Banner Portal
v. 23 n. 4 (2021): Experiências, aprendizagens, narrativas
Experiências, aprendizagens, narrativas

Foto de capa: Antonio Carlos Dias Júnior

Editorial

816-817
Experiências, aprendizagens, narrativas
https://doi.org/10.20396/etd.v23i4.8667516
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v23i4.8667516

Artigos

Tanisse Paes Bóvio Barcelos Cortes, Analice de Oliveira Martins, Carlos Henrique Medeiros de Souza
818-841
Perspetiva dos formadores : integração curricular das TICs em licenciaturas de letras
https://doi.org/10.20396/etd.v23i4.8657993
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v23i4.8657993
Luciana Drumond Loureiro, Luciane Zanin de Souza, Flávia Martão Flório
842-861
Avaliação da interferência de uma abordagem educativa sobre o uso do smartphone por mestrandos da área da saúde
https://doi.org/10.20396/etd.v23i4.8658174
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v23i4.8658174
Carmen Lucia Vidal Pérez, Helen Pereira Ferreira, Marcele Cristina Teixeira Barbosa
862-880
Existências mínimas: trapaçarias de um olhar aí. As práticas de um corpo sem órgãos
https://doi.org/10.20396/etd.v23i4.8658267
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v23i4.8658267
Marcelo Salvador Celestino, Vânia Cristina Pires Nogueira Valente
881-903
Aplicabilidade e benefícios de softwares e simuladores em processos de ensino-aprendizagem
https://doi.org/10.20396/etd.v23i4.8658342
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v23i4.8658342
Ana Carolina Domingues, Alan Victor Pimenta de Almeida Pales Costa
904-925
Cinema feito por mulheres: figurando gêneros no cinema
https://doi.org/10.20396/etd.v23i4.8658580
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v23i4.8658580
Luciana Renata Moreira Fonseca, Raquel Martins de Assis, Ana Lydia Bezerra Santiago
926-944
Problemas escolares, medicalização e singularidades de adolescentes: contribuições da pesquisa/intervenção de orientação psicanalítica
https://doi.org/10.20396/etd.v23i4.8658614
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v23i4.8658614
Mário Luiz Ferrari Nunes, Marina Contarini Boscariol
945-962
A produção de narrativas sobre a docência em educação física: a construção de verdades e algumas problematizações
https://doi.org/10.20396/etd.v23i4.8658618
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v23i4.8658618
Fernando Cesar Sossai
963-981
A emergência da noção de novas tecnologias no Centro para Pesquisa e Inovação Educacional da OCDE
https://doi.org/10.20396/etd.v23i4.8658786
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v23i4.8658786
Andrea Porto Ribeiro, Vanesssa Therezinha Bueno Campos
982-1001
Representações de docentes sobre alunos(as) das classes populares
https://doi.org/10.20396/etd.v23i4.8658818
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v23i4.8658818
Nelson Nunes Tenório, Rejane Sartori, Cristiane Resquiti Paulino Strozzi, Gabriel Coutinho Calvi, Andréia de Cássia Goncalves Cost
1002-1021
O uso do whatsapp como instrumento de prática de uma comunidade virtual em uma escola de educação infantil e educação fundamental
https://doi.org/10.20396/etd.v23i4.8658827
PDF (English)
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v23i4.8658827
Rafael Vescovi Bassani, Sílvio César Cazella
1022-1040
O alinhamento entre learning analytics e a general data protection regulation: uma revisão sistemática de literatura
https://doi.org/10.20396/etd.v23i4.8658829
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v23i4.8658829
Roraima Alves da Costa Filho, Roberto Tadeu Iaochite
1041-1060
Aprendizagem em saúde na e da escola mediada por tecnologias digitais de informação e comunicação: resultado de estudos no Brasil
https://doi.org/10.20396/etd.v23i4.8659314
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v23i4.8659314
Marco Antonio Morgado da Silva, Ulisses Ferreira de Araújo
1061-1078
Aprendizagem por projetos sociais: integração de conteúdos morais à representação de si de jovens
https://doi.org/10.20396/etd.v23i4.8659662
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v23i4.8659662

Relato de Experiência

Josemeire Machado Dias, Tarsis de Carvalho Santos
1079-1097
O entrelace da caricatura com as curvas de Bézier: possibilidades no ensino de computação gráfica
https://doi.org/10.20396/etd.v23i4.8659701
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v23i4.8659701