Banner Portal
Professores iniciantes e coformação
Foto de capa: Antonio Carlos Dias Júnior
PDF

Palavras-chave

Professor iniciante
Carreira docente
Formação continuada
Coformação
Políticas públicas

Como Citar

OLIVEIRA, Sandra de; BAHIA, Sabrine Borges de Mello Hetti; NEVES, Antônia Regina Gomes. Professores iniciantes e coformação: indicações para as políticas públicas de formação continuada. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 24, n. 4, p. 882–902, 2022. DOI: 10.20396/etd.v24i4.8663612. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8663612. Acesso em: 30 jun. 2024.

Resumo

Este texto foi escrito a partir dos resultados de um Projeto de Pesquisa CNPq desenvolvido com professores iniciantes de uma rede de ensino em um município da região do Vale do Rio dos Sinos/RS (2018-2021). O corpus empírico analisado é um conjunto de materiais oriundos de questionários on-line e das discussões de grupos de formação. O recorte teve como objetivo analisar narrativas de professores iniciantes que atuam nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (AIEF) sobre os processos de acolhimento, acompanhamento e formação continuada no início de carreira docente. Na articulação dos estudos sobre formação de professores e estudos sobre docência contemporânea, esta pesquisa permite ampliar a compreensão sobre a inserção dos professores na carreira docente. O estudo também contemplou a etapa de Revisão de Literatura sobre programas específicos para professores iniciantes. A problematização foi elaborada a partir dos conceitos de “coformação”, de “ética da partilha” e de “ethos aberto”. Os resultados apontam para a necessidade de programas que atentem para as demandas e especificidades dos professores iniciantes ao ingressarem na escola pública. O exercício analítico possibilitou inferir sobre a potência do trabalho de formação quando esse envolve o coletivo de professores: os sujeitos criam conexões e estabelecem redes de cooperação/colaboração que operam na constituição de uma ética da partilha. Por fim, apresentamos a coformação como possibilidade para pensar/criar outras práticas com foco na formação de professores iniciantes e o ethos aberto como condição potencial no desenvolvimento de políticas públicas para a formação continuada.

https://doi.org/10.20396/etd.v24i4.8663612
PDF

Referências

ALLIAUD, Andrea. Las políticas de desarrollo profesional del profesor principiante en el programa de acompañamiento de docentes noveles en su primera inserción laboral de Argentina. Revista Brasileira de Educação, v. 19, n. 56, p. 229-242, 2014. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1413-24782014000100012&script=sci_abstract&tlng=es. Acesso em: 12 maio 2019.

ANDRÉ, Marli et al. O papel do outro na constituição da profissionalidade de professoras iniciantes. Revista Eletrônica de Educação, v. 11, n. 2, p. 505-520, jun./ago. 2017. Disponível em: http://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/2231 . Acesso em: 15 fev. 2020.

ARENDT, Hannah. Entre o passado e o futuro. Trad. de Mauro W. Barbosa. 5. ed. São Paulo: Perspectiva, 1990.

BAHIA, Sabrine Borges de Mello Hetti. A constituição do(a) professor(a) iniciante: implicações da iniciação à docência. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, 2017.

BAHIA, Sabrine Borges de Mello Hetti; OLIVEIRA, Sandra de. Dimensão ética na constituição do professor iniciante: por uma ética da partilha. XII ANPEd-SUL. 2018. Disponível em: http://anais.anped.org.br/regionais/sites/default/files/trabalhos/2/1610-TEXTO_PROPOSTA_COMPLETO.pdf . Acesso em: 15 fev. 2020.

BAHIA, Sabrine Borges de Mello Hetti. Professores iniciantes nos anos iniciais do Ensino Fundamental e a constituição de uma docência engajada. Dissertação (mestrado) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Programa de Pós-Graduação em Educação.203 f. 2020. Disponível em: http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9195 . Acesso em: 12 nov. 2020.

BAHIA. Sabrine Borges de Mello Hetti; FABRIS, Elí Terezinha Henn; A constituição do professor iniciante: articulação entre ética da partilha e experiência coformativa. Revista Textura – Ulbra, 2021. Disponível em http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/5806 . Acesso em: 08 jun. 2021.

BOERR ROMERO, Ingrid. Acompañar los primeros pasos de los docentes. La construcción de una política de inserción al ejercicio profesional. Santiago de Chile: Santillana, 2011.

