Um filme na mão e um real na cabeça

o cinema na cultura visual dos professores de geografia argentinos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20396/etd.v23i2.8661473

Palavras-chave:

Cinema, Geografia, Educação, Drama, Cultura visual

Resumo

Neste artigo, nos concentramos nas respostas de 32 professores argentinos a duas partes do questionário comum da pesquisa ‘As telas da escola: cinema e profesores de geografia’ da Rede Internacional de Pesquisa Imagens, Geografias e Educação. A partir desses dados construímos a lista de filmes que os professores assistiram e a lista de filmes utilizados para trabalhar conteúdos e questões de geografia. Uma primeira aproximação revela que a primeira lista é menos extensa e variada que a segunda. É muito provável que os professores tenham visto muitos mais filmes do que foram capazes de citar ao responder o questionário. Poderíamos até conjeturar que os conteúdos escolares funcionaram como uma referência efetiva para identificar, selecionar e lembrar os títulos de um universo maior de filmes. Sem esquecer essa possibilidade, pensamos que a análise de cada uma dessas duas listas e de suas relações oferece pistas para escrutinar alguns aspectos da cultura visual dos professores em um país que, desde o início da década de 1990 não apenas experimentou um crescimento sustentado na produção de filmes nacionais, mas também um adensamento das suas formas narrativas. Talvez, também nos permita entender como essa cultura visual funciona como uma peneira a partir da qual se resolvem os mundos que podem efetivamente entrar na sala de aula. Por fim, a partir dos filmes mais vistos e utilizados pelos professores, nos propomos pensar nas outras possibilidades que o cinema abre nas salas de aula de geografia.

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Biografia do Autor

Veronica Hollman, Universidade de Buenos Aires

Doutor em Ciências Sociais pela Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (FLACSO). Professora em Geografia pela Universidade Nacional de Comahue. Buenos Aires, Argentina. Pesquisadora Independente do CONICET, baseado no Instituto de Geografia "Romualdo Ardissone" da Faculdade de Filosofia e Letras da Universidade de Buenos Aires. 

Agustín Arosteguy, Universidade de Buenos Aires

Doutor em Estudos Interdisciplinares do Lazer pela Universidade Federal de Minas Gerais. Escritor e pesquisador posdoutoral do CONICET trabalhando no Instituto de Geografia Romualdo Ardissone da Universidade de Buenos Aires. Integrante do Grupo de Pesquisa LUCE/UFMG, do Grupo de Pesquisa Cultura, Natureza e Território/UBA e da Rede Internacional de Imagens, Educação e Geografia. 

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Publicado

2021-05-19

Como Citar

HOLLMAN, V.; AROSTEGUY, A. Um filme na mão e um real na cabeça: o cinema na cultura visual dos professores de geografia argentinos. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 23, n. 2, p. 394–414, 2021. DOI: 10.20396/etd.v23i2.8661473. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8661473. Acesso em: 26 jul. 2021.