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Como aprender filosofia a partir do filosofar?
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Palavras-chave

Ensino de filosofia
Educação e filosofia
Método filosófico
Investigação em filosofia
Expressão e reflexão filosófica.

Como Citar

MARTINS, Marco Aurélio Corrêa. Como aprender filosofia a partir do filosofar? : uma versão fenomenológica, dialética e freiriana. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 22, n. 2, p. 479–491, 2020. DOI: 10.20396/etd.v22i2.8654517. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8654517. Acesso em: 17 jul. 2024.

Resumo

Este relato de experiência está calcado numa compreensão existencial da passagem do estudante nos primeiros períodos do curso de pedagogia e licenciaturas, dotando o estudante não de arsenal conteudístico, mas de habilidade para a reflexão crítica pautada pela filosofia, desenvolvendo no mesmo um sentido de autonomia e protagonismo. É o estudante quem pensa suas questões, não o filósofo, tampouco o professor. Desse modo, propõem-se atividades presencias com algumas em “ambiente virtual”. Iniciando por “perguntas cretinas” e orientações de como estudar pela leitura, o estudante é conduzido por uma metodologia fenomenológica a expressar sua reflexão balizada pela observação cuidadosa, perspectiva dialética e abertura ao outro. Tem em Paulo Freire um guia nativo e na filosofia da existência alguns fundamentos. Estimula a expressão autoral, seja escrita ou de outra linguagem e, sobretudo, a individuação dos temas abordados na questão do educar, embora com alternância entre tarefas individuais e coletivas.

https://doi.org/10.20396/etd.v22i2.8654517
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Referências

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