Resumo
O objetivo do presente artigo é explorar se o envolvimento de jovens em ações morais, no contexto da metodologia da Aprendizagem por Projetos Sociais (Service-Learning), favorece a integração de conteúdos morais a suas representações de si. A pesquisa, de abordagem qualitativa e corte longitudinal, possui caráter exploratório e foi realizada com 19 jovens do sexo feminino, com média de 17 anos de idade, protagonistas de dois Projetos Sociais desenvolvidos como parte da grade curricular do 3º ano do Ensino Médio de uma escola particular localizada na cidade de São Paulo (Brasil). A coleta de dados foi realizada mediante a aplicação de um questionário aberto sobre representação de si antes e após os referidos projetos (pré e pós-teste), e a análise dos dados foi feita à luz da Teoria dos Modelos Organizadores do Pensamento. Dezoito das 19 participantes da pesquisa ampliaram ou operaram mudanças na integração de conteúdos morais a suas representações de si. Dessas, 13 mencionaram o Projeto Social em suas representações de si e oito fizeram referência a novos conteúdos morais relacionados ao projeto. Em linhas gerais, os resultados sugerem que o protagonismo de jovens em intervenções sobre demandas sociais, mediante a metodologia da Aprendizagem por Projetos Sociais, pode favorecer a integração de conteúdos morais a suas representações de si, constituindo importante ferramenta para a educação em valores e para a cidadania.
Referências
ARAÚJO, Ulisses Ferreira de. A construção social e psicológica dos valores. In: ARANTES, V. A. (Org.). Educação e valores: pontos e contrapontos. São Paulo: Summus, 2007. p. 17-64.
AQUINO, Karl. et al. Testing a social-cognitive model of moral behavior: the interactive influence of situations and moral identity centrality. Journal of Personality and Social Psychology, v. 97, n. 1, p. 123-141, 2009.
ARANTES, Valéria Amorim. Modelos organizadores do pensamento e o seu desenvolvimento teórico-metodológico: estudos de psicologia e educação. 2012. Tese (Livre-docência) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, 2012.
BERGMAN, Roger. Identity as motivation: toward a theory of moral self. In: LAPSLEY, Daniel; NARVAEZ, Darcia. (Ed.) Moral development, self, and identity. New Jersey: Lawrance Erlbaum Associates, 2004. p. 335-347.
BERNACKI, Mathew; JAEGER, Elisabeth. Exploring the impact of service-learning on moral development and moral orientation. Michigan Journal of Community Service Learning, p. 5-15, Spring, 2008.
BLASI, Augusto. Moral cognition and moral action: a theoretical perspective. Developmental Review, p. 178-210, 1983.
BLASI, Augusto. Moral understanding and moral personality: the process of moral integration. In: KURTINES. Willian, M. (Org.) Moral development: an introduction. London: Allyn and Bacon, 1995, p. 229-254.
BOSS, Judith A. The effect of community service work on the moral development of college ethics students. Journal of Moral Education, v. 23, n. 2, p. 183-197, 1994.
COLBY, Anne; DAMON, Willian. Some do care: contemporary lives of moral commitment. New York: The Free Press, 1992.
COX, Keith; MCADAMS, Dan P. The transforming self: service narratives and identity change in emerging adulthood. Journal of Adolescent Research. v. 27, n. 1, p. 18-43, 2012.
DAMON, Willian. Self-understanding and moral development from childhood to adolescence. In: KURTINES, Willian M.; GEWIRTZ, John L. (Org.). Morality, moral behavior and moral development. New York: Willey, 1984. p. 109-27.
FRIMER, Jeremy A.; WALKER, Lawrance J. Reconciling the self and morality: an empirical model of moral centrality development. Developmental Psychology, n. 45, p. 1669-1681, 2009.
GOETHEM, Anne Van et al. The role of reflection in the effects of community service on adolescent development: a meta-analysis. Child Development, v. 85, n. 6, p. 2114-2130 november/december, 2014.
HARDY, Sam; CARLO, Gustavo. Moral Identity: what is it, how does it develop, and is it linked to moral action? Child Development Perspectives. v. 5, n.3, p. 212-218, 2011.
HART, Daniel; FEGLEY, Suzanne. Prosocial behavior and caring in adolescence: relations to self-understanding and social judgment. Child Development, v. 66, p. 1346-1359, 1995.
HERTZ, Steven G; KRETTENAUER, Tobias. Does moral identity effectively predict moral behavior? : a meta-analysis. Review of General Psychology, v. 20, n.2, p. 129-140, 2016.
INHELDER, Bärbel; CELLÉRIER, Guy. O percurso das descobertas da criança: pesquisa sobre as microgêneses cognitivas. Lisboa: Piaget, 1992.
JENNINGS, Peter L.; MITCHELL, Mary S.; HANNAH, Sean T. The moral self: a review and integration of the literature. Journal of Organizational Behavior, 36, p. 104-168, 2015.
KOHLBERG, Lawrence; CANDEE, Daniel. The relationship of moral judgment to moral action. In: KURTINES, Willian M.; GEWIRTZ, John L. (Ed.). Morality, moral behavior and moral development. New York: Wiley, 1984, p. 52-73.
LAPSLEY, Daniel; STAY, Paul. Moral self-identity as the aim of education. In: NUCCI, L.; NARVAEZ, Darcia. (Ed.). Handbook of Moral and Character Education. New Jersey: Lawrence Erlbaum Associates, 2014.
METZ, Edward; MCLELLAN, Jeffrey; YOUNISS, James. Types of voluntary service and adolescents’ civic development. Journal of Adolescent Research, v. 18, n. 2, p. 199-2013, mar. 2003.
MORENO, Montserrat. et. al. Conhecimento e mudança: os modelos organizadores na construção do conhecimento. São Paulo: Moderna, 1999.
MOSHMAN, David. Adolescent rationality and development: cognition, morality, and identity. 3.ed. London: Taylor and Francis Group, 2011.
NISAN, Modercai. Balanced identity: morality and other identity values. In: NOAM, G.; WREN, T. (Org.). The moral self. Cambridge: The MIT, 1993, p. 239-266.
PRATT, Michael W et al. A longitudinal analysis of personal value socialization: correlates of moral self-ideal in adolescence. Social Development, 12, 563-585, 2003.
PUIG, Josep Maria. et al. Aprendizaje servicio: educación y compromiso cívico. Barcelona: Graó, 2009.
SASTRE, Genoveva. Encrucijadas sociales y educación del pensamiento. Revista Catalana de Pedagogia, v. 14, p. 47-66, 2018.
SILVA, Marco Antonio Morgado da. Integração de valores morais às representações de si de adolescentes. 2020. 231 f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2020.
VALENTE, José Armando; ALMEIDA, Maria Bianconcini de; GERALDINI, Alexandra Fogli Serpa. Metodologias ativas: das concepções às práticas em distintos níveis de ensino. Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 17, n. 52, p. 455-478, abr./jun. 2017.
VÁZQUEZ, Adolfo Sánchez. Ética. 33. ed. Rio de janeiro: Civilização Brasileira, 2012.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Copyright (c) 2021 ETD - Educação Temática Digital