press, 2015.
ZUBOFF, S. The age of surveillance capitalism: the fight for a human future at the new frontier of power. New York: Publicaffairs, 2019.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Copyright (c) 2021 ETD - Educação Temática Digital