Banner Portal
Avaliação da interferência de uma abordagem educativa sobre o uso do smartphone por mestrandos da área da saúde
PDF

Palavras-chave

Telefone
Internet
Vícios
Saúde e educação

Como Citar

LOUREIRO, Luciana Drumond; SOUZA, Luciane Zanin de; FLÓRIO, Flávia Martão. Avaliação da interferência de uma abordagem educativa sobre o uso do smartphone por mestrandos da área da saúde. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 23, n. 4, p. 842–861, 2021. DOI: 10.20396/etd.v23i4.8658174. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8658174. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

O objetivo deste estudo experimental longitudinal foi avaliar a interferência de uma abordagem educativa no padrão de uso do smartphone e dependência de internet por mestrandos da área da saúde. A amostra foi composta por 18 mestrandos em Saúde Coletiva. Foram utilizados 01 aplicativo de smartphone (UBhind) que verificou o padrão de uso deste; e 02 questionários: sócio econômico e o Teste de Dependência de Internet (TDI). Os dados foram coletados em sala de aula em 3 momentos diferentes (T0, T1, T2). No início do módulo de aula T1, houve uma abordagem educativa sobre o uso do smartphone, risco de dependência de internet e prejuízos. Realizou-se análises descritivas para as variáveis e modelos lineares generalizados para medidas repetidas no tempo, nível de significância de 5%. Encontrou-se um uso de smartphone médio de 4,4h (T0), 4h (T1) e 4,5h (T2); frequência de checagem de 92,3 vezes (T0), 86,3 (T1) e 90,5 (T2); pico de uso a noite; e, nos smartphones (Android), WhatsApp foi o aplicativo mais utilizado, totalizando 45% do tempo no smartphone, enquanto o uso mínimo de internet representou 75%. O teste de dependência de internet apresentou aumento de 42,9% (T0) para 50% (T2) de usuários sem risco de dependência, porém a porcentagem de usuários problemáticos (médio e alto risco) se manteve em 14,3%. Concluiu-se que a abordagem educativa realizada não foi suficiente para alterar o padrão de uso do smartphone e nem reduzir a quantidade de usuários problemáticos de internet.

https://doi.org/10.20396/etd.v23i4.8658174
PDF

Referências

ALTMANN, Erick M; TRAFTON J Gregory; HAMBRICK, David Z. Momentary interruptions can derail the train of thought. Journal of experimental psychology: general, v. 143, n. 1, p. 215-226, 2014.

AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais: DSM-5. Tradução Maria Inês Corrêa Nascimento et al. 5. ed. Porto Alegre, RS: Artmed, 2014.

ANDREWS Sally et al. Beyond self-report: tools to compare estimated and real-world smartphone use. Plos One, v. 10, n. 10. p. 1-9, 2015.

APP ANNIE. The state of mobile 2019, App Annie. 2019. Disponível em: https://www.appannie.com/en/go/state-of-mobile-2019/ . Acesso em: 24 abr. 2019

ATTIA, Najya et al. The potential effect of technology and distractions on undergraduate students’ concentration. Pakistan Journal of Medical Sciences, v. 33, n. 4, p. 860-865, 2017.

CERVERA, Diana Patrícia Patino; PARREIRA, Bibiane Dias Miranda; GOULART, Bethania Ferreira. Educação em saúde: percepção dos enfermeiros da atenção básica em Uberaba (MG). Ciência e saúde coletiva, v. 16, suplemento 1, p. 1547-1554, 2011. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232011000700090&lng=en&nrm=iso . Acesso em: 31 out. 2019. ISSN 1413-8123.

CHEN, Jingwei et al. General deficit in inhibitory control of excessive smartphone users: evidence from an event-related potential study. Frontiers in Psychology, v. 7, p. 1-9, 2016.

CHOI, Sam-Wook et al. Comparison of risk and protective factors associated with smartphone addiction and Internet addiction. Journal of Behavioral Addictions, v. 4, n. 4, p. 308-314, 2015.

CONTI, Maria Aparecida, et al. Avaliação da equivalência semântica e consistência interna de uma versão em português do Internet Addiction Test (IAT). Revista de Psiquiatria Clínica, v. 39, n. 3, p. 106-110, 2012.

COSTA, Simone de Godoy; NOGUEIRA, Maria Suely. Validação para o Brasil da escala Revised two-factor Study Process Questionnaire (R-SPQ-2F). 2010. 112 f. Tese (Enfermagem enquanto prática social/professional) - Escola de enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, SP, 2010.

DUKE, Éilish; MONTAG, Christian. Smartphone addiction, daily interruptions and self-reported productivity. Addictive Behaviors Reports, v. 6, p. 90-95, 2017.

ELHAI, Jon et al. Depression and emotion regulation predict objective smartphone use measured over one week. Personality and Individual Differences, v. 133, p. 21-28, 2018.

ELLIS, David Alexander et al. Digital traces of behaviour within addiction: response to griffiths. International Journal of Mental Health and Addiction, v. 16, n. 1, p. 240-245, 2018.

