Banner Portal
Aplicabilidade e benefícios de softwares e simuladores em processos de ensino-aprendizagem
PDF

Palavras-chave

Educação
Software
Educação pelas mídias
Técnicas de simulação
Tecnologia

Como Citar

CELESTINO, Marcelo Salvador; VALENTE, Vânia Cristina Pires Nogueira. Aplicabilidade e benefícios de softwares e simuladores em processos de ensino-aprendizagem. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 23, n. 4, p. 881–903, 2021. DOI: 10.20396/etd.v23i4.8658342. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8658342. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

O objetivo deste artigo foi o de identificar a aplicabilidade e benefícios de softwares, processos de simulação e simuladores para a prática educacional em diferentes contextos. O texto aqui apresentado integrou a fundamentação teórica e viabilizou a dissertação de mestrado intitulada “Aplicabilidade de softwares de simulação para o ensino de Tomografia Computadorizada para técnicos e tecnólogos em Radiologia”. A literatura consultada evidencia a aplicabilidade da simulação e suas vertentes em diferentes áreas, como gestão, indústria, automobilística, militar, Saúde, dentre outras, com enfoque educacional. Os benefícios descritos na literatura referem-se à aquisição de habilidades, ao desenvolvimento de competências, à repetição exaustiva de uma atividade sem prejuízos ou riscos a pacientes, ao baixo custo, dentre outros, por meio de softwares e simuladores, e salientam o uso destes como ferramentas de apoio ao docente para o ensino-aprendizagem.

https://doi.org/10.20396/etd.v23i4.8658342
PDF

Referências

AEROCLUB DE BAURU. Simuladores de voo. 2018. Disponível em: http://www.aeroclubebauru.com.br/escola-de-aviacao/simuladores-de-voo/. Acesso em: 23 fev. 2018.

AEROCON. Simuladores de voo. 2018. Disponível em: http://www.aerocon.com.br/Cursos-Simuladores-de-Voo.aspx. Acesso em: 23 fev. 2018.

ALVES, Gabriel, et al. ControlHarvest: ensino de ecologia por meio de gamificação do controle biológico. BRAZILIAN SYMPOSIUM ON COMPUTERS IN EDUCATION = SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO-SBIE, 2014. p. 342. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/275272463_ControlHarvest_Ensino_de_Ecologia_por_Meio_de_Gamificacao_do_Controle_Biologico. Acesso em: 13 abr. 2020.

ANDRADE, Antonio Manuel Valente. Recurso a simuladores na aprendizagem de fatores de segurança na exploração de Tecnologias da Informação. In: CARVALHO, A. A. A. Aprender na era digital-jogos e mobile learning. Santo Tirso: De Facto, 2012. Cap. 3, p. 65-82. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2016/2016_pdp_cien_unicentro_lucineiazampier.pdf. Acesso em: 11 nov. 2019.

ARAÚJO, Saionara; SILVEIRA, Daniela; MATOS, Pablo. Avaliação do software educacional e-Sinais no ensino-aprendizagem da língua portuguesa escrita e da LIBRAS. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA, 2017. Anais...2017. p. 323. Disponível em: http://pablofmatos.pro.br/files/paper/2017-WIE-AraujoEtAl.pdf Acesso em: 13 abr. 2020.

AUSUBEL, David P.; NOVAK, Joseph D.; HANESIAN, Helen. Psicologia educacional. Tradução Eva Nick. Rio de Janeiro: Interamericana, 1980.

CELESTINO, Marcelo Salvador. Aplicabilidade de softwares de simulação para o ensino de tomografia computadorizada para técnicos e tecnólogos em radiologia. Dissertação (Mestrado em Mídia e Tecnologia) - Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”. Bauru, 2019. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/handle/11449/181423. Acesso em: 14 abr. 2020.

