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O uso da robótica na perspectiva da educação matemática inventiva
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Palavras-chave

Educação Matemática Inventiva
Robótica
Propostas educacionais de matemática
Estágio

Como Citar

SILVA, Marcos Roberto da; SOUZA JUNIOR, Arlindo José de. O uso da robótica na perspectiva da educação matemática inventiva. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 22, n. 2, p. 406–420, 2020. DOI: 10.20396/etd.v22i2.8654828. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8654828. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

Ao abordarmos a problemática voltada a maneira como os estagiários de um Curso de Licenciatura em Matemática desenvolveram e aplicaram algumas propostas educacionais de matemática com o uso da robótica, emergiu de nossa pesquisa de doutorado o que denominamos como Educação Matemática Inventiva. Neste contexto, revelamos no presente artigo, como os estagiários desenvolveram coletivamente algumas propostas educacionais de matemática, segundo a perspectiva da Educação Matemática Inventiva, a partir da construção e programação de três robôs, denominados como: Robô Seguidor de Linha, Robô Empilhadeira e Robô Separador. Durante a pesquisa os estagiários fizeram uso destes robôs com o propósito de desenvolverem propostas educacionais de matemática e aplicá-las em duas escolas-campo de estágio da rede pública de ensino. As propostas educacionais de matemática foram desenvolvidas coletivamente pelos estagiários com o uso da robótica a partir das necessidades específicas de aprendizagem de cada turma de alunos, posteriormente foram aplicadas nas escolas-campo de estágio. Constatamos durante as experiências ocorridas no espaço-tempo do estágio-docência, que a robótica foi utilizada pelos estagiários de forma inventiva durante a produção e aplicação de suas propostas educacionais de matemática. O uso da robótica pelos estagiários foi significativo para o desenvolvimento de ações e práticas de Educação Matemática Inventiva.

https://doi.org/10.20396/etd.v22i2.8654828
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