Resumo
O segundo número da revista ETD – Educação Temática Digital do ano de 2020 chega à leitora e ao leitor em meio a um contexto histórico inédito. Mistura de um episódio do universo tecnológico-distópico de Black Mirror com o panorama camusiano da Orã acometida pela Peste, vemos a aparente antinomia entre distanciamento e proximidade reconfigurar-se e converter-se em novas formas de sociabilidade e interação. Ao necessário isolamento social imposto pela disseminação virulenta de uma pandemia emerge mutatis mutandis um ser humano que não apenas media suas relações sociais via aparatos tecnológicos, mas agora se realiza (em termos ontológicos) através e, em enorme medida, na dependência deles. Potencialmente libertadora e subversiva na mesma medida que repressora e submissa, a virtualidade se impõe antes como necessidade que como escolha...
Referências
Avilar, W. O., & Zanella, M. N. (2020). A escolarização de jovens privados de liberdade no Centro Socioeducativo Santa Juliana. ETD - Educação Temática Digital, 22(2), 389-405. https://doi.org/10.20396/etd.v22i2.8654676
Bortolazzo, S. F. (2020). Das conexões entre cultura digital e educação. ETD - Educação Temática Digital, 22(2), 369-388. https://doi.org/10.20396/etd.v22i2.8654547
Esteves, D. W., & Adó, M. D. L. (2020). Escrita e poética na pesquisa em educação. ETD - Educação Temática Digital, 22(2), 354-368. https://doi.org/10.20396/etd.v22i2.8654564
Habowski, A. C., Conte , E., & Milbradt, C. (2020). A Pós-verdade é verdadeira ou falsa? . ETD - Educação Temática Digital, 22(2), 492-497. https://doi.org/10.20396/etd.v22i2.8657420
Gomes, C. B. T. (2020). O efeito do capital escolar no acesso ao Programa Ciência sem Fronteiras . ETD - Educação Temática Digital, 22(2), 336-353. https://doi.org/10.20396/etd.v22i2.8654654
Kohle, Érika C., Miller, S., & Clarindo, C. B. da S. (2020). Realização de atos de escrita com função social como fator de motivação dos escolares para a produção escrita. ETD - Educação Temática Digital, 22(2), 441-459. https://doi.org/10.20396/etd.v22i2.8654099
Luiz, J. M., Mota, R. S. da, & Silva, V. C. da. (2020). Interações intergeracionais. ETD - Educação Temática Digital, 22(2), 317-335. https://doi.org/10.20396/etd.v22i2.8654388
Martins, M. A. C. (2020). Como aprender filosofia a partir do filosofar? Uma versão fenomenológica, dialética e freiriana. ETD - Educação Temática Digital, 22(2), 479-491. https://doi.org/10.20396/etd.v22i2.8654517
Matos, S. R. da L., & Miguel, M. (2020). Conversação sobre Fernand Deligny e o Aracniano. ETD - Educação Temática Digital, 22(2), 498-516. https://doi.org/10.20396/etd.v22i2.8654857
Rosa, C. T. W. da, & Langaro, R. (2020). Alfabetização científica voltada à formação cidadã. ETD - Educação Temática Digital, 22(2), 297-316. https://doi.org/10.20396/etd.v22i2.8654510
Santos Junior, J. da S., Magalhães, A. M. da S., & Real, G. C. M. (2020). A gestão da evasão nas políticas educacionais brasileiras. ETD - Educação Temática Digital, 22(2), 460-478. https://doi.org/10.20396/etd.v22i2.8654823
Silva, M. R. da, & Souza Junior, A. J. de. (2020). O uso da robótica na perspectiva da educação matemática inventiva. ETD - Educação Temática Digital, 22(2), 406-420. https://doi.org/10.20396/etd.v22i2.8654828
Silva, S. G. (2020). Escolhas teórico-metodológicos para pesquisas em educação. ETD - Educação Temática Digital, 22(2), 278-296. https://doi.org/10.20396/etd.v22i2.8654187
Silva, T. G. de A., & Pinto, A. de C. (2020). Aprendizagem em arte e celulares. ETD - Educação Temática Digital, 22(2), 421-440. https://doi.org/10.20396/etd.v22i2.8652412
A ETD - Educação Temática Digital utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.