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Uma análise de teses e dissertações sobre o programa especial de formação docente
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Palavras-chave

Formação de professores
Formação pedagógica
Estado do conhecimento

Como Citar

FORTUNATO, Ivan; ARAÚJO, Osmar Hélio Alves; FERREIRA, Liliana Soares. Uma análise de teses e dissertações sobre o programa especial de formação docente. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 24, n. 3, p. 545–563, 2022. DOI: 10.20396/etd.v24i3.8661108. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8661108. Acesso em: 13 abr. 2024.

Resumo

Este artigo apresenta um estado do conhecimento das teses e dissertações defendidas a respeito do Programa Especial de Formação Pedagógica. Apresenta-se um inventário como resultado de um mapeamento realizado no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES, no qual foram localizadas oito dissertações a respeito do curso entre 2013 e 2018. De modo geral, as dissertações apresentando os pontos de vistas de estudantes de cursos de Formação Pedagógica, além de docentes e coordenadores de cursos e até mesmo diretores e supervisores escolares. Como resultado, vimos que a percepção das pessoas envolvidas contrariam as críticas produzidas pela academia de que este tipo de formação docente é aligeirada, portanto sem qualidade. Ao final, espera-se que os aspectos positivos ressaltados pelo inventário ajudem o fortalecimento dos Programas Especiais de Formação Pedagógica a se consolidarem como um meio efetivo de formação docente, inicial e/ou continuada.

https://doi.org/10.20396/etd.v24i3.8661108
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