BALADEZ, Fabio. O passado, o presente e o futuro dos simuladores. FaSCi-Tech, v. 1, n. 1, 2009. Disponível em: https://www.fatecsaocaetano.edu.br/fascitech/index.php/fascitech/article/view/4/4 . Acesso em: 11 nov. 2019.

BAUDRILLARD, Jean. Simulacros e simulação. Tradução de Maria João da Costa Pereira. Lisboa: Relógio d’Água, 1991.

BERBEL, Neusi Aparecida Navas. As metodologias ativas e a promoção da autonomia de estudantes. Semina: Ciências Sociais e Humanas, Londrina, v. 32, n. 1, p. 25-40, jan./jun. 2011.

BERGERON, Bryan. Developing serious games. Boston: Charles River Media, 2006.

BERTSCHE, Dory; CRAWFORD, Christopher; MACADAM, Stephen E. Is simulation better than experience? The McKinsey Quarterly, n. 1, p. 50-58, 1996.

BIBLIOTECA VIRTUAL EM SAÚDE (BVS). Descritores em Ciências da Saúde (DeCS). 2018. Disponível em: http://decs.bvs.br/. Acesso em: 11 nov. 2019.

BORBA, Eduardo Zille. Imersão visual e corporal: paradigmas da percepção em simuladores. In: SOSTER, Demétrio de Azeredo; PICCININ, Fabiana. (Org.). Narrativas Comunicacionais Complexificadas II – A Forma. SantaCruz do Sul: Edunisc, 2014. p. 239-256.

CAETANO, Diego Vaz; CARDOSO, Josué Dias; FERREIRA, Luana Guimarães Piani. 2017. Sim-Evolution: uma perspectiva de apoio ao aprendizado de biologia no ensino médio através de simulador educativo. Monografia (Tecnologia em Sistemas) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ), Rio de Janeiro, RJ, 2017. Disponível em: https://bit.ly/2XxYWZO. Acesso em: 13 abr. 2020.

CANTERO, Manoel Ortega. Computers in education: The near future. In: Computers and Education in the 21st Century. Springer, Dordrecht, 2000. p. 3-16.

CARVALHO, Carlos Vitor de Alencar; CARVALHO, Janaina Veiga; SILVA, Júlio César da. VAPD-2D: Simulador para apoio ao ensino de engenharia ambiental. Revista Eletrônica TECCEN, 2008, v. 1, n. 2, p. 1-8. Disponível em: https://bit.ly/2wFdewC. Acesso em: 13 abr. 2020.

CHETLEN, Alison L., et al. Conventional medical education and the history of simulation in radiology. Academic radiology, v. 22, n. 10, p. 1252-1267, 2015.

CLAYTON, Govinda; GIZELIS, Theodora-Ismene. Learning through simulation or simulated learning? An investigation into the effectiveness of simulations as a teaching tool in higher education. 2005. Disponível em: https://www.semanticscholar.org/paper/Learning-through-Simulation-or-Simulated-Learning-a-Clayton/c26e917501278fe52e864cf19b91f5cf283b184d. Acesso em: 11 nov. 2019.

EJ ESCOLA DE AVIAÇÃO CIVIL. Escola de voo, treinamento inicial e padronização de voo por instrumentos. Disponível em: https://www.ej.com.br/show-informativo/364/simuladores-de-voo-treinamento-inicial-e-padronizao-de-voo-por-instrumentos. Acesso em: 11 nov. 2019.

FERREIRA, Claudenice; CARVALHO, Josiane Martins; CARVALHO, Fernando Luís de Queiroz. Impacto da metodologia de simulação realística, enquanto tecnologia aplicada a educação nos cursos de saúde. Anais do Seminário Tecnologias Aplicadas a Educação e Saúde, v. 1, n. 1, 2015. Disponível em: https://bit.ly/2NBZTtk . Acesso em: 11 nov. 2019.

FITZSIMONS, M. Engaging Students' Learning through Active Learning. Irish Journal of Academic Practice, 2014, v. 3, n. 1, p. 1-26. Disponível em: https://bit.ly/2wFlFrM. Acesso em: 13 abr. 2020.

