Banner Portal
v. 22 n. 2 (2020): Virtualidades e Educação
Virtualidades e Educação

Foto da Capa: Mauro Guari

Editorial

275-277
Virtualidades e educação
https://doi.org/10.20396/etd.v22i2.8659463
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v22i2.8659463

Artigos

Simone Gonçalves Silva
278-296
Escolhas teórico-metodológicos para pesquisas em educação: perspectiva, movimentos e análise
https://doi.org/10.20396/etd.v22i2.8654187
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v22i2.8654187
Cleci Teresinha Werner da Rosa, Raquel Langaro
297-316
Alfabetização científica voltada à formação cidadã: análise de uma intervenção didática nos anos iniciais
https://doi.org/10.20396/etd.v22i2.8654510
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v22i2.8654510
Jaison Marques Luiz, Rafael Silveira da Mota, Veronice Camargo da Silva
317-335
Interações intergeracionais: concepções de um grupo acadêmico sobre o envelhecimento humano e suas implicações
https://doi.org/10.20396/etd.v22i2.8654388
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v22i2.8654388
Catarina Barbosa Torres Gomes
336-353
O efeito do capital escolar no acesso ao Programa Ciência sem Fronteiras
https://doi.org/10.20396/etd.v22i2.8654654
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v22i2.8654654
Diego Winck Esteves, Máximo Daniel Lamela Adó
354-368
Escrita e poética na pesquisa em educação: autoficção e performance
https://doi.org/10.20396/etd.v22i2.8654564
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v22i2.8654564
Sandro Faccin Bortolazzo
369-388
Das conexões entre cultura digital e educação: pensando a condição digital na sociedade contemporânea
https://doi.org/10.20396/etd.v22i2.8654547
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v22i2.8654547
Wilkerson Oliveira Avilar, Maria Nilvane Zanella
389-405
A escolarização de jovens privados de liberdade no Centro Socioeducativo Santa Juliana
https://doi.org/10.20396/etd.v22i2.8654676
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v22i2.8654676
Marcos Roberto da Silva, Arlindo José de Souza Junior
406-420
O uso da robótica na perspectiva da educação matemática inventiva
https://doi.org/10.20396/etd.v22i2.8654828
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v22i2.8654828
Tácia Graciele de Albuquerque Silva, Anamelea de Campos Pinto
421-440
Aprendizagem em arte e celulares: olhares pessoal e técnico mediados pela experiência interativa com fotografia digital
https://doi.org/10.20396/etd.v22i2.8652412
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v22i2.8652412
Érika Christina Kohle, Stela Miller, Cleber Barbosa da Silva Clarindo
441-459
Realização de atos de escrita com função social como fator de motivação dos escolares para a produção escrita
https://doi.org/10.20396/etd.v22i2.8654099
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v22i2.8654099
José da Silva Santos Junior, Ana Maria da Silva Magalhães, Giselle Cristina Martins Real
460-478
A gestão da evasão nas políticas educacionais brasileiras: da graduação à pós-graduação stricto sensu
https://doi.org/10.20396/etd.v22i2.8654823
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v22i2.8654823

Relato de Experiência

Marco Aurélio Corrêa Martins
479-491
Como aprender filosofia a partir do filosofar? : uma versão fenomenológica, dialética e freiriana
https://doi.org/10.20396/etd.v22i2.8654517
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v22i2.8654517

Resenha de livros

Adilson Cristiano Habowski, Elaine Conte , Carla Milbradt
492-497
A pós-verdade é verdadeira ou falsa?
https://doi.org/10.20396/etd.v22i2.8657420
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v22i2.8657420

Entrevista

Sônia Regina da Luz Matos, Marlon Miguel
498-516
Conversação sobre Fernand Deligny e o Aracniano
https://doi.org/10.20396/etd.v22i2.8654857
INGLÊS (English) PORTUGUÊS
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v22i2.8654857