As imagens da Amazônia

entre cinema e geografia escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20396/etd.v23i2.8661516

Palavras-chave:

Amazônia, Imagem, Cinema, Geografia escolar

Resumo

Este texto resulta da pesquisa intitulada “As telas da escola: cinema e professores de Geografia” oriunda da Rede Internacional de Pesquisa “Imagens, Geografias e Educação” realizada com professores de Geografia da educação básica. Com base nos resultados da pesquisa apresentamos uma reflexão com as imagens que aparecem nos filmes citados sobre a Amazônia. A ausência de filmes sobre a região norte marca o interesse dessa investigação. Como a geografia escolar trata a região norte e a Amazônia quase como sinônimo, direcionamos nossa investigação para as imagens da Amazônia. A partir de respostas específicas do questionário, de pesquisas em livros didáticos e das produções cinematográficas citadas, problematizamos as relações que se estabelecem entre cinema e professores de Geografia. A pesquisa revelou que os professores de Geografia utilizam filmes para ilustrar, representar conteúdos e temáticas geográficas, ou seja, o cinema é tomado como recurso didático, documento de uma perspectiva educacional baseada na transmissão de informações. Embora tenhamos observado uma diversidade de imagens da Amazônia, a força da repetição apresenta-se muito mais pungente; as imagens da floresta continental e o crescente desmatamento, ambas consubstanciam uma contradição que não nos permite pensar o espaço como multiplicidade.   

PALAVRAS-CHAVE: Imagens da Amazônia. Cinema. Geografia Escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raphaela de Toledo Desiderio, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

Doutora em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora da Faculdade de Ciências Humanas do Instituto de Estudos do Trópico Úmido pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA).

Ana Maria Hoepers Preve, Universidade do Estado de Santa Catarina

Pós-doutoranda na Faculdade de Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Professora Doutora da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), membro da Rede Internacional de Pesquisa "Imagens, Geografias e Educação".

Referências

AMAZÔNIA S/A (Sociedade Anônima). Direção de Estevão Ciavatta e Fernando Acquarone. Brasil, Pindorama Filmes, 2015. (Youtube)

CRUZ, Valter do Carmo. R-existências, territorialidades e identidades na Amazônia. Terra Livre, Goiânia, ano 22, v. 1, n. 26, p. 63-89, jan./jun, 2006.

GODOY, Ana. A menor das ecologias. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2008.

HAESBAERT, Rogério da Costa. Regional-Global: dilemas da região e da regionalização na geografia contemporânea. 3. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2018.

LUCCI, Elian Alabi; BRANCO, Anselmo Lazaro; FUGII, William. Geografia: território e sociedade, 7º ano: ensino fundamental, anos finais. São Paulo, 2018.

MASSEY, Doreen. Filosofia e Política da Espacialidade: algumas considerações. GEOgraphia – Revista do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal Fluminense, Niterói, ano 6, n. 12, p. 07-23, 2014. Disponível em: https://periodicos.uff.br/geographia/article/view/13477/8677. Acesso em: 31 ago. 2020.

OLIVEIRA JR., Wenceslao Machado de. Tropas de imagens partilham o (não) saber geográfico: territórios contestados de poder. Punto Sur, v. 2, p. 5-19, en./jun, 2020. Disponível em: http://revistascientificas.filo.uba.ar/index.php/RPS/issue/view/640. Acesso em: 30 ago. 2020.

OLIVEIRA JR., Wenceslao Machado de. O mistério das comédias entre o cinema e a escola - primeiras perguntas de uma pesquisa às respostas dos professores de Geografia. In: ENCONTRO NACIONAL DE PRÁTICA DE ENSINO EM GEOGRAFIA, 12., 2017. Anais do XII ENPEG, Belo Horizonte, 2017. v. 1. p. 1142-1162.

OLIVEIRA JR., Wenceslao Machado de; GIRARDI, Gisele. Diferentes Linguagens no Ensino de Geografia. In: ENCONTRO NACIONAL DE PRÁTICA DE ENSINO DE GEOGRAFIA, 11., 2011, Goiânia. Anais... Goiânia, 2011, p. 1 -11. Disponível em: https://poesionline.files.wordpress.com/2015/02/oliveirajrgirardi-20111.pdf. Acesso em: 15 jun. 2020.

POLICASTRO, Camila Benatti. “É só um filme”: aproximação entre a geografia escolar e o outro no/do cinema. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) -Universidade do Estado de Santa Catarina, 2020.

TAINÁ: uma aventura na amazônia. Direção de Lamarca; Sérgio Bloch. Brasil. Tietê Produções Cinematográficas Ltda., 2000 (101 min).

Downloads

Publicado

2021-05-19

Como Citar

DESIDERIO, R. . de T.; PREVE, A. M. . H. As imagens da Amazônia: entre cinema e geografia escolar. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 23, n. 2, p. 430–447, 2021. DOI: 10.20396/etd.v23i2.8661516. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8661516. Acesso em: 26 jul. 2021.