Banner Portal
O uso do whatsapp como instrumento de prática de uma comunidade virtual em uma escola de educação infantil e educação fundamental
PDF (English)

Palavras-chave

Comunidade
Administração da Educação
Consumo de tecnologia
Administração da educação

Como Citar

TENÓRIO, Nelson Nunes; SARTORI, Rejane; STROZZI, Cristiane Resquiti Paulino; CALVI, Gabriel Coutinho; COST, Andréia de Cássia Goncalves. O uso do whatsapp como instrumento de prática de uma comunidade virtual em uma escola de educação infantil e educação fundamental. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 23, n. 4, p. 1002–1021, 2021. DOI: 10.20396/etd.v23i4.8658827. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8658827. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

A comunidade de prática (CoP) baseia-se na interação entre seus participantes, incentivando-os a participar de um diálogo permanente, compartilhando e disseminando conhecimento. Nesse contexto, a pesquisa tem como intuito analisar o compartilhamento da cultura organizacional, criando e aplicando o uso de uma CoP virtual no contexto de uma escola primária privada que utilizou o WhatsApp. Portanto, a metodologia utilizada é um estudo de caso, com objetivos qualitativos-quantitativos. Os métodos qualitativos apresentam uma análise dos sujeitos. Qualitativa porque oferece uma análise da participação dos sujeitos na CoP e quantitativa, pois foi aplicado um questionário após a participação dos sujeitos na CoP, para verificar se o conhecimento era compartilhado. Os resultados demonstram que o compartilhamento de informações foi gerenciado de forma produtiva através do domínio dos sujeitos, participação e comprometimento dos sujeitos envolvidos.

https://doi.org/10.20396/etd.v23i4.8658827
PDF (English)

Referências

ASIAN PRODUCTIVITY ORGANIZATION. Knowledge management tools and techniques manual. Tokyo: APO, 2020.

BATISTA, Fábio Ferreira. O desafio da GC nas áreas de administração e planejamento das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES). Brasília, DF: Ipea, 2015.

BJØRN, Pernille; HERTZUM, Morten. Artefactual Multiplicity: A Study of Emergency-Department Whiteboards. The Journal of Computer Supported Cooperative Work (CSCW), v. 20, n. 1-2, p. 93-121, abr. 2011.

BOSSEN, Claus; FOSS, Martin. The Collaborative Work of Hospital Porters: Accountability, Visibility and Configurations of Work. In: ACM CONFERENCE ON COMPUTER-SUPPORTED COOPERATIVE WORK & SOCIAL COMPUTING, San Francisco, California. Proceedings… New York, USA: ACM, 2016. p. 965-979.

CAMBRAIA, Adão Caron. Comunidades virtuais de prática: um espaço para formação permanente de professores. Revista Espaço Acadêmico, Maringá, v. 12, n. 139, p. 18-24, dez. 2012.

CHENG, Eric C. K.; LEE, John. C. K. Knowledge Management Process for Creating School Intellectual Capital. Asia-Pacific Education Researcher, v. 25, n. 4, p. 559-566, 2016.

CHOO, Chun Wei. A organização do conhecimento: como as organizações usam a informação para criar significado, construir conhecimento e tomar decisões. 2. ed. Tradução de Eliana Rocha. São Paulo: Senac, 2006.

CRESWELL, John W; POTH, Cheryl N. Qualitative inquiry and research design: choosing among five approaches. London: Sage, 2016.

DALKIR, Kimiz. Knowledge management in theory and practice. USA: MIT, 2017.

DAVENPORT, Tomas H.; PRUSAK, Laurence. Conhecimento empresarial. São Paulo: Campus, 1998.

DEJA, Marek. Information and knowledge management in higher education institutions: the Polish case. Online Information Review, v. 43, n. 7, p. 1209-1227, nov. 2019.

DISTERER, Georg. Individual and social barriers to knowledge transfer. In: HAWAII INTERNATIONAL CONFERENCE ON SYSTEM SCIENCES, 34., 2001, Hawaii, USA. Proceedings... Hawaii, USA, 2001. p. 1-7.

