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Escolhas teórico-metodológicos para pesquisas em educação
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Palavras-chave

Política educacional
Currículo
Metodologia
Pesquisa educacional

Como Citar

SILVA, Simone Gonçalves. Escolhas teórico-metodológicos para pesquisas em educação: perspectiva, movimentos e análise. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 22, n. 2, p. 278–296, 2020. DOI: 10.20396/etd.v22i2.8654187. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8654187. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

O presente trabalho visa discutir os caminhos percorridos durante o processo de constituição de uma Tese de Doutorado em Educação, que teve o ENEM como foco de investigação. Para tanto, apresenta-se os três princípios que contribuíram para o processo de construção teórico-metodológico, a saber: a perspectiva, momento que são evidenciados os posicionamentos teóricos-metodológicos a qual a pesquisa se filia; o movimento, etapa que são elencados os procedimentos utilizados para a geração de dados; por último, a análise, no qual são definidas as ferramentas analíticas que possibilitam olhar para o material empírico. Os princípios destacados serão discutidos de maneira articulada a exemplificação de uma pesquisa realizada. Por fim, entende-se que perspectiva, movimentos e análise formam uma tríade que pode contribuir para as pesquisas no campo da Educação.

https://doi.org/10.20396/etd.v22i2.8654187
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