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A gestão da evasão nas políticas educacionais brasileiras
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Palavras-chave

Evasão
Políticas educacionais
Graduação
Pós-Graduação

Como Citar

SANTOS JUNIOR, José da Silva; MAGALHÃES, Ana Maria da Silva; REAL, Giselle Cristina Martins. A gestão da evasão nas políticas educacionais brasileiras: da graduação à pós-graduação stricto sensu. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 22, n. 2, p. 460–478, 2020. DOI: 10.20396/etd.v22i2.8654823. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8654823. Acesso em: 16 abr. 2024.

Resumo

O processo de expansão da educação superior no Brasil contemplou nas últimas décadas tanto a graduação como a pós-graduação, com a entrada de número significativo de mais estudantes em ambos os níveis. Contudo, existem problemáticas ainda não solucionadas que compõem a agenda dos gestores educacionais, representando desafios para a educação superior no que se refere à permanência do estudante no curso de ingresso. A evasão universitária é uma delas, representando perdas para todo o sistema educacional brasileiro, incidindo ainda na sociedade, uma vez que há recursos públicos investidos. O objetivo do artigo é analisar como se constata o processo de gestão da evasão no Brasil a partir das políticas de educação nacionais formuladas para o aprimoramento da graduação e da pós-graduação stricto sensu nas últimas décadas. A investigação é quanti-qualitativa, analisando-se pesquisas já produzidas sobre o tema, documentos e dados estatísticos obtidos a partir de sites oficiais do Inep e da Capes. Verifica-se que as ações governamentais de controle à evasão tiveram rumos diferenciados para a graduação e a pós-graduação stricto sensu. Para o caso da graduação, as ações tiveram seu foco na implementação de políticas de assistência estudantil, enquanto que na pós-graduação stricto sensu, as ações foram voltadas para medidas avaliativas. No entanto, não se sabe quais as limitações dessas políticas, tendo em vista a diversidade de questões que envolvem o tema da evasão e da permanência na educação superior, cuja discussão é necessária para fortalecer o processo de expansão em curso e aprimorar seus mecanismos de gestão.

https://doi.org/10.20396/etd.v22i2.8654823
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