Resumo
Dentre as tecnologias que a transformação digital apresenta, a Inteligência Artificial (IA) e a Virtualização estão entre as que mais impactam as relações sociais e de produção em diversas áreas, tais como finanças, varejo, mobilidade, saúde e educação. Nesta última se destacam os ambientes virtuais que são utilizados como ferramenta didática nas relações de ensino e aprendizagem. Este artigo tem o objetivo de discutir as técnicas de inteligência artificial e virtualização incorporadas em Ambientes Virtuais de Ensino e Aprendizagem (AVEAs) a partir da descrição do surgimento da ferramenta, seguindo pela evolução frente aos desafios e perspectivas tecnológicas de ensino na educação online, seja na modalidade presencial, semipresencial ou à distância. Para tanto, será apresentado uma linha de evolução estruturada a partir de uma pesquisa bibliográfica de natureza descritiva, fundamentada por artigos científicos que discutem a temática e relaciona os aspectos didáticos e tecnológicos enfatizando a concepção, aplicação e desafios da arte de ensinar através de ciberespaços como os ambientes virtuais. Por fim se conceitua e discute as técnicas de inteligência artificial e virtualização, bem como sua incorporação em ambientes virtuais e relevância no processo de inovação das relações de ensino e aprendizagem.
Referências
ARAÚJO, Ulisses Ferreira. A quarta revolução educacional: a mudança de tempos, espaços e relações na escola a partir do uso de tecnologias e da inclusão social. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP v.12, n.esp., p.31-48, mar. 2011. ISSN 1676-2592. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1202. Acesso em: 15 mai. 2019.
BORGES, Rosemary; MARQUES, Carla; LIMA, Rommel; SOUZA, Jorge Allende Bonamigo Maia. “Tutor inteligente para recomendação de atividades de programação em um ambiente virtual de ensino e aprendizagem”. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 6; Mossoró, RN. (CBIE 2017). Anais do...Mossoró, RN, 2017. Disponível em: https://www.br-ie.org/pub/index.php/wcbie/article/view/7478/5274. Acesso em: 16 mai. 2019.
KUSCHEL, Christian Felipe; OLIVEIRA, Myke Morais; QUARESMA, Cíndia Rosa Toniazzo; CHICON, Patricia Mariotto Mozzaquatro “EDDIE: agente pedagógico animado integrado em um objeto virtual de aprendizagem”. Revista interdisciplinar de ensino, pesquisa e extensão, v.5. 2017. Disponível em: http://200.19.0.178/index.php/eletronica/article/view/355-367/pdf_156. Acesso em: 20 mai. 2019.
LÉVY, Pierre. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. Rio de Janeiro: Ed.34, 1993.
LÉVY, Pierre. O que é virtual? Rio: Editora 34, 1996.
LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1994.
LIMA JÚNIOR, Arnaud Soares. Tecnologias inteligentes e educação: currículo, hipertextual. Rio de Janeiro: Quartet, 2005.
LOPES, Isaias. Lima.; PINHEIRO, Carlos. Alberto Murari; SANTOS, Flavia. Aparecida Oliveira. Inteligência artificial, 1. Rio de Janeiro. Elsevier, 2014.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Técnica de pesquisa. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
MORAN, José. Manuel. Propostas de mudança nos cursos presenciais com a educação on-line, Rev. ABENO, 2004.
RECUERO, Raquel Cunha. Comunidades virtuais: uma abordagem teórica. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE COMUNICAÇÃO, 2001. Anais... Porto Alegre, 2001.
REIS, Helena Macedo; MAILLARD, Patricia Augustin Jaques; Isotani, Seiji. Sistemas tutores inteligentes que detectam as emoções do estudante: um mapeamento sistemático. Research and Innovation in Brazilian Education. 2.ed. Palo Alto: Lemann Center, 2018, v. 1, p. 101-104, 2018. Disponível em: https://www.br-ie.org/pub/index.php/rbie/article/view/7184. Acesso em: 29 abr. 2019.
SILVA, Robson Santos. Ambientes virtuais e multiplataformas online na EAD. São Paulo: Novatec, 2015.
TARDELI, Denise Daurea; PAULA, Fraulein Vidigal de. O cotidiano da escola: as novas demandas educacionais. Pedagogia. Cengage Learning. 2011.
VIDOTTO, Kajiana Nuernberg Sartor; LOPES, Luana Monique Delgado.; POZZEBON, Eliane; FRIGO, Luciana Bolan Frigo. “Ambiente Inteligente de Aprendizagem MAZK com alunos do Ensino Fundamental II na disciplina de Ciências”. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 6; Mossoró, RN. (CBIE 2017). Anais do...Mossoró, RN, 2017.
Disponível em: http://www.br-ie.org/pub/index.php/sbie/article/view/7665. Acesso em: 29 abr. 2019.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Copyright (c) 2021 ETD - Educação Temática Digital