FLORES, Cecília Dias; BEZ, Marta Rosecler; BRUNO, Rosana Mussoi. O uso de simuladores no ensino da medicina. Revista Brasileira de Informática na Educação, v. 22, n. 02, p. 98, 2014. Disponível em: https://bit.ly/33hrp62. Acesso em: 11 nov. 2019.

FRANÇA, Rozelma Soares de; SILVA, Ana Cristina Barbosa da. Avaliação de softwares educativos para o ensino de língua portuguesa. Revista Brasileira de Informática na Educação, 2014, v. 22, n. 3, p. 23-34. Disponível em: https://bit.ly/2RAxQgB. Acesso em: 13 abr. 2020.

FREGONEZE, Gisleine Bartolomei et al. Metodologia científica. Londrina: Educacional, 2014.

GEERAERTS, Thomas; TRABOLD, Fabien. The simulator of critical situations in anesthesia. In: FAUQUET-ALEKHINE, Philippe.; PEHUET, Nane. (Ed.). Simulation training: fundamentals and applications. Springer, 2016. Cap. 4, p. 87-94. Disponível em: https://bit.ly/36wuWzm. Acesso em: 11 nov. 2019.

GIRAFFA, Lucia Maria Martins. Uma odisséia no ciberespaço: O software educacional dos tutoriais aos mundos virtuais. Revista Brasileira de Informática na Educação, 2009, v. 17, n. 1, p. 20-30. Disponível em: https://bit.ly/2V2YalQ. Acesso em: 13 abr. 2020.

GREGÓRIO, Eliana Aparecida; OLIVEIRA, Luiza Gabriela; MATOS, Santer Alvares. Uso de simuladores como ferramenta no ensino de conceitos abstratos de Biologia: uma proposição investigativa para o ensino de síntese proteíca. Experiências em ensino de Ciências, 2016, v. 11, n. 1, p. 101-125. Disponível em: https://bit.ly/3cg2uE4. Acesso em: 13 abr. 2020.

HAMANN, R. Project Cockpit BR: um simulador de voo incrível e 100% nacional. 2012. Disponível em: https://www.tecmundo.com.br/campus-party-brasil-2012/19138-project-cockpit-br-um-simulador-de-voo-incrivel-e-100-nacional.htm. Acesso em: 11 nov. 2017.

HILLESHEIM, Geraldo Jose; SCHOTTZ, Eliane de Souza. Softwares simuladores interativos aplicados ao estudo de biologia. Maiêutica-Ciências Biológicas, v. 1, n. 1, 2014. Disponível em: https://bit.ly/2JQPk4t. Acesso em: 11 nov. 2019.

JESUS, Pedro Leandro Barreto de. Simuladores como ferramentas auxiliadoras no processo de ensino-aprendizagem de evolução biológica. 2018. Monografia (Licenciatura em Ciências Biológicas), Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2018. Disponível em: https://bit.ly/2wAL59X. Acesso em: 13 abr. 2020.

KAMPF, Ronit; STOLERO, Nathan. Computerized simulation of the Israeli-Palestinian conflict, knowledge gap, and news media use. Information, Communication & Society, v. 18, n. 6, p. 644-658, 2015.

LAW, Averill M.; KELTON, W. David. Simulation modeling and analysis. 2 ed. Singapore: Mc-Graw Hill International Editions, 1991.

LEITE, Daniela Sofia Teixeira. Jogos e simuladores: adequabilidade pedagógica no ensino da Economia e da Gestão: estudo do caso português. 2015. Dissertação (Mestrado em Gestão), Universidade Católica Portuguesa, Lisboa, Portugal. 2015. Disponível em: https://bit.ly/34yF3mK. Acesso em: 13 abr. 2020.

LITTLEWOOD, Keith E. et al. High-fidelity simulation is superior to case-based discussion in teaching the management of shock. Medical teacher, v. 35, n. 3, p. e1003-e1010, 2013.