DONMOYER, Robert. Why is everything old new again? Revisiting debates about the form and function of research in educational administration. Journal of Educational Administration, v. 58, n. 3, p. 341-356, mar. 2020.

FLINT, R Warren. Practice of sustainable community development. New York, NY: Springer New York, 2013.

FOGAÇA, Francisco Carlos; HALU, Regina Célia. Comunidades de prática e construção identitárias de formadores em um programa de formação continuada. Revista RBLA, Belo Horizonte, v. 17, n.3, p. 427-454, 2017.

GHANI, Syed Raiyan. Knowledge Management: Tools and Techniques. DESIDOC Journal of Library & Information Technology, v. 29, n. 6, p. 33-38, nov. 2009.

GNECCO, Lenio Júnior; SANTANA, Julival Queiroz; DALMAU, Marcos Baptista Lopez; SANTOS, Neri; RADOS, Gregório Jean Varvakis. Métodos e técnicas de GC: Comunidades de prática. Reuna, Belo Horizonte, v. 17, n. 2, p. 59-80, 2012.

HANDEL, Mark; HERBSLEB, James D. What is chta doin in the workplace? In: CONFERENCE ON COMPUTER-SUPPORTED COOPERATIVE WORK, 2002, New Orlens, LA, USA. Proceedings… , New Orlens, LA, USA, 2002. p.1-10.

IPÊ, Minu. Knowledge sharing in organizations: A conceptual Framework. Human Resource Development Review, v.2, n. 4, Dec. 2003.

KAYA, Ayça. Knowledge Management for Education Administrators. In: Durnali, M. (Org.). Utilizing technology, knowledge, and smart systems in educational administration and leadership. IGI Global, 2020. p. 142-160.

LIBÂNEO, José Carlos. Educação escolar: Políticas, estrutura e organização. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2007.

LLARENA, Rosilene Agapito da Silva; DUARTE, Emeide Nóbrega; SANTOS, Raquel do Rosário. Gestão do Conhecimento e desafios educacionais contemporâneos. Em Questão, Porto Alegre, v. 21, n. 2, p. 222-242, 2015.

MILES, Matthew; HUBERMAN, A. Michael; SALDAÑA, Johnny. Qualitative data analysis: a methods sourcebook. New York: Arizona State University, 2014.

NONAKA Ikujiro; TAKEUCHI, Hirotaka. Gestão do Conhecimento. Porto Alegre: Bookman, 2008.

NORO, Daniel Arruda; SILVA, Caroline Guterres; GUBIANI, Juçara Salete; LOPES, Luis Felipe. Comunidades de prática: Um modelo para a GC com base em um portal web. In: INTERNATIONAL SYMPOSIUM ON TECHNOLOGICAL INNOVATION, 8., 2016, Aracajú. Anais... Aracajú, 2016. p. 477-485.

NUNES, Ana Ignez Belem Lima; SILVEIRA, Rosemary do Nascimento. Psicologia da aprendizagem: Processos, teorias e contextos. Brasília, DF: Liberlivro, 2009.

PINTO, Danieli; GARCIA, Karoline; TENÓRIO, Nelson. Technological communication tools in use - the shape of knowledge shared within software development teams. In: LIU, Hanxiao; BERNARDINO, Jorge; SALGADO, Ana Cristina; FILIPE, Joaquim (Eds). IC3K 2017. Proceedings of the 9th International Joint Conference on Knowledge Discovery, Knowledge Engineering and Knowledge Management, Funchal, Madeira, Portugal. Setúbal, Portugal: SCITEPRESS, 2017. p. 158-166.

PLESSIS, Marina Du. The strategic drivers and objectives of communities of practice as vehicles for knowledge management in small and medium enterprises. International Journal of Information Management, v. 28, p. 61-67, 2008.

RATAN, Agrawal Shiv; DIVYA, Mittal. Constructive usage of WhatsApp in education sector for strengthening relations. International Journal of Educational Management, v. 33, n. 5, p. 954–964, 1 Jan. 2019.