HAUG, Severin et al. Smartphone use and smartphone addiction among young people in Switzerland. Journal of Behavioral Addictions, v. 4, n. 4, p. 299-307, 2015.

HUSSAIN, Zaheer; GRIFFITHS Mark D; SHEFFIELD, David. An investigation into problematic smartphone use: the role of narcissism, anxiety, and personality factors. Journal of Behavioral Addictions, v. 6, n. 3, p. 378-386, 2017.

KEMP, Simon. Digital in 2018: essential insights into internet, social media, mobile and ecommerce use around the world. Agência We are social e Hootsuit. 2018. Disponível em: https://wearesocial.com/blog/2018/01/global-digital-report-2018 . Acesso em: 07 jan. 2019

KEMP, Simon. Digital 2019: essential insights into how people around the world use the internet, mobile devices, social media and e-commerce. Agência We are social e Hootsuit. 2019. Disponível em: https://datareportal.com/reports/digital-2019-global-digital-overview. Acesso em: 12 set. 2019.

KEMP, Simon. Digital 2019 Brazil: all the data and trends you need to understand internet, social media, mobile and e-commerce behaviours in 2019. Agência We are social e Hootsuit. 2019. Disponível em: https://datareportal.com/reports/digital-2019-brazil. Acesso em: 12 set. 2019.

LI, Wen et al. Characteristics of internet addiction/pathological internet use in U.S. university students: a qualitative-method investigation. Plos One, v. 10, n. 2, p. 1-19, 2015.

LIN, Yu-Hsuan et al. Time distortion associated with smartphone addiction: identifying smartphone addiction via a mobile application (App). Journal of Psychiatric Research, v. 65, p. 139-145, 2015.

MISHRA, Sushma et al. The impact of internet addiction on university students and its effect on subsequent academic success: a survey-based study. Issues in Information Systems, v. 15, n. 1, p. 344-352, 2014.

MITCHELL, Lewis; HUSSAIN, Zaheer. Predictors of problematic smartphone use: an examination of the integrative pathways model and the role of age, gender, impulsiveness, excessive reassurance seeking, extraversion, and depression. Behavioral Sciences, v. 8, n. 8, 2018.

MOK, Jung-Yeon et al. Latent class analysis on internet and smartphone addiction in college students. Neuropsychiatric Disease and Treatment, v. 10, p. 817-828, 2014.

MONTAG, Christian et al. Recorded behavior as a valuable resource for diagnostics in mobile phone addiction: evidence from psychoinformatics. Behavioral Sciences, v. 5, n. 4, p. 434-442, 2015.

MONTAG, Christian et al. Smartphone usage in the 21st century: who is active on WhatsApp? BMC Research Notes, v. 8, 2015.

MONTAG, Christian; WALLA, Peter. Carpe diem instead of losing your social mind: beyond digital addiction and why we all suffer from digital overuse. Cogent Psychology, v. 3, n. 1, 2016.

OPAS - Organização Pan-Americana da Saúde. OMS divulga nova Classificação Internacional de Doenças (CID 11). 2018. Disponível em: https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=5702:oms-divulga-nova-classificacao-internacional-de-doencas-cid-11&Itemid=875. Acesso em: 29 ago. 2018.

RENNECKER, Julie; GODWIN, Lindsey. Delays and interruptions: a self-perpetuating paradox of communication technology use. Information and organization, v. 15, n. 3, p. 247-266, 2005.

ROZGONJUK, Dmitri; SAAL Kristiina; TÄHT, Karin. Problematic smartphone use, deep and surface approaches to learning, and social media use in lectures. International Journal of Environmental Research and Public Health, v. 15, n. 1, 2018.

SILVA, Mathias Paulo Loredo et al. The use of smartphones in different phases of medical school and its relationship to internet addiction and learning approaches. Journal of Medical Systems, v. 42, n. 6, 2018.

SOHN, Samantha et al. Prevalence of problematic smartphone usage and associated mental health outcomes amongst children and young people: a systematic review, meta-analysis and GRADE of the evidence. BMC Psychiatry, v. 19, n. 356, 2019.

TAMURA, Hakura et al. Association between excessive use of mobile phone and insomnia and depression among Japanese adolescents. International Journal of Environmental Research and Public Health, v. 14, n. 7, 2017.

UPADHAYAY, Namrata; GURAGAIN, Sanjeev. Internet use and its addiction level in medical students. Advances in Medical Education and Practice, v. 8, p. 641-647, 2017.

WILCOCKSON, Thomas; ELLIS David Alexander; SHAW, Heather. Determining typical smartphone usage: What data do we need? Cyberpsychology, behavior, and social networking, v. 21, n. 6, p. 395-398, 2018.

YOGESH, Saxena; ABHA, Shrivastana; PRIYANKA, Singh. Short communication mobile usage and sleep patterns among medical students. Indian Journal of Physiology and Pharmacology, v. 58, n. 1, p. 100-103, 2014.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Copyright (c) 2021 ETD - Educação Temática Digital

Downloads

Não há dados estatísticos.