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Aplicabilidade e benefícios de softwares e simuladores em processos de ensino-aprendizagem
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Palavras-chave

Educação
Software
Educação pelas mídias
Técnicas de simulação
Tecnologia

Como Citar

CELESTINO, Marcelo Salvador; VALENTE, Vânia Cristina Pires Nogueira. Aplicabilidade e benefícios de softwares e simuladores em processos de ensino-aprendizagem. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 23, n. 4, p. 881–903, 2021. DOI: 10.20396/etd.v23i4.8658342. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8658342. Acesso em: 3 nov. 2024.

Resumo

O objetivo deste artigo foi o de identificar a aplicabilidade e benefícios de softwares, processos de simulação e simuladores para a prática educacional em diferentes contextos. O texto aqui apresentado integrou a fundamentação teórica e viabilizou a dissertação de mestrado intitulada “Aplicabilidade de softwares de simulação para o ensino de Tomografia Computadorizada para técnicos e tecnólogos em Radiologia”. A literatura consultada evidencia a aplicabilidade da simulação e suas vertentes em diferentes áreas, como gestão, indústria, automobilística, militar, Saúde, dentre outras, com enfoque educacional. Os benefícios descritos na literatura referem-se à aquisição de habilidades, ao desenvolvimento de competências, à repetição exaustiva de uma atividade sem prejuízos ou riscos a pacientes, ao baixo custo, dentre outros, por meio de softwares e simuladores, e salientam o uso destes como ferramentas de apoio ao docente para o ensino-aprendizagem.

https://doi.org/10.20396/etd.v23i4.8658342
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