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O alinhamento entre learning analytics e a general data protection regulation
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Palavras-chave

Revisão sistemática de literatura
Genenral data protection regulation
Learning analytics

Como Citar

BASSANI, Rafael Vescovi; CAZELLA, Sílvio César. O alinhamento entre learning analytics e a general data protection regulation: uma revisão sistemática de literatura. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 23, n. 4, p. 1022–1040, 2021. DOI: 10.20396/etd.v23i4.8658829. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8658829. Acesso em: 5 out. 2024.

Resumo

O rápido crescimento da modalidade de educação a distância propiciou que pesquisadores apresentassem estudos variados relacionados ao tema.  Junto a estes estudos emergem conceitos tais como o de Learning Analytics (LA), que se constitui em uma área que se propõe a medir, coletar, analisar e relatar dados de discentes em seus contextos. Todavia, o uso destes dados de discentes traz à tona nova preocupação relacionada a proteção, privacidade e o correto uso dos dados. A União Europeia já se encontra legislando sobre a proteção de dados pessoais com um amplo Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados (GDPR). No Brasil, a legislação hoje disponível constitui-se na Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPDP) e seu efeito se inicia em agosto de 2020. Este artigo tem por objetivo apresentar o resultado de uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL) que buscou identificar pesquisas acadêmicas relacionadas a temática Learning Analytics (LA) e General Data Protection Regulation (GDPR). Após a aplicação dos critérios de Inclusão e exclusão sobre os artigos obtidos, foram selecionados dez artigos para análise. Com a análise foi possível concluir que existe um alinhamento entre os conceitos de LA e GDPR e que o LA deve seguir as orientações do GDPR.

 

https://doi.org/10.20396/etd.v23i4.8658829
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