Banner Portal
Aprendizagem em arte e celulares
PDF

Palavras-chave

Arte-Educação
Ensino de arte
Experiência
Estética

Como Citar

SILVA, Tácia Graciele de Albuquerque; PINTO, Anamelea de Campos. Aprendizagem em arte e celulares: olhares pessoal e técnico mediados pela experiência interativa com fotografia digital. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 22, n. 2, p. 421–440, 2020. DOI: 10.20396/etd.v22i2.8652412. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8652412. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

Este trabalho tem como tema as formas de interação em nível pessoal e técnico que se constituíram na aprendizagem em Arte com a utilização de dispositivos móveis. Buscando responder a seguinte problemática: Quais interações se formam na aprendizagem em Arte com dispositivos móveis?  Para constituir esse estudo foram articuladas as noções interação e experiência segundo Jonh Dewey aplicadas na abordagem triangular no ensino de Arte concebida por Ana Mae Barbosa. Este artigo é um recorte de uma pesquisa, que se deu em parceria com um professor-mediador de Arte em uma Escola Estadual, por meio de uma pesquisa-intervenção com 42 adolescentes e jovens entre 15 e 20 anos. Durante a Pesquisa, foram realizadas intervenções (4 desafios fotográficos) para aprimoramento da percepção técnica-estética em Arte e as fotografias de autorias desses jovens foram organizadas numa exposição, envolvendo toda a comunidade escolar. Os dados foram levantados com os instrumentos de diário de campo, questionários, entrevistas e grupos focais além do registro audiovisual e fotográfico. Realizamos a análise categorial focando na interação durante a aprendizagem em Arte/Educação. Como resultados obtemos um grande escopo imagético produzido pelos participantes sobre suas realidades e a própria escola, além uma trilha metodológica que pode auxiliar na utilização dessas tecnologias a outros profissionais. Mas em destaque, elucidamos a potencialidade de criação artística com dispositivos móveis, a percepção de uma sensibilidade no olhar estético ao produzir fotos e a colaboração grupal vivenciada no decorrer do projeto.

https://doi.org/10.20396/etd.v22i2.8652412
PDF

Referências

ABBAGNANO, Nicolla. Dicionário de filosofia. São Paulo: Martins, 2007.

BARBOSA, Ana Mae. Arte/educação contemporânea: consonâncias internacionais. São Paulo: Cortez, 2010.

BARBOSA, Ana Mae. Inquietações e mudanças no ensino da arte. São Paulo: Cortez, 2003.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2006.

CHIZZOTTI, A. Pesquisa em ciências humanas e sociais. São Paulo: Cortez, 2006.

DEWEY, Jonh. Arte como experiência. Tradução de Vera Ribeiro. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

DEWEY, Jonh. Vida e educação. Trad. Anísio Teixeira. São Paulo: Melhoramentos, 1978.

FLICK, Uwe. Introdução à pesquisa qualitativa. São Paulo: Artmed, 2009.

KLEIN, Amarolinda Zanela; SILVA, Juliana Vitória Vieira Mattiello da. possibilidades e desafios do M-learning para o desenvolvimento de competências empreendedoras. Revista Ciências Administrativas (UNIFOR), v. 22, p. 451-488, 2016.

MORAN, José Manuel. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas: Papirus, 2013.

PIMENTEL, Lúcia Gouveia. Fugindo da escola do passado: arte na vida. Revista Digital do LAV [online], nº 8, maio /ago., 2015. Disponível em: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=337042230001 Acesso em: 27 jan.2018.

RECUERO, Raquel da Cunha. Comunidades em redes sociais na internet: proposta de tipologia baseada no fotolog.com. 2006. Tese (Doutorado) - Doutorado em Comunicação e Informação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006.

RHEINGOLD, Howard. A comunidade virtual. Lisboa: Gradiva, 1996.

ROCHA, Marisa Lopes da. Formação e prática docente: implicações com a pesquisa intervenção. In: MACIEL, Ira Maria. (Org.) Psicologia e educação: novos caminhos para a formação. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, p. 175-191, 2001.

SACCOL, Amarolinda; SCHLEMMER, Eliane; BARBOSA, Jorge. M-learning e u-learning: novas perspectivas das aprendizagens móvel e ubíquoa. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2011.

SILVA, Tácia Graciele de Albuquerque. Poéticas dos olhares: a aprendizagem da fotografia autoral digital com dispositivos móveis na perspectiva da Arte. 2017. 220 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Alagoas: Maceió, AL, 2017. Disponível em: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/1885 Acesso em: 12 ago. 2019.

SOULAGES, François de. Estética da fotografia: perda e permanência. Tradução de Iraci D. Poleti e Regina Salgado Campos. São Paulo: Senac, 2010.

UNESCO. Aprendizagem móvil y políticas: cuestiones clave. 2013b. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000217638_spa Acesso: 05 abri. 2018.

UNESCO. Directrizes de la UNESCO para las políticas de aprendizaje móvil. 2013a. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000219662

Acesso: 05 abri. 2018.

A ETD - Educação Temática Digital utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.