Banner Portal
As tendências ideológicas dos cursos de licenciatura em educação física na modalidade a distância
PDF

Palavras-chave

Ideologia
Educação a distância
Educação física

Como Citar

PIMENTEL, Fernanda Cruvinel; MORAES, Raquel de Almeida. As tendências ideológicas dos cursos de licenciatura em educação física na modalidade a distância. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 23, n. 1, p. 82–97, 2021. DOI: 10.20396/etd.v23i1.8656308. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8656308. Acesso em: 23 jul. 2024.

Resumo

Nesta pesquisa foram investigadas as tendências ideológicas dos cursos de licenciatura em Educação Física a distância no estado de Goiás, tendo o materialismo histórico-dialético como princípio metodológico orientador. Para a coleta de dados, foram utilizadas as técnicas da pesquisa bibliográfica, documental e entrevista semi-estruturada. Como conclusão, percebe-se que a formação na IES privada é primordialmente voltada para a empregabilidade e a IES pública, por precarizar a atuação docente, dentre outras questões estruturais, através da política da UAB, dificulta uma ação formativa mais emancipadora. Logo, o problema não é a modalidade a distância em si, mas o fato que sob o domínio do capital, a EAD se torna um negócio muito lucrativo, comprometendo a qualidade da educação.

https://doi.org/10.20396/etd.v23i1.8656308
PDF

Referências

AMARAL, Gislene Alves do. et.al. Formação profissional e diretrizes curriculares da educação física. Revista Especial dee Educação Física. Edição Digital, v.3, n.1, nov., 2006.

BRACHT, Valter. Esporte na escola e esporte de rendimento. Revista Movimento, Porto Alegre, v. 0, n. 12, p. xiv-xxiv, 2000.

AZEVEDO, Renato Ribeiro; BERGMANN, Gabriel Gustavo. O esporte e o seu protagonismo na educação física escolar: experiência e reflexões do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência. DO CORPO: Ciências e Artes, Caxias do Sul, v. 1, n. 3, 2013.

BANCO MUNDIAL. Pryoridades y strategias para la educacion. Washington, D. C.: Examendel Banco Mundial, 1996.

BRACHT, Valter. A constituição das teorias pedagógicas da educação física. Cadernos CEDES, Campinas, v. XIX, n. 48, p. 69-88, 1999.

BRITO, Eliana Póvoas Pereira Estrela. O sistema universidade aberta do Brasil e as políticas de formação de professores. Cadernos de Pesquisa, v.6, n.13, maio-jul. 2011.

CAPARROZ, Francisco Eduardo. Entre a educação física na escola e a educação física da escola. 3.ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2007.

CASTELLANI FILHO, Lino. A formação sitiada. Diretrizes curriculares de EF em disputa: Jogo jogado? Pensar a Prática, Goiânia, v. 19, n. 4, out./dez. 2016.

CHAUI, Marilena. O que é ideologia? 2.ed. São Paulo: Brasiliense, 2008. (Coleção primeiros passos).

COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do ensino da educação física. São Paulo: Cortez, 1992. (Coleção Magistério 2° grau - série formação do professor)

DOURADO, Luis Fernandes. Políticas e gestão da educação superior a distância: novos marcos regulatórios? Educação e Sociedade, v. 29, n. 104, p. 891-917, especial, Campinas, out. 2008.

FRIGOTTO, Gaudêncio. Novos fetiches mercantis da pseudoteoria do capital humano no contexto do capitalismo tardio. In.: ANDRADE, J. de (Org.); PAIVA, L. G. de (Org.). As políticas para educação no Brasil contemporâneo: limites e contradições. Juiz de Fora, Ed: UFJF, 2011.

GUIA DE PERCURSO UNOPAR. Curso de EF Licenciatura em EF. Ingressantes a partir de 2014/1. 2017. Disponível em: https://docplayer.com.br/7759834-Curso-de-educacao-fisica-licenciatura-em-educacao-fisica-ingressantes-a-partir-de-2014-1.html. Acesso em: 19/03/2020.

IANNI, Octavio. Capitalismo - violência e terrorismo. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2004.

MALANCHEN, Julia. UNESCO: Políticas e estratégias para formação docente a distância no Brasil. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n.32, dez. 2008. p.179-199.

MARX, Karl. Contribuição à crítica da economia política. Tradução e introdução de Florestan Fernandes. 2.ed. São Paulo: Expressão popular, 2008.

MESZÁROS, István. Educação para além do capital. 2 ed. São Paulo: Boitempo, 2008.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Projeto político-pedagógico do curso de licenciatura em Educação Física na modalidade de ensino à distância. Universidade Federal de Goiás. Faculdade de Educação Física. 2011. Disponível em: https://www.fefd.ufg.br/n/7994-projeto-politico-pedagogico-ead-em-educacao-fisica?locale=es. Acesso em: 19/03/2020.

PAULO NETTO, José. Introdução ao estudo do método de Marx. São Paulo: Expressão popular, 2011.

PALAFON, Gabriel Humberto Nuñoz. As tendências pedagógicas em EF e sua relação com as categorias idealistas e materialistas da história. Revista Motrivivência, UFSC, Florianópolis, SC, Ano VI, v.4, jun/1993.

PIMENTEL, Fernanda Cruvinel. A experiência da Universidade de Brasília no contexto de expansão da licenciatura em Educação Física por meio do Sistema Universidade Federal de Goiás. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Faculdade de Educação Física, Universidade de Brasília, Brasília, DF, 2013.

SCHULTZ, Theodore. O capital humano: investimentos em educação e pesquisa. Tradução de Marco Aurélio de Moura Matos. Zahar, Rio de Janeiro, 1973.

SOARES, Carmem Lucia. Educação física: raízes europeias e Brasil. 3. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2004 (Coleção educação contemporânea).

SOUZA NETO, Samuel et al. A formação do profissional de Educação Física no Brasil: uma história sob a perspectiva da legislação federal no século XX. Revista Brasileira de Ciências do Esporte. Campinas, v. 25, n. 2, p. 113-128, jan. 2004.

_____. Conflitos e tensões nas diretrizes curriculares de Educação Física: o campo profissional como um espaço de lutas e disputas. Pensar a Prática, v.19, n.4, 2016. https://doi.org/10.5216/rpp.v19i4.42263

VAGO, Tarcísio Mauro. Esporte da escola, esporte na escola: da negação radical à tensão permanente - um diálogo com Valter Bracht. Revista Movimento, Porto Alegre, n. 5, p. 4-17, 1996.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Copyright (c) 2021 ETD - Educação Temática Digital

Downloads

Não há dados estatísticos.