Banner Portal
v. 23 n. 1 (2021): Educação, recomeços: o novo sempre vem
Educação, recomeços: o novo sempre vem

Foto de capa: Mauro Guari

Editorial

1
Educação, recomeços: o novo sempre vem
https://doi.org/10.20396/etd.v23i1.8664305
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v23i1.8664305

Artigos

Sanval Ebert de Freitas Santos, Eduardo Manuel de Freitas Jorge, Ingrid Winkler
2-19
Inteligência artificial e virtualização em ambientes virtuais de ensino e aprendizagem: desafios e perspectivas tecnológicas
https://doi.org/10.20396/etd.v23i1.8656150
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v23i1.8656150
Werbert Augusto Coutinho, Veronica Eloi de Almeida, Alessandro Jatobá
20-43
Aplicativos móveis: uso e possibilidades para o ensino da matemática na EJA
https://doi.org/10.20396/etd.v23i1.8656231
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v23i1.8656231
Mônica Cristina Garbin, Édison Trombeta de Oliveira
44-63
Tecnologias, múltiplas linguagens e práticas pedagógicas na formação superior a distância
https://doi.org/10.20396/etd.v23i1.8656122
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v23i1.8656122
Daiani Damm Tonetto Riedner, Magda Pischetola
64-81
A inovação das práticas pedagógicas com uso de tecnologias digitais no ensino superior: um estudo no âmbito da formação inicial de professores
https://doi.org/10.20396/etd.v23i1.8655732
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v23i1.8655732
Fernanda Cruvinel Pimentel, Raquel de Almeida Moraes
82-97
As tendências ideológicas dos cursos de licenciatura em educação física na modalidade a distância
https://doi.org/10.20396/etd.v23i1.8656308
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v23i1.8656308
Mônica Zewe Uriarte, Ana Carolina Sampaio Zdradek
117-134
Mediação cultural: construção de sentidos ético-estéticos na educação não-formal
https://doi.org/10.20396/etd.v23i1.8655678
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v23i1.8655678
Julio Cesar Bresolin Marinho, João Alberto da Silva
135-156
As práticas sexuais e o cuidado com a saúde pelos olhares de adolescentes cabo-verdianos e brasileiros
https://doi.org/10.20396/etd.v23i1.8656657
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v23i1.8656657
Ângela Cogo Fronckowiak, Maria Carmen Silveira Barbosa
157-176
Educar para ler desde a infância: o valor poético da vocalidade e da imaginação
https://doi.org/10.20396/etd.v23i1.8656086
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v23i1.8656086
Paula Fontana Fonseca, Rinaldo Voltolini
177-191
Educação infantil e a práxis psicanalítica: o risco da predição
https://doi.org/10.20396/etd.v23i1.8656399
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v23i1.8656399
Francisco Vieira de Oliveira, Joaquim Gonçalves Barbosa
192-211
Corpo e ciência do conhecimento disciplinar à visão plural
https://doi.org/10.20396/etd.v23i1.8655904
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v23i1.8655904
Kleyne Cristina Dornelas de Souza, Maria Clarisse Vieira
212-230
Narrativas e direitos humanos: da (in)visibilidade das ruas para o empoderamento na educação de jovens e adultos
https://doi.org/10.20396/etd.v23i1.8656630
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v23i1.8656630
Juciara Guimarães Carvalho, Jackeline Rodrigues Mendes
231-249
Uma tessitura sobre as relações temporais e espaciais em práticas culturais (escolares) que reverberam efeitos no currículo
https://doi.org/10.20396/etd.v23i1.8657043
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v23i1.8657043

Relato de Experiência

Maria Elizabeth Barros de Barros, Helder Pordeus Muniz
250-272
Formação de trabalhadores da educação: pressupostos ético-epistemológicos
https://doi.org/10.20396/etd.v23i1.8655669
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v23i1.8655669

Ensaio

Gilson Cruz Junior
273-290
"Ver o que temos diante do nariz exige uma luta constante": a pós-verdade como desafio à educação na era digital
https://doi.org/10.20396/etd.v23i1.8656236
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v23i1.8656236