Resumo
Na escola, professores acreditam que o tema saúde deve ser tratado pelos pares com formação inicial ligados à área. A formação continuada em serviço mediada por tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) pode ser uma estratégia para disseminar conhecimentos sobre o tema da saúde e alterar concepções e crenças sobre quem são os responsáveis por desenvolvê-lo na escola. Apesar de existirem alguns estudos sobre o tema, é necessário conhecer de que modo estão obtendo resultado e quais fatores podem se associar ao sucesso de um curso mediado por TDIC. Assim, esta revisão objetivou analisar criticamente os estudos levantados em relação aos resultados obtidos em cursos de formação continuada mediada por TDIC e fatores que se associaram à aprendizagem dos professores. Esta pesquisa de revisão do tipo estado da arte analisou 11 estudos sobre formação continuada de professores mediada por TDIC sobre o tema saúde na escola. Se encontrou que a aprendizagem se relacionou à três fatores: o pessoal (conhecimentos ligados ao conteúdo e a tecnologia), o comportamental (interação, engajamento e estratégias de aprendizagem), e o ambiental (estrutura e formatação do curso, e processos de tutoria). Compreende-se que a formação mediada por TDIC pode ser um elemento importante para o desenvolvimento dos professores, dos processos formativos, e da qualidade de ensino na Educação Básica. Contudo, maior atenção é necessário dispender para como ocorrem esses processos.
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