Banner Portal
Um filme na mão e um real na cabeça
PDF (Español (España))

Palavras-chave

Cinema
Geografia
Educação
Drama
Cultura visual

Como Citar

HOLLMAN, Veronica; AROSTEGUY, Agustín. Um filme na mão e um real na cabeça: o cinema na cultura visual dos professores de geografia argentinos. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 23, n. 2, p. 394–414, 2021. DOI: 10.20396/etd.v23i2.8661473. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8661473. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

Neste artigo, nos concentramos nas respostas de 32 professores argentinos a duas partes do questionário comum da pesquisa ‘As telas da escola: cinema e profesores de geografia’ da Rede Internacional de Pesquisa Imagens, Geografias e Educação. A partir desses dados construímos a lista de filmes que os professores assistiram e a lista de filmes utilizados para trabalhar conteúdos e questões de geografia. Uma primeira aproximação revela que a primeira lista é menos extensa e variada que a segunda. É muito provável que os professores tenham visto muitos mais filmes do que foram capazes de citar ao responder o questionário. Poderíamos até conjeturar que os conteúdos escolares funcionaram como uma referência efetiva para identificar, selecionar e lembrar os títulos de um universo maior de filmes. Sem esquecer essa possibilidade, pensamos que a análise de cada uma dessas duas listas e de suas relações oferece pistas para escrutinar alguns aspectos da cultura visual dos professores em um país que, desde o início da década de 1990 não apenas experimentou um crescimento sustentado na produção de filmes nacionais, mas também um adensamento das suas formas narrativas. Talvez, também nos permita entender como essa cultura visual funciona como uma peneira a partir da qual se resolvem os mundos que podem efetivamente entrar na sala de aula. Por fim, a partir dos filmes mais vistos e utilizados pelos professores, nos propomos pensar nas outras possibilidades que o cinema abre nas salas de aula de geografia.

https://doi.org/10.20396/etd.v23i2.8661473
PDF (Español (España))

Referências

ALGUNAS SUGERENCIAS DE PELÍCULAS ARGENTINAS RECIENTES

ANDERMANN, Jens. New argentine cinema. New York: I.B. Tauris. 2012, 210 p.

ANGE, Luis. Psicología y pedagogía del cinematógrafo instructive. El Monitor de la Educación Común, diciembre de 1932, p.35-43.

BARBERO, Jesús Martín. De los medios a las mediaciones. Comunicación, Cultura y Hegemonía. México: Editorial Gustavo Gili. 1993, 298 p.

BARBOSA, Cristiano. Da observação do filme pronto à filmagem-aprendizagem do Trakinagem: do lugar distante ao lugar onde se vive. SEMINÁRIO VIRTUAL “AS TELAS DA ESCOLA: CINEMA E PROFESSORES DE GEOGRAFIA”. Rede Internacional de Pesquisa Imagens, Geografias e Educação, 2020. (Comunicação).

BARBOSA, Cristiano. O espaço em devir no documentário: cartografía dos encontros entre cinema e escola. 2017. 201 f. Tese (Doutorado em Educação, Área de Concentração de Educação, Conhecimento, Linguagem e Arte) - Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2017.

BURUCÚA, Constanza. El melodrama en América Latina: persistencia de un sentimiento. Cuadernos Hispanoamericanos, n. 679, 2007, p. 37-44.

CARLI, Sandra. Ver este tiempo. Las formas de lo real. En: DUSSEL, Inés; GUTIERREZ, Daniela (Org.) Educar la mirada: políticas y pedagogías de la imagen. Buenos Aires: Manantial, 2006, p.85-96.

CRARY, Jonathan. Las técnicas del observador. Visión y modernidad en el siglo XIX. Murcia: Cendeac, [1990] 2008.

DE YBARRA, Edward. Inventar el cine. Propuestas y reflexiones de siete proyectos latinoamericanos que incitan la experiencia cinematográfica en escuelas u otros entornos de aprendizaje habitados por infancias y juventudes. Asociación Cultural Bulla. 2020.

EL futuro perfecto (largometraje). Nele Wohlatz. 2018. Argentina. 63 minutos.

EL secreto de sus ojos (largometraje). Juan José Campanella. Argentina-España. 2009. Duración: 127 minutos.

FICCIÓN privada (largometraje). Andrés Di Tella. Argentina. 2019. 78 minutos.

