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Representações de docentes sobre alunos(as) das classes populares
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Palavras-chave

Infância
Classes populares
Representações sociais

Como Citar

RIBEIRO, Andrea Porto; CAMPOS, Vanesssa Therezinha Bueno. Representações de docentes sobre alunos(as) das classes populares. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 23, n. 4, p. 982–1001, 2021. DOI: 10.20396/etd.v23i4.8658818. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8658818. Acesso em: 5 nov. 2024.

Resumo

O presente trabalho apresenta reflexões oriundas de uma pesquisa desenvolvida entre os anos de 2015 a 2017, na Linha de Pesquisa Saberes e Práticas Educativas, no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação, curso de Mestrado, da Universidade Federal de Uberlândia, cujos objetivos encontram-se vinculados à luta pela Educação Pública com qualidade e socialmente referenciada, a favor das classes populares. Orientadas pelos escritos de Freire (1987, 1996), de Brandão (1983), de Novais (2002), de Streck (2008, 2009) sobre a escolarização das classes populares no Brasil, de Sacristán (2005) sobre a construção social do aluno, da aluna e de Moscovici (1961, 2007) e Alves-Mazzotti (2008, 2010) sobre a Teoria das Representações Sociais, a pesquisa realizada buscou apreender os sentidos e significados das representações dos(as) professores(as) da Educação Infantil, de escolas da rede municipal de Uberlândia - MG, sobre estudantes das classes populares, a fim de discutirmos o impacto dos sistemas de referência na qualidade social da educação. Esperamos, dessa forma, contribuir para esclarecer, a partir das reflexões apresentadas, aspectos relativos às oportunidades de escolarização das classes populares, especialmente àquelas relativas a discussão das representações de professores sobre as crianças matriculadas na pré-escola e a possibilidade de efetivação do direito a Educação formal como direito humano. Objetivamos também, com base nos achados da pesquisa, contribuir com as políticas públicas destinadas à formação contínua de professores a partir da reflexão sobre as necessidades formativas no contexto da escola pública.

https://doi.org/10.20396/etd.v23i4.8658818
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