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A inovação das práticas pedagógicas com uso de tecnologias digitais no ensino superior
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Palavras-chave

Inovações Pedagógicas
Prática pedagógica
Tecnologia digital
Formação de professores

Como Citar

RIEDNER, Daiani Damm Tonetto; PISCHETOLA, Magda. A inovação das práticas pedagógicas com uso de tecnologias digitais no ensino superior: um estudo no âmbito da formação inicial de professores. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 23, n. 1, p. 64–81, 2021. DOI: 10.20396/etd.v23i1.8655732. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8655732. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

O presente artigo discute o conceito de inovação nas práticas pedagógicas, apresentando as percepções de professores e de estudantes sobre práticas inovadoras com uso de tecnologias digitais. Tem-se como fundamentação teórica uma pesquisa sobre práticas pedagógicas inovadoras com uso de tecnologias digitais em cursos de formação inicial de professores, cujo objetivo foi a identificação de tais práticas, bem como de suas características e seus contextos dentro do cenário institucional. O design metodológico desta pesquisa seguiu o seguinte fluxo: revisão de bibliografia, análise dos projetos de curso, aplicação e análise de questionários e de entrevistas. A base empírica do estudo aqui apresentado foi construída por meio dos dados de 220 respondentes de um questionário online e de 45 entrevistas semiestruturadas aplicadas para estudantes e professores dos cursos de licenciatura de uma Instituição Pública de Ensino Superior. As análises indicam que a inovação das práticas pedagógicas com tecnologias digitais está atrelada a três elementos: contexto institucional favorável, currículo dos cursos e, principalmente, formação continuada dos professores. Conclui-se que a inovação parece corresponder, então, a uma mudança cultural que envolve apropriação de conceitos e práticas relacionadas ao uso pedagógico dessas tecnologias.

https://doi.org/10.20396/etd.v23i1.8655732
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