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O uso do whatsapp como instrumento de prática de uma comunidade virtual em uma escola de educação infantil e educação fundamental
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Palavras-chave

Comunidade
Administração da Educação
Consumo de tecnologia
Administração da educação

Como Citar

TENÓRIO, Nelson Nunes; SARTORI, Rejane; STROZZI, Cristiane Resquiti Paulino; CALVI, Gabriel Coutinho; COST, Andréia de Cássia Goncalves. O uso do whatsapp como instrumento de prática de uma comunidade virtual em uma escola de educação infantil e educação fundamental. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 23, n. 4, p. 1002–1021, 2021. DOI: 10.20396/etd.v23i4.8658827. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8658827. Acesso em: 5 out. 2024.

Resumo

A comunidade de prática (CoP) baseia-se na interação entre seus participantes, incentivando-os a participar de um diálogo permanente, compartilhando e disseminando conhecimento. Nesse contexto, a pesquisa tem como intuito analisar o compartilhamento da cultura organizacional, criando e aplicando o uso de uma CoP virtual no contexto de uma escola primária privada que utilizou o WhatsApp. Portanto, a metodologia utilizada é um estudo de caso, com objetivos qualitativos-quantitativos. Os métodos qualitativos apresentam uma análise dos sujeitos. Qualitativa porque oferece uma análise da participação dos sujeitos na CoP e quantitativa, pois foi aplicado um questionário após a participação dos sujeitos na CoP, para verificar se o conhecimento era compartilhado. Os resultados demonstram que o compartilhamento de informações foi gerenciado de forma produtiva através do domínio dos sujeitos, participação e comprometimento dos sujeitos envolvidos.

https://doi.org/10.20396/etd.v23i4.8658827
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