Educação, recomeços

o novo sempre vem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20396/etd.v23i1.8664305

Palavras-chave:

Educação - Editorial

Resumo

Durante o ano de 2020, excepcional em diversos sentidos, a Revista ETD – Educação Temática Digital publicou, em seus quatro números, três dossiês e um volume com originais recebidos em demanda contínua, num total de 63 textos divididos da seguinte maneira: 23 textos temáticos (dossiês); 25 artigos; 3 relatos de experiência, 2 entrevistas, 2 relatos de pesquisa e 1 resenha, além de 3 textos de apresentação (dossiês) e 4 editoriais. A partir da valiosa contribuição de pesquisadoras e pesquisadores brasileiras/os e estrangeiras/os, publicamos em proporção quase equivalente manuscritos nas três línguas oficiais do periódico: português, inglês e espanhol. Somos gratas/os às autoras e aos autores por escolherem a ETD como meio de circulação de suas pesquisas, bem como agradecemos o trabalho valioso e imprescindível das/dos pareceristas que contribuíram na avaliação de originais durante todo o ano.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antonio Carlos Dias Júnior, Universidade Estadual de Campinas

Doutorado em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Pós-Doutor em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Estágio Doutoral na EHESS - Paris. Professor do Departamento de Ciências Sociais na Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

Referências

ANTOS, S. E. de F.; JORGE, E. M. de F.; WINKLER, I. Inteligência artificial e virtualização em ambientes virtuais de ensino e aprendizagem: desafios e perspectivas tecnológicas. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 23, n. 1, p. 2–19, 2021. DOI: 10.20396/etd.v23i1.8656150. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8656150. Acesso em: 25 fev. 2021.

BARROS, M. E. B. de .; MUNIZ, H. P. Formação de trabalhadores da educação: pressupostos ético-epistemológicos. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 23, n. 1, p. 250–272, 2021. DOI: 10.20396/etd.v23i1.8655669. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8655669. Acesso em: 25 fev. 2021.

BRAZOROTTO, C. M.; VENCO, S. B. A educação profissional no Brasil: história e política dos Institutos Federais. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 23, n. 1, p. 98–116, 2021. DOI: 10.20396/etd.v23i1.8656863. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8656863. Acesso em: 25 fev. 2021.

CARVALHO, J. G.; MENDES, J. R. Uma tessitura sobre as relações temporais e espaciais em práticas culturais (escolares) que reverberam efeitos no currículo. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 23, n. 1, p. 231–249, 2021. DOI: 10.20396/etd.v23i1.8657043. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8657043. Acesso em: 25 fev. 2021.

COUTINHO, W. A.; ALMEIDA, V. E. de; JATOBÁ, A. . Aplicativos móveis: uso e possibilidades para o ensino da matemática na EJA. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 23, n. 1, p. 20–43, 2021. DOI: 10.20396/etd.v23i1.8656231. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8656231. Acesso em: 25 fev. 2021.

CRUZ JUNIOR, G. "Ver o que temos diante do nariz exige uma luta constante" : a pós-verdade como desafio à educação na era digital. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 23, n. 1, p. 273–290, 2021. DOI: 10.20396/etd.v23i1.8656236. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8656236. Acesso em: 25 fev. 2021.

FONSECA, P. F.; VOLTOLINI, R. . Educação infantil e a práxis psicanalítica: o risco da predição . ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 23, n. 1, p. 177–191, 2021. DOI: 10.20396/etd.v23i1.8656399. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8656399. Acesso em: 25 fev. 2021.

FRONCKOWIAK, Ângela C.; BARBOSA, M. C. S. Educar para ler desde a infância: o valor poético da vocalidade e da imaginação. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 23, n. 1, p. 157–176, 2021. DOI: 10.20396/etd.v23i1.8656086. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8656086. Acesso em: 25 fev. 2021.

GARBIN, M. C.; OLIVEIRA, Édison T. de. Tecnologias, múltiplas linguagens e práticas pedagógicas na formação superior a distância. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 23, n. 1, p. 44–63, 2021. DOI: 10.20396/etd.v23i1.8656122. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8656122. Acesso em: 25 fev. 2021.

MARINHO, J. C. B.; SILVA, J. A. da. As práticas sexuais e o cuidado com a saúde pelos olhares de adolescentes cabo-verdianos e brasileiros. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 23, n. 1, p. 135–156, 2021. DOI: 10.20396/etd.v23i1.8656657. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8656657. Acesso em: 25 fev. 2021.

OLIVEIRA, F. V. de; BARBOSA , J. G. . Corpo e ciência do conhecimento disciplinar à visão plural. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 23, n. 1, p. 192–211, 2021. DOI: 10.20396/etd.v23i1.8655904. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8655904. Acesso em: 25 fev. 2021.

PIMENTEL, F. C.; MORAES, R. de A. As tendências ideológicas dos cursos de licenciatura em educação física na modalidade a distância. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 23, n. 1, p. 82–97, 2021. DOI: 10.20396/etd.v23i1.8656308. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8656308. Acesso em: 25 fev. 2021.

RIEDNER, D. D. T.; PISCHETOLA, M. . A inovação das práticas pedagógicas com uso de tecnologias digitais no ensino superior: um estudo no âmbito da formação inicial de professores. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 23, n. 1, p. 64–81, 2021. DOI: 10.20396/etd.v23i1.8655732. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8655732. Acesso em: 25 fev. 2021.

SOUZA, K. C. D. de; VIEIRA, M. C. Narrativas e direitos humanos: da (in)visibilidade das ruas para o empoderamento na educação de jovens e adultos. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 23, n. 1, p. 212–230, 2021. DOI: 10.20396/etd.v23i1.8656630. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8656630. Acesso em: 25 fev. 2021.

URIARTE, M. Z.; ZDRADEK, A. C. S. Mediação cultural: construção de sentidos ético-estéticos na educação não-formal. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 23, n. 1, p. 117–134, 2021. DOI: 10.20396/etd.v23i1.8655678. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8655678. Acesso em: 25 fev. 2021.

Downloads

Publicado

2021-02-17

Como Citar

DIAS JÚNIOR, A. C. Educação, recomeços: o novo sempre vem. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 23, n. 1, p. 1, 2021. DOI: 10.20396/etd.v23i1.8664305. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8664305. Acesso em: 28 out. 2021.