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Narrativas e direitos humanos
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Palavras-chave

Educação de jovens e adultos
Pessoas em situação de rua
Direitos humanos
Narrativas

Como Citar

SOUZA, Kleyne Cristina Dornelas de; VIEIRA, Maria Clarisse. Narrativas e direitos humanos: da (in)visibilidade das ruas para o empoderamento na educação de jovens e adultos. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 23, n. 1, p. 212–230, 2021. DOI: 10.20396/etd.v23i1.8656630. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8656630. Acesso em: 24 abr. 2024.

Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar a Educação de Jovens e Adultos (EJA) como uma possibilidade das pessoas em situação de rua exercerem o direito à educação, recuperando o protagonismo e autonomia a partir de suas narrativas. Para tanto, utiliza metodologicamente a pesquisa exploratória, bibliográfica e algumas narrativas constituídas na pesquisa empírica com educandos da EJA em situação de rua. O estudo dialoga com autores que discutem os direitos humanos e o mundo do trabalho por compreender a necessidade de diálogos e ações cada vez mais estreitos entre educação de jovens e adultos, trabalho e direitos humanos. O artigo aponta a importância de uma educação de jovens e adultos que não fragmente os saberes e os sujeitos, mas que desenvolva nesses educandos capacidade de reflexão e ação diante da violação de direitos, fomentando o processo formativo e a produção do conhecimento em/para a educação em direitos humanos. No processo da narrativa, a memória se faz presente associando as vivências individuais e coletivas, que também constitui esses sujeitos, trazendo à tona a memória do grupo social a qual pertencem.

https://doi.org/10.20396/etd.v23i1.8656630
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