SAEED, Sadeghi Boroujerdi; KAVEH, Hasani; VAHID, Delshab. Investigating the influence of knowledge management on organizational innovation in higher educational institutions. Kybernetes, vol. 49, no. 2, p. 442–459, 1 Jan. 2019.

SALDAÑA, Johnny. The coding manual for qualitative researchers. London: Sage, 2015.

SANTOS, Cintia Almeida da Silva. Modelo de GC para organizações de educação profissional e tecnológica: A comunidade de prática na implementação de um repositório digital institucional. 2018. 271 f. Tese (Doutorado em Ciência, Tecnologia e Sociedade) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2018.

SARTORI, Ademilde Silveira; ROESLER, Jucimara. Comunidades virtuais de aprendizagem: Espaços de desenvolvimento de socialidades, comunicação e cultura. In: SIMPÓSIO: E-AGOR@, PROFESSOR? PARA ONDE VAMOS?, 2., 2003. São Paulo. Anais.... São Paulo: COGEAE, 2003. p. 1-12.

SARTORI, Viviane. Comunidade de prática virtual como ferramenta de compartilhamento de conhecimento na educação a distância. 2012. 145 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia e GC) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2012.

SENGE, Peter M.; MACCABE, Nelda C.; LUCAS, Timothy. Escolas que aprendem. Porto Alegre. Artmed, 2005.

SILVA, Adelson de Paula; SARTORI, Viviane. Comunidade de Prática virtual: ferramenta para gestão do conhecimento nos habitats de inovação. In: MENEGASSI, Cláudia Herrero Martins; BORTOLOZZI, Flávio; TENÓRIO, Nelson; SARTORI, Rejane. Gestão do conhecimento nas organizações: inovação, gestão, educação e tecnologia. Jundiaí: Paco Editorial, 2016.

v. 2. p. 155-173.

TENÓRIO, Nelson; PINTO, Danieli; BJØRN, Pernille. Accountability in Brazilian Governmental Software Project: How Chat Technology enables Social Translucence in Bug Report Activities. Computer Supported Cooperative Work (CSCW). The Journal of Collaborative Computing and Work Practices, v. 27, p. 715-740, 2017.

TENÓRIO, Nelson; BJØRN, Pernille. Online Harassment in the Workplace: the Role of Technology in Labour Law Disputes. Computer Supported Cooperative Work (CSCW), May 2019a.

TENÓRIO, Nelson; BJØRN, Pernille. How a geographically distributed software team managed to negotiate successfully using chat technology. Revista Tecnologia e Sociedade, vol. 15, no. 37, 2 Jul. 2019b.

TONET, Helena Correa; PAZ, Maria das Graças Torres. Um modelo para o compartilhamento de conhecimento no trabalho. Rev. Adm. Contem., Rio de Janeiro, v. 10, n. 2, p. 75-94, 2006.

VIEIRA, Naldeir dos Santos. O papel das comunidades de prática na aprendizagem organizacional. In: SIMPÓSIO DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO E TECNOLOGIA, 3., 2006, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: AEDB, 2006.

WAGNER, Ina. Women's voice: The case of nursing information systems. AI & Society, v. 7, n. 4, p. 295-310, Dec. 1993.

WENGER, Étienne. Communities of practice: learning, meaning, and identity. Cambridge, New York: Cambridge University Press, 1998.

WENGER, Étienne. Knowledge management as a doughnut: shaping your knowledge strategy through communities of practice. Ivey Business Journal, v. 68, n. 3, jan./feb. 2004.

WENGER, Étienne. Communities of practice: learning as a social system. Systems Thinker, v.9, n. 5, p. 2-3, 2008.

WENGER, Etienne. Communities of practice and social learning systems: the career of a concept. In: Social learning systems and communities of practice. London: Springer, 2010. p. 179-198.

WIIG, Karl M. Knowledge management foundations: thinking about thinking. How people and organizations create, represent and use knowledge. Arlington, TX: Schema, 2002.

YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 4. ed. Porto Alegre: Bookman, 2010.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Copyright (c) 2021 ETD - Educação Temática Digital

Downloads

Não há dados estatísticos.