Resumo
Ao considerar que as Tecnologias de Informação e Comunicação, suas mediações e linguagens, impulsionam desafios para os processos formativos, o artigo ambienta as reflexões a partir da necessidade de conhecer como temáticas das TICs e seus desdobramentos (Cultura midiática, Cultura digital) são inseridos nas licenciaturas, sob a perspectiva da Midiaeducação. Para isso, verifica-se a abordagem curricular da Educação para as mídias em licenciaturas dos cursos de Letras (Português-Literaturas) por meio das três dimensões midiaeducativa: metodológico-instrumental, lcrítica e expressivo-produtiva, nas seguintes Instituições de Ensino Superior (IES) públicas: UERJ, UFRJ, UFF, UFRRJ, UNIRIO e IFF, com utilização de questionários direcionados aos coordenadores do curso e professores das disciplinas sobre temáticas relacionadas as TICs. Os resultados constataram que o tema é ainda pouco explorado nas licenciaturas, seguindo uma introdução curricular disciplinar com viés metodológico e crítico, e descentralizado do eixo principal formativo.
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