Banner Portal
O alinhamento entre learning analytics e a general data protection regulation
PDF

Palavras-chave

Revisão sistemática de literatura
Genenral data protection regulation
Learning analytics

Como Citar

BASSANI, Rafael Vescovi; CAZELLA, Sílvio César. O alinhamento entre learning analytics e a general data protection regulation: uma revisão sistemática de literatura. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 23, n. 4, p. 1022–1040, 2021. DOI: 10.20396/etd.v23i4.8658829. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8658829. Acesso em: 4 jul. 2024.

Resumo

O rápido crescimento da modalidade de educação a distância propiciou que pesquisadores apresentassem estudos variados relacionados ao tema.  Junto a estes estudos emergem conceitos tais como o de Learning Analytics (LA), que se constitui em uma área que se propõe a medir, coletar, analisar e relatar dados de discentes em seus contextos. Todavia, o uso destes dados de discentes traz à tona nova preocupação relacionada a proteção, privacidade e o correto uso dos dados. A União Europeia já se encontra legislando sobre a proteção de dados pessoais com um amplo Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados (GDPR). No Brasil, a legislação hoje disponível constitui-se na Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPDP) e seu efeito se inicia em agosto de 2020. Este artigo tem por objetivo apresentar o resultado de uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL) que buscou identificar pesquisas acadêmicas relacionadas a temática Learning Analytics (LA) e General Data Protection Regulation (GDPR). Após a aplicação dos critérios de Inclusão e exclusão sobre os artigos obtidos, foram selecionados dez artigos para análise. Com a análise foi possível concluir que existe um alinhamento entre os conceitos de LA e GDPR e que o LA deve seguir as orientações do GDPR.

 

https://doi.org/10.20396/etd.v23i4.8658829
PDF

Referências

ALTMAN, I. The environment and social behavior: privacy, personal space, territory, and crowding. Monterey, California 93940: Brooks/Cole Publishing Company, 1975.

ANTUNES, N.; BALBY, L.; FIGUEIREDO, F.; LOURENCO, N.; MEIRA JR, W.; SANTOS, W. Fairness and transparency of machine learning for trustworthy cloud services. 2018, 48th Annual IEEE/IFIP INTERNATIONAL CONFERENCE ON DEPENDABLE SYSTEMS AND NETWORKS WORKSHOPS (DSN-W), 2018, p. 188-193, Doi: 10.1109/DSN-W.2018.00063.

BUTTERWORTH, M. The ICO and artificial intelligence: The role of fairness in the GDPR framework. Computer Law & Security Review, v.34, 2018, p.257-268.

CASTILHO, Carlos Albano Volkmer de. O processo colaborativo na produção de informações: gênese, sistemas e possíveis aplicações no jornalismo comunitário. 2009. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis: UFSC, 2009.

CHATTI, M. A.; DYCKHOFF, A. L.; SCHROEDER, U.; THüS, H. A. Reference model for learning analytics. International Journal of Technology Enhanced Learning, Geneva, Switzerland, v.4, n.5/6, p. 318-331, Jan. 2012.

CHI ZHOU, Amelie Chi et al. Privacy regulation aware process mapping in geo-distributed cloud data centers. IEEE Transactions on Parallel and Distributed Systems, v. 30, n. 8, p. 1872-1888, 2019.

DRESCH, A.; LACERDA, D. P.; ANTUNES JUNIOR, J. A. V. Design Science Research: método de pesquisa para avanço da ciência e tecnologia. Porto Alegre: Bookmann, 2015.

HACK, Josias Ricardo. Introdução à educação a distância. Florianópolis: LLV/CCE/UFSC, 2011.

HOEL, T.; CHEN, W. Data Sharing for Learning Analytics – designing conceptual artefacts and processes to foster interoperability. 24th INTERNATIONAL CONFERENCE ON COMPUTERS IN EDUCATION, 24th. Proceedings… India: Asia-Pacific Society for Computers in Education, 2016.

HOEL, Tore; GRIFFITHS, Dai; CHEN, Weiqin. The influence of data protection and privacy frameworks on the design of learning analytics systems. In: INTERNATIONAL LEARNING ANALYTICS & KNOWLEDGE CONFERENCE, 7., 2017. p. 243-252. Proceedings of the...New York, USA: ACM Press; 2017

JOHNSON, L.; SMITH, R.; WILLIS, H.; LEVINE, A.; HAYWOOD, K. The NMC Horizon Report: 2011 Higher Education Edition. New Media Consortium, 2011.

KITTO, K.; KNIGHT S. Practical ethics for building learning analytics. British Journal of Educational Technology, v.0, n.2019, p. 1-16. DOI: 10.1111/bjet.12868.

KITCHENHAM, B. A. Guidelines for performing Systematic Literature Reviews in Software Engineering. 2007.

KINDT, E. J. Why research may no longer be the same: about the territorial scope of the New Data Protection Regulation. Computer Law & Security Review, v.32, p.729-74, 2016.

KOEDINGER, Kenneth et al. An open repository and analysis tools for fine-grained, longitudinal learner data. In: EDUCATIONAL DATA MINING 2008: INTERNATIONAL CONFERENCE ON EDUCATIONAL DATA MINING, 1st., 2008. Proceedings…, 2008. p. 157-166.

MOISSA, B.; GASPARINI, I.; KEMCZINSKI, A. Educational data mining versus learning analytics: estamos reinventando a roda? Um mapeamento sistemático. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 26., 2015. Anais..., 2015. p.1167

SIEMENS, G.; BAKER, R. Learning analytics and educational data mining: towards communication and collaboration. In: Proceedings of the 2nd INTERNATIONAL CONFERENCE ON LEARNING ANALYTICS AND KNOWLEDGE, 2., 2012. Anais…2012. p. 252-254, 2012.

SIEMENS, G., LONG, P. Penetrating the fog: analytics in learning and education. EDUCAUSE Review, v.46, n.5, 2011.

SONI, G.; KODALI, R. A critical analysis of supply chain management content in empirical Research. Business Process Management Journal, v. 17, n. 2, p. 238-266. 2011.

THORPE, R. et al. Using knowledge within small and medium sized firms: a sys-tematic review of the evidence. International Journal of Management Reviews, v. 7, n. 4, p. 257-281, 2005.

WACHTER, S. Normative challenges of identification in the Internet of Things: Privacy, profiling, discrimination, and the GDPR. Computer Law & Security Review, v.34, (2018), p.436-449.

WIERINGA, J.; MA, XIAO.; REUTTERER, T.; RISSELADA, H.; SKIERA, B. Data analytics in a privacy-concerned world. Journal of Business Research, https://doi.org/10.1016/j.jbusres.2019.05.005 .

WILLS, D. B. The technology foresight activities of European Union data protection authorities. Technological Forecasting & Social Change, v.116 (2017), p.142-150.

YU, X.; ZHAO, Y. Dualism in data protection: balancing the right to personal data and the data property right. Computer Law & Security Review, v. 35, 105318, 2019

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Copyright (c) 2021 ETD - Educação Temática Digital

Downloads

Não há dados estatísticos.