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Perspetiva dos formadores
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Palavras-chave

Educação midiática
Formação de professor
Cultura digital
Tecnologia de informação e comunicação

Como Citar

CORTES, Tanisse Paes Bóvio Barcelos; MARTINS, Analice de Oliveira; SOUZA, Carlos Henrique Medeiros de. Perspetiva dos formadores : integração curricular das TICs em licenciaturas de letras. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 23, n. 4, p. 818–841, 2021. DOI: 10.20396/etd.v23i4.8657993. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8657993. Acesso em: 27 abr. 2024.

Resumo

Ao considerar que as Tecnologias de Informação e Comunicação, suas mediações e linguagens, impulsionam desafios para os processos formativos, o artigo ambienta as reflexões a partir da necessidade de conhecer como temáticas das TICs e seus desdobramentos (Cultura midiática, Cultura digital) são inseridos nas licenciaturas, sob a perspectiva da Midiaeducação. Para isso, verifica-se a abordagem curricular da Educação para as mídias em licenciaturas dos cursos de Letras (Português-Literaturas) por meio das três dimensões midiaeducativa: metodológico-instrumental, lcrítica e expressivo-produtiva, nas seguintes Instituições de Ensino Superior (IES) públicas: UERJ, UFRJ, UFF, UFRRJ, UNIRIO e IFF, com utilização de questionários direcionados aos coordenadores do curso e professores das disciplinas sobre temáticas relacionadas as TICs. Os resultados constataram que o tema é ainda pouco explorado nas licenciaturas, seguindo uma introdução curricular disciplinar com viés metodológico e crítico, e descentralizado do eixo principal formativo.

https://doi.org/10.20396/etd.v23i4.8657993
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Referências

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