BORGES, Fabiana Vigo Azevedo. Os especialistas escolares no trabalho de mentoria: desafios e possibilidades. 2017. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2017.

BRASIL. Ministério da Educação. BNC - Formação de Professores. 18 dez. 2018b. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/busca-geral/211-noticias/218175739/72091-proposta-de-novas-normas-para-a-formacao-do-professor-avanca . Acesso em: 6 mar. 2019.

BRASIL. Ministério da Saúde. Resolução nº 510, de 7 de abril de 2016. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, p. 44-46, 24 maio 2016. Disponível em: http://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2016/Reso510.pdf . Acesso em: 13 ago. 2019.

BUENO, Adriana Helena. Contribuições do programa de mentoria do portal dos professores-UFSCar: auto-estudo de uma professora iniciante. 2008. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Programa de Pós-Graduação em Ciências Humanas, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2008.

CALIL, Ana Maria Gimenes Corrêa. A formação continuada no município de Sobral (CE). 2014. Tese (Doutorado em Psicologia) - Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014.

CASTRO, Edgardo. Diccionario Foucault: temas, conceptos y autores. Buenos Aires: Siglo Veintiuno, 2011.

CONSTATIN JUNIOR, José Carlos. Professores iniciantes do estado de São Paulo: a proposta de formação de ingressantes da SEE/SP. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação Escolar) - Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar, Faculdade de Ciências e Letras, Universidade Estadual Paulista, Araraquara, 2017.

DAL’IGNA; Maria Cláudia; FABRIS, Elí T. Henn. Constituição de um ethos de formação no Pibid/Unisinos: processos de subjetivação na iniciação à docência. Dossiê Formação de Professores: Políticas e Práticas. Revista Educação Unisinos, São Leopoldo, v. 9, n. 1, 2015.

FABRIS, Elí Terezinha Henn. A relação universidade e educação básica na produção da docência contemporânea (2012-2016). São Leopoldo: Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade do Vale do Rio dos Sinos, 2011. [Projeto de Pesquisa].

FABRIS, Elí Terezinha Henn; DAL’IGNA, Maria Cláudia; SILVA, Roberto Rafael Dias da Silva. (Org.). Modos de ser docente no Brasil contemporâneo: articulações entre pesquisa e formação. São Leopoldo: Oikos, 2018.

FERREIRA, Lilian Aparecida; REALI, Aline Maria de Medeiros Rodrigues. Aprendendo a ensinar e a ser professor: contribuições e desafios de um programa de iniciação à docência para professores de Educação Física. In: ANPED - ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO, 28., 2005. Caxambu. Disponível em: www.anped.org.br/28/textos/gt08/gt08183int.rtf . Acesso em: 26 out. 2020.

FOUCAULT, Michel. Ditos e escritos IV: ética, estratégia, poder-saber. Organização de Manoel Barros da Motta. Trad. de Vera Lúcia Avellar Ribeiro. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2003.

FOUCAULT, Michel. Ditos e Escritos V: ética, sexualidade, política. Trad. de Elisa Monteiro e Inês Autran Dourado Barbosa. Rio de Janeiro, Forense Universitária, 2004.

FOUCAULT, Michel. A Hermenêutica do Sujeito. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

FOUCAULT, Michel. História da Sexualidade II: O uso dos prazeres. Trad. de Maria Thereza da Costa Albuquerque. São Paulo: Paz e Terra, 2014.

GARCÍA, Carlos M. et al. A indução do corpo docente iniciante na República Dominicana. O Programa Inductio. Revista Intersaberes, v. 11, n. 23, p. 304-324, maio/ago. 2016.

GARCÍA, Carlos M. Formação de professores: para uma mudança educativa. Porto: Porto Editora, 1999. (Coleção Ciências da Educação – século XXI).

GARCÍA, Carlos M. O professor iniciante, a prática pedagógica e o sentido da experiência. Revista brasileira de pesquisa sobre formação de professores, Belo Horizonte, v. 2, n. 3, p. 11-49, ago./dez. 2010.

GARCÍA, Carlos M. Políticas de inserción en la docencia: de eslabón perdido a puente para el desarrollo profesional docente. PREAL, Serie Documentos n. 52, 2011.

HOUAISS. Dicionário Houaiss Eletrônico da Língua Portuguesa - CD-ROM. Rio de Janeiro: Objetiva, 2013.