MANOVICH, Lev. Software takes command. New York: Bloomsbury Academic, 2013.

MARAN, Nikki J.; GLAVIN, Ronnie J. Low-to high-fidelity simulation-a continuum of medical education? Medical education, v. 37, n. S1, p. 22-28, 2003.

McHANEY, Roger. Understanding computer simulation. BookBoon, 2009. Disponível em: https://bit.ly/2PNzj3k. Acesso em: 11 nov. 2019.

PASSOS, Denis da Silva; VENEGA, Virginia de Sousa; ROCHA, Marcelo Lisboa. Softwares para suporte no ensino de engenharia civil: um mapeamento sistemático do uso nas instituições brasileiras. REVISTA CEREUS, 2017, v. 9, n .4, p. 2-18. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/323686502_SOFTWARES_PARA_SUPORTE_NO_ENSINO_DE_ENGENHARIA_CIVIL_UM_MAPEAMENTO_SISTEMATICO_DOS_SEUS_USOS_NAS_INSTITUICOES_BRASILEIRAS . Acesso em: 13 abr. 2020.

PAZIN FILHO, Antônio.; SCARPELINI, Sandro. Simulação: definição. Medicina (Ribeirão Preto. Online), v. 40, n. 2, p. 162-166, 2007. Disponível em: https://bit.ly/36wOmnL . Acesso em 11 nov. 2019.

PEACEMAKER: Play the news. Solve the puzzle. Impact Games, 2018. Disponível em: http://www.peacemakergame.com/ . Acesso em: 11 nov. 2019.

PHET. Soluções de Açúcar e Sal. 2020. Disponível em: https://phet.colorado.edu/pt_BR/simulation/sugar-and-salt-solutions . Acesso em: 20 abr. 2020.

PINHEIRO, A. F.; PESSOA JÚNIOR, E. S. F.; ARAÚJO, M. D. Software de simulação: um recurso facilitador no processo de ensino aprendizagem de química no ensino médio. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO - EDUCER, 12., 2015,

Curitiba, PR. Anais... Curitiba, PR, 2015, p.2042-2057. Disponível em: https://bit.ly/2V4BSA3 . Acesso em: 13 abr. 2020.

PORTAL de periódicos. CAPES/MEC. 2017. Disponível em: https://www.periodicos.capes.gov.br/ . Acesso em: 11 nov. 2019.

PRENSKY, Marc. Aprendizagem baseada em jogos digitais. São Paulo: SENAC, p. 575, 2012.

PRENSKY, Marc. Digital natives, digital immigrants. On the Horizon, v. 9, n. 5, p. 1-6, 2001. Disponível em: http://www.marcprensky.com/. Acesso em: 11 nov. 2019.

PUBMED. National Center for Biotechnology Information (NCBI). 2017. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/. Acesso em: 11 nov. 2019.

RODRIGUES, R.; SOARES, R. P.; SECCHI, A. R. Coleção de 10 problemas numéricos típicos em Engenharia Química resolvidos com o simulador EMSO. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA QUÍMICA, 17., 2008. Anais..., 2008.

SADIDEEN, Hazim. et al. Simulators and the simulation environment: getting the balance right in simulation-based surgical education. International Journal of Surgery, v. 10, n. 9, p. 458-462, 2012. Disponível em: https://bit.ly/2CdQ9Ae . Acesso em: 11 nov. 2019.

SCIENCE DIRECT. Search for peer-reviewed journals, articles, book chapters and open access content. 2018. Disponível em: https://www.ScienceDirect.com . Acesso em: 11 nov. 2019.

SILVA, Karla Nunes da; FERREIRA, Luciana da Cunha; SILVA-FORSBERG, Maria Clara. Simulações computacionais aplicadas ao ensino da Biologia. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (SENEPT), 2., 2010.

