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Delicadezas e re-existêcias na terra da makunaima
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Palavras-chave

Educação
Intercultura
Proposições
Arte - Educação

Como Citar

SILVA, Ivete Souza da. Delicadezas e re-existêcias na terra da makunaima: proposições educativas . ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 24, n. 2, p. 335–349, 2022. DOI: 10.20396/etd.v24i2.8659894. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8659894. Acesso em: 18 abr. 2024.

Resumo

Os escritos aqui apresentados são um recorte da pesquisa de Estágio Pós-Doutoral que desenvolvo no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGE/UFSC) na linha Educação e Comunicação. Tem como proposta criar proposições educativas que abordem as questões interculturais a partir da narrativa dos moradores das cidades de Boa Vista - RR e Florianópolis - SC. A construção destas proposições inicia por meio do bordado com a criação de objetos artísticos carregados de simbologias representativas dos saberes locais, disparados por minhas memórias a partir da experiência vivida nesses dois lugares. Esses objetos vão ao encontro dos moradores de ambas as cidades com a intenção de provocar diálogos interculturais a partir da escuta das narrativas de seus moradores. Para tecer os fios desse diálogo toma-se como princípio metodológico a ideia de ambientação trazida por Hélio Oiticica em seu Programa Ambiental. Nesta oportunidade compartilharei reflexões a partir da proposição educativa intitulada 'Delicadezas e Re-existência', realizada em Boa Vista-RR na Galeria de Arte Indígena Contemporânea Jaider Esbell. Levar a escola/universidade para dentro de outros lugares e fazer de outros lugares escola/universidade é a provocação deixada pelas proposições educativas que venho pensando. 'Delicadezas e Re-existência na Terra de Makunaima' foi um pouco disso, um espaço de aprendizagem rico de possibilidades, provocador da construção de diálogos interculturais.

https://doi.org/10.20396/etd.v24i2.8659894
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Referências

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