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A produção de narrativas sobre a docência em educação física
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Palavras-chave

Educação Física
Ensino
Docência
Neoliberalismo e educação

Como Citar

NUNES, Mário Luiz Ferrari; BOSCARIOL, Marina Contarini. A produção de narrativas sobre a docência em educação física: a construção de verdades e algumas problematizações. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 23, n. 4, p. 945–962, 2021. DOI: 10.20396/etd.v23i4.8658618. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8658618. Acesso em: 6 jul. 2024.

Resumo

Este texto objetiva escancarar as tecnologias de regulação docente, a fim de potencializar saídas para uma compreensão (pelo próprio sujeito) do lugar da docência produzida pela racionalidade política neoliberal. Utiliza como instrumento metodológico o grupo de discussão, realizado com quatro professores de Educação Física em atuação na Educação Básica e formados pela mesma instituição. Toma como operador conceitual de análise as noções de técnicas de si e cuidado de si formuladas por Michel Foucault. As análises efetuadas indicam a força de discursos pedagógicos da Educação e da Educação Física na constituição da subjetividade docente e responsáveis por fazer com que os professores produzam narrativas sobre si mesmos no campo de atuação orientadas principalmente pelo neoliberalismo. A partir desse debate, este artigo também dá alguns passos no sentido de pensar outras formas de constituir-se docente no exercício da profissão.

https://doi.org/10.20396/etd.v23i4.8658618
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