Anais... Disponível em: http://if.ufmt.br/eenci/artigos/Artigo_ID303/v11_n1_a2016.pdf . Acesso em: 13 abr. 2020.

SILVA, Liane Márcia Freitas; PINTO, Marcel de Gois; SUBRAMANIAN, Anand. Utilizando o software Arena como ferramenta de apoio ao ensino em engenharia de produção. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 27., 2007. Anais... Disponível em: https://bit.ly/3b8OjjO . Acesso em: 13 abr. 2020.

SOARES, Antonio Augusto; MORAES, Letícia Estevão; OLIVEIRA, Franciéle Gonçalves. Ensino de matéria e radiação no ensino médio com o auxílio de simuladores interativos. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 32, n. 3, p. 915-933, 2015.

SOLOWAY, Eliot; PRYOR, Amanda. The next generation in human computer interaction. Communications of the ACM, v. 39, n. 4, p. 16-18, 1996.

SOUZA, Mariane M., et al. SPARSE: Um ambiente de ensino e aprendizado de engenharia de software baseado em jogos e simulação. In: Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE), 2010. Disponível em: https://bit.ly/2V3LSJI . Acesso em: 13 abr. 2020.

SQUIRE, Kurt, et al. Electromagnetism supercharged! Learning physics with digital simulation games, 2004. p. 513-520. Disponível em: https://bit.ly/3b5PT6b . Acesso em: 13 abr. 2020.

STRAUBHAAR, Joseph; LaROSE, Robert. Comunicação, mídia e tecnologia. Tradução de José Antonio Lacerda Duarte. São Paulo: Pioneira Thompson Learning, 2004.

STREICHER, Samantha J. et al. Learning Through Simulation. Chemical Engineering Education, v. 39, n. 4, p. 288-295, 2005.

TAVARES, Marcelo Carvalho. O uso dos softwares educativos no ensino-aprendizagem das quatro operações matemáticas. Ensino & Pesquisa, 2015, v. 13, n. 01, p. 109-117. Disponível em: https://bit.ly/3baA2TS . Acesso em: 13 abr. 2020.

TEIXEIRA, Floripes; SILVA, Fábio; BRITO, Patrick. Uma revisão sistemática sobre softwares educacionais para o ensino de Libras. In: Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE), 2016. p. 896. Disponível em: https://bit.ly/2xpzbQB . Acesso em: 13 abr. 2020.

TRINDADE, Filipe Silveira, et al. Uso de softwares livres de SIG como uma ferramenta no ensino de geografia: mapeamento de áreas de risco. Caminhos de Geografia - revista online, 2014, v. 15, n. 51. Disponível em: https://bit.ly/3cikBt8 . Acesso em: 13 abr. 2020.

TV PUC-RIO. TV PUC-Rio: Mesa anatômica virtual 3D – Mostra PUC. [YouTube]. 2014. 2min22seg - 1min12seg. Disponível em: https://youtu.be/cuR5-N2a3co . Acesso em: 11 nov. 2019.

VALENTE, José Armando. Diferentes usos do computador na educação. In: ______. (Org). Computadores e conhecimento: repensando a educação. 2. ed. Campinas: UNICAMP/NIED, 1993. Cap. 1, p. 1-28. Disponível em: https://bit.ly/2WPzzQM . Acesso em: 11 nov. 2019.

VIDAL-GOMEL, Christine; FAUQUET-ALEKHINE, Philippe. Reflections and Theoretical Contributions Regarding Trainers. In: FAUQUET-ALEKHINE, Philippe; PEHUET, Nane. (Ed.). Simulation training: fundamentals and applications. Springer, 2016. Cap. 1, p. 1-30. Disponível em: https://bit.ly/36wuWzm . Acesso em: 11 nov. 2019.

ZIV, Amitai. et al. Simulation-based medical education: an ethical imperative. Academic Medicine, v. 78, n. 8, p. 783-788, 2003.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Copyright (c) 2021 ETD - Educação Temática Digital

Downloads

Não há dados estatísticos.