Virtualidades e educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20396/etd.v22i2.8659463

Palavras-chave:

Editorial, Virtualidades, Educação

Resumo

O segundo número da revista ETD – Educação Temática Digital do ano de 2020 chega à leitora e ao leitor em meio a um contexto histórico inédito. Mistura de um episódio do universo tecnológico-distópico de Black Mirror com o panorama camusiano da Orã acometida pela Peste, vemos a aparente antinomia entre distanciamento e proximidade reconfigurar-se e converter-se em novas formas de sociabilidade e interação. Ao necessário isolamento social imposto pela disseminação virulenta de uma pandemia emerge mutatis mutandis um ser humano que não apenas media suas relações sociais via aparatos tecnológicos, mas agora se realiza (em termos ontológicos) através e, em enorme medida, na dependência deles. Potencialmente libertadora e subversiva na mesma medida que repressora e submissa, a virtualidade se impõe antes como necessidade que como escolha...

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antonio Carlos Dias Júnior, Universidade Estadual de Campinas

Pós-Doutor em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas.  Estágio Doutoral na EHESS pela Paris, França. Professor do Departamento de Ciências Sociais na Educação da Universidade Estadual de Campinas.

Maria do Carmo Martins, Universidade Estadual de Campinas

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas.  Professora livre-docente pela Universidade Estadual de Campinas.

Referências

Avilar, W. O., & Zanella, M. N. (2020). A escolarização de jovens privados de liberdade no Centro Socioeducativo Santa Juliana. ETD - Educação Temática Digital, 22(2), 389-405. https://doi.org/10.20396/etd.v22i2.8654676

Bortolazzo, S. F. (2020). Das conexões entre cultura digital e educação. ETD - Educação Temática Digital, 22(2), 369-388. https://doi.org/10.20396/etd.v22i2.8654547

Esteves, D. W., & Adó, M. D. L. (2020). Escrita e poética na pesquisa em educação. ETD - Educação Temática Digital, 22(2), 354-368. https://doi.org/10.20396/etd.v22i2.8654564

Habowski, A. C., Conte , E., & Milbradt, C. (2020). A Pós-verdade é verdadeira ou falsa? . ETD - Educação Temática Digital, 22(2), 492-497. https://doi.org/10.20396/etd.v22i2.8657420

Gomes, C. B. T. (2020). O efeito do capital escolar no acesso ao Programa Ciência sem Fronteiras . ETD - Educação Temática Digital, 22(2), 336-353. https://doi.org/10.20396/etd.v22i2.8654654

Kohle, Érika C., Miller, S., & Clarindo, C. B. da S. (2020). Realização de atos de escrita com função social como fator de motivação dos escolares para a produção escrita. ETD - Educação Temática Digital, 22(2), 441-459. https://doi.org/10.20396/etd.v22i2.8654099

Luiz, J. M., Mota, R. S. da, & Silva, V. C. da. (2020). Interações intergeracionais. ETD - Educação Temática Digital, 22(2), 317-335. https://doi.org/10.20396/etd.v22i2.8654388

Martins, M. A. C. (2020). Como aprender filosofia a partir do filosofar? Uma versão fenomenológica, dialética e freiriana. ETD - Educação Temática Digital, 22(2), 479-491. https://doi.org/10.20396/etd.v22i2.8654517

Matos, S. R. da L., & Miguel, M. (2020). Conversação sobre Fernand Deligny e o Aracniano. ETD - Educação Temática Digital, 22(2), 498-516. https://doi.org/10.20396/etd.v22i2.8654857

Rosa, C. T. W. da, & Langaro, R. (2020). Alfabetização científica voltada à formação cidadã. ETD - Educação Temática Digital, 22(2), 297-316. https://doi.org/10.20396/etd.v22i2.8654510

Santos Junior, J. da S., Magalhães, A. M. da S., & Real, G. C. M. (2020). A gestão da evasão nas políticas educacionais brasileiras. ETD - Educação Temática Digital, 22(2), 460-478. https://doi.org/10.20396/etd.v22i2.8654823

Silva, M. R. da, & Souza Junior, A. J. de. (2020). O uso da robótica na perspectiva da educação matemática inventiva. ETD - Educação Temática Digital, 22(2), 406-420. https://doi.org/10.20396/etd.v22i2.8654828

Silva, S. G. (2020). Escolhas teórico-metodológicos para pesquisas em educação. ETD - Educação Temática Digital, 22(2), 278-296. https://doi.org/10.20396/etd.v22i2.8654187

Silva, T. G. de A., & Pinto, A. de C. (2020). Aprendizagem em arte e celulares. ETD - Educação Temática Digital, 22(2), 421-440. https://doi.org/10.20396/etd.v22i2.8652412

Downloads

Publicado

2020-05-11

Como Citar

DIAS JÚNIOR, A. C.; MARTINS, M. do C. Virtualidades e educação. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 22, n. 2, p. 275–277, 2020. DOI: 10.20396/etd.v22i2.8659463. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8659463. Acesso em: 3 dez. 2021.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)