Informática na educação básica pública brasileira

análise sobre sua importância, tendências e desafios

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20396/etd.v23i3.8657915

Palavras-chave:

Educação básica, Educação pública, Tecnologia educacional

Resumo

Os recursos tecnológicos cada dia mais inovadores impulsionam a sociedade ao progresso constante e pressionam a construção de um novo paradigma no âmbito educacional. Este artigo objetiva trazer à tona uma reflexão sobre as tendências tecnológicas para os processos de ensino e aprendizagem, bem como as tendências e desafios que a integração tecnológica representa na educação básica pública brasileira. Por meio de uma pesquisa bibliográfica e análise documental se contextualiza a importância da informática na educação. Os resultados apresentam que, apesar dos recursos tecnológicos estimularem o auto aprendizado, a postura crítica, a inserção do estudante no mercado, e a agilidade no trabalho docente, há ainda uma lacuna na realização de atividades envolvendo o pensamento computacional devido aos desafios encontrados.

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Biografia do Autor

Marta Adriana da Silva, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Engenharia e Gestão do Conhecimento. Universidade Federal de Santa Catarina (Florianópolis, SC - Brasil). Docente no Setor de Educação a Distância (SEAD) - Universidade do Extremo Sul Catarinense/UNESC (Criciúma, SC - Brasil).

Priscila Cadorin Nicolete, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutoranda em Informática na Educação no Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (Porto Alegre, RS - Brasil).

Liane Margarida Rockenbach Tarouco, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Engenharia Elétrica/Sistema Digitais pela Universidade de São Paulo - USP (São Paulo, SP – Brasil). Docente no Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação. Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (Porto Alegre, RS - Brasil).

Aline Coêlho dos Santos, Colégio Murialdo

Mestre em Tecnologias da Informação e Comunicação pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (Florianópolis, SC - Brasil). Professora de Ensino Básico - Departamento de Ciências da Natureza - Colégio Murialdo (Araranguá, SC - Brasil).

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Publicado

2021-08-12

Como Citar

SILVA, M. A. da; NICOLETE, P. C.; TAROUCO, L. M. R.; SANTOS, A. C. dos . Informática na educação básica pública brasileira: análise sobre sua importância, tendências e desafios. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 23, n. 3, p. 793–815, 2021. DOI: 10.20396/etd.v23i3.8657915. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8657915. Acesso em: 28 out. 2021.