A inovação das práticas pedagógicas com uso de tecnologias digitais no ensino superior

um estudo no âmbito da formação inicial de professores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20396/etd.v23i1.8655732

Palavras-chave:

Inovações Pedagógicas, Prática pedagógica, Tecnologia digital, Formação de professores

Resumo

O presente artigo discute o conceito de inovação nas práticas pedagógicas, apresentando as percepções de professores e de estudantes sobre práticas inovadoras com uso de tecnologias digitais. Tem-se como fundamentação teórica uma pesquisa sobre práticas pedagógicas inovadoras com uso de tecnologias digitais em cursos de formação inicial de professores, cujo objetivo foi a identificação de tais práticas, bem como de suas características e seus contextos dentro do cenário institucional. O design metodológico desta pesquisa seguiu o seguinte fluxo: revisão de bibliografia, análise dos projetos de curso, aplicação e análise de questionários e de entrevistas. A base empírica do estudo aqui apresentado foi construída por meio dos dados de 220 respondentes de um questionário online e de 45 entrevistas semiestruturadas aplicadas para estudantes e professores dos cursos de licenciatura de uma Instituição Pública de Ensino Superior. As análises indicam que a inovação das práticas pedagógicas com tecnologias digitais está atrelada a três elementos: contexto institucional favorável, currículo dos cursos e, principalmente, formação continuada dos professores. Conclui-se que a inovação parece corresponder, então, a uma mudança cultural que envolve apropriação de conceitos e práticas relacionadas ao uso pedagógico dessas tecnologias.

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Biografia do Autor

Daiani Damm Tonetto Riedner, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2018). Professora Adjunta pela  Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (EduTec/UFMS).  Secretária de Inovação Pedagógica Digital pela Agência de Educação Digital e a Distância - AGEAD/UFMS. 

Magda Pischetola, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Doutora em Educação pela Universitá Cattolica del Sacro Cuore de Milão, Itália. Pós-doutorado pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professora adjunta pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

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Publicado

2021-02-17

Como Citar

RIEDNER, D. D. T.; PISCHETOLA, M. . A inovação das práticas pedagógicas com uso de tecnologias digitais no ensino superior: um estudo no âmbito da formação inicial de professores. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 23, n. 1, p. 64–81, 2021. DOI: 10.20396/etd.v23i1.8655732. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8655732. Acesso em: 25 out. 2021.