FUENTES

Hamaca paraguaya (largometraje). Paz Encina. Paraguay-Francia-Países Bajos-Austria-Alemania-Argentina. 2006. Duración: 73 minutos.

HOLLMAN, Verónica. Enseñar a mirar lo (in)visible a los ojos: la instrucción visual en la geografía escolar argentina (1880-2006). En: LOIS, Carla y HOLLMAN, Verónica (Coord.) Geografía y cultura visual: los usos de las imágenes en las reflexiones sobre el espacio. Rosario: Prohistoria, 2013, p. 55-78.

INCAA. Anuario 2010 de la industria de Cine. Buenos Aires.

INCAA. Anuario 2011 de la industria cinematográfica y audiovisual argentina. Coordinación General Julio Tuozoo. Buenos Aires.

INCAA. Anuario 2012 de la industria cinematográfica y audiovisual argentina. Coordinación General Julio Tuozoo. Buenos Aires.

INCAA. Anuario 2015 de la industria cinematográfica y audiovisual argentina. Coordinación General Ezequiel Iandritsky. Buenos Aires.

INCAA. Anuario 2016 de la industria cinematográfica y audiovisual argentina. Coordinación General Juan Boeris. Buenos Aires.

INCAA. Anuario 2017 de la industria cinematográfica y audiovisual argentina. Coordinación General Juan Boeris. Buenos Aires.

INCAA. Anuario 2018 INCAA de la industria cinematográfica y audiovisual argentina. Coordinación General Patricia Moro. Buenos Aires.

LA afinadora de árboles (largometraje). Natalia Smirnoff. Argentina-México. 2019. 101 minutos.

LARROSA, Jorge. La experiencia de la lectura. Estudios sobre literatura y formación. Nueva edición revisada y aumentada. México, Fondo de Cultura Económica. 2011 [1996]. 654 p.

MEMORIA fotográfica (largometraje). Pablo Pintor. Argentina. 2020. 77 minutos.

MIGLIORIN, Cezar. Documentário recente brasileiro e a política das imagens. En: MIGLIORIN, Cezar (Org.). Ensaios do real: o documentário brasileiro hoje. Rio de Janeiro: Beco do Azougue, 2010, p. 9-25.

MONSIVÁIS, Carlos. Se sufre porque se aprende. (De las variedades del melodrama en América latina). En: DUSSEL, Inés; GUTIERREZ, Daniela (Org.). Educar la mirada: políticas y pedagogías de la imagen. Buenos Aires: Manantial, 2006, p.23-58.

NUNES, Flaviana Gasparotti. Cinema e professores de geografia: aproximações e distanciamentos - considerações a partir da rede pública de Dourados (MS). SEMINÁRIO VIRTUAL “AS TELAS DA ESCOLA: CINEMA E PROFESSORES DE GEOGRAFIA”. Rede Internacional de Pesquisa Imagens, Geografias e Educação, 2020. (Comunicação).

OLIVEIRA JUNIOR, Wenceslao Machado. O mistério das comédias entre o cinema e a escola: perguntas de uma pesquisa às respostas dos professores de Geografia. SEMINÁRIO VIRTUAL “AS TELAS DA ESCOLA: CINEMA E PROFESSORES DE GEOGRAFIA”. Rede Internacional de Pesquisa Imagens, Geografias e Educação, 2020. (Comunicação)

PAULS, Alan. El melodrama argentino. Le Monde Diplomatique, n. 148, octubre 2011.

SACHERI, Eduardo. La pregunta de sus ojos. Buenos Aires: Alfaguara, 2005. 320 p.

SARLO, Beatriz. Signos de pasión. Claves de la novela sentimental del Siglo de las Luces a nuestros días. Buenos Aires: Biblos, 2012. 77p.

SERRA, María Silvia. Cine, escuela y discurso pedagógico. Articulaciones, inclusiones y objeciones en el siglo XX en Argentina. Buenos Aires: Teseo, 2011. 368 p.

SUEÑO Florianópolis (largometraje). Ana Katz. 2018. Argentina-Brasil. 103 minutos.

TAMBIÉN la lluvia (largometraje). Icíar Bollaín. España-Bolivia-Francia. 2010. Duración: 103 minutos.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Copyright (c) 2021 Veronica Hollman, Agustín Arosteguy

Downloads

Não há dados estatísticos.