LEONE, Naiara Mendonça. Necessidades formativas dos professores dos anos iniciais na sua inserção no exercício da docência. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Estadual Paulista, São Paulo, 2011.

MARIANO, André Luiz Sena. Aprendendo a ser professor no início da carreira: um olhar a partir da ANPED. 2005. Disponível em: http://www.anped.org.br . Acesso em: 11 jul. 2020.

MARIANO, André Luiz Sena. A construção do início da docência: um olhar a partir das produções da ANPEd e do ENDIPE. 2006. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) -Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2006.

MASSETTO, Débora Cristina. Formação de professores iniciantes: o Programa de Mentoria online da UFSCar em foco. 2014. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) -Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2014.

MIGLIORANÇA, Fernanda. Programa de Mentoria da UFSCar e desenvolvimento profissional de três professoras iniciantes. 2010. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2010.

MIRANDA, Shirley de Cássia Pereira Machado de. O ingresso do professor na rede municipal de educação de Belo Horizonte: os desafios dos anos iniciais. 2013. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Avalição da Educação Pública) - Faculdade de Educação, Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2013.

MORENO, Ana Carolina; FOREQUE, Flavia. MEC divulga base comum para reformar a formação de professores. In: G1 [São Paulo], 13 dez. 2018. Disponível em: https://g1.globo.com/educacao/guia-de-carreiras/noticia/2018/12/13/mec-divulga-base-comum-para-reformar-a-formacao-de-professores.ghtml . Acesso em: 15 dez. 2019.

NEVES, Antônia Regina Gomes; BAHIA. Sabrine Borges de Mello Hetti. Um ethos aberto para educar: escolas inovadoras e cidades educadoras. XI Simpósio Nacional de Educação. Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões URI - Frederico Westphalen. 2020. Disponível em: http://www.fw.uri.br/NewArquivos/publicacoes/publicacoesarquivos//346.pdf . Acesso em: 12 dez. 2020.

NONO, Maévi Anabel; MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti. Processos de formação de professoras iniciantes. In: 37ª REUNIÃO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO, 37., 2006. Anais eletrônicos [...] n. 8, 2006. Disponível em: http://29reuniao.anped.org.br/trabalhos/trabalho/GT08-1868--Int.pdf . Acesso em: 20 maio 2019.

NÓVOA, António. A revolução no ensino se impõe pelas crianças. [Entrevista concedida a] O Globo. O Globo, São Paulo, 21 set. 2016. Disponível em: http://oglobo.globo.com/sociedade/educacao/educacao-360/a-revolucao-no-ensino-se-impoe-pelas-criancas-diz-antonio-novoa-20147817#ixzz4dxqJQR00 . Acesso em: 12 abr. 2019.

NÓVOA, Antônio. Concepções e práticas da formação contínua de professores: In: Tavares. J. (Coord.). Realidades e perspectivas - Formação contínua de professores. 1991.

NÓVOA, Antônio. Currículo e docência: a pessoa, a partilha, a prudência. [Transcrição de Palestra]. In: COLÓQUIO INTERNACIONAL DE POLÍTICAS CURRICULARES, 1., 2003. Anais... João Pessoa, 13 nov. 2003. Disponível em: https://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/4816/1/8575161121_1_11.pdf . Acesso em: 10 abr. 2019.

NÓVOA, Antônio. Educação 2021: para uma história do futuro. Revista Iberoamericana de Educación, n. 49, 2009. Disponível em: http://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/670/1/21232_1681-5653_181-199.pdf . Acesso em: 10 mar. 2019.

NÓVOA, Antônio. Formação de professores e a formação docente. 1991. Disponível em: https://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/4758/1/FPPD_A_Novoa.pdf . Acesso em: 2 ago. 2019.

NÓVOA, Antônio. Entrevista Profissão: docente. Revista Educação. Edição Online, 2011. Disponível em: http://revistaeducacao.uol.com.br . Acesso em: 12 set. 2014.

OLIVEIRA, Sandra de. Tornar-se professor/a: matriz de experiência e processos de subjetivação na iniciação à docência. 2015. Tese (Doutorado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, 2015.

ROSE, Nikolas. Inventando nossos selfs: Psicologia, poder e subjetividade. Petrópolis: Vozes, 2011.

SENNETT, Richard. Construir e habitar: ética para uma cidade aberta. Rio de Janeiro: Record, 2018.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Copyright (c) 2022 ETD - Educação Temática Digital

Downloads

Não há dados estatísticos.