Banner Portal
Contribuições, limites e desafios da aprendizagem autorregulada no contexto educacional
Foto de capa: Antonio Carlos Dias Júnior
PDF (English)

Palavras-chave

Aprendizagem
Educação formal
Conhecimento

Como Citar

BORUCHOVITCH, Evely; SIMÃO, Ana Margarida Vieira da Veiga; FRISON , Lourdes Maria Bragagnolo. Contribuições, limites e desafios da aprendizagem autorregulada no contexto educacional . ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 25, n. 00, p. e023030 , 2023. DOI: 10.20396/etd.v25i00.8664704. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8664704. Acesso em: 28 abr. 2024.

Resumo

A aprendizagem autorregulada é um construto multidimensional importante na Psicologia Educacional na contemporaneidade que engloba várias dimensões imprescindíveis à aprendizagem estratégica. Tem merecido atenção de educadores e de pesquisadores. Neste sentido, o objetivo do presente artigo é refletir sobre as contribuições, os limites e os desafios dessa perspectiva teórica em contextos educativos no Brasil, em Portugal e nos Estados Unidos. Almeja-se identificar, em linhas gerais, os seus principais autores, áreas, variáveis e domínios mais investigados e caracterizar os principais tipos de delineamentos de pesquisa, os instrumentos mais utilizados, o impacto da temática nas publicações e na organização de eventos, bem como examinar os atuais desafios e os caminhos futuros. Tem-se em vista contribuir para maior compreensão da aprendizagem autorregulada em diferentes culturas, bem como tecer considerações que possam orientar práticas pedagógicas e ações formativas em Educação.

https://doi.org/10.20396/etd.v25i00.8664704
PDF (English)

Referências

ANTONIJEVIC, Nadja; CHADWICK, Clifton B. Estratégias cognitivas e metacognição. Tradução de Maria Luiza Crespo. Tecnologia Educacional, Rio de Janeiro, v. 11, n. 51, p. 27-34, 1983.

AVILA, Luciana Toaldo Gentilini; PRANKE, Amanda; FRISON, Lourdes Maria Bragagnolo. O uso de estratégias autorregulatórias para aprender e para ensinar: formação de professores. Perspectiva, Florianópolis, v. 36, n. 4, 1265-1280, 2018.

AZZI, Roberta Gurgel; POLYDORO, Soely Aparecida Jorge. Apontamentos preliminares: A autorregulação na Teoria social cognitiva. In: POLYDORO, S. A. J. (org.). Promoção da autorregulação da aprendizagem: contribuições da Teoria Social Cognitiva. Porto Alegre: Letra1, 2017. p. 11-18.

BANDURA, Albert. Self-efficacy: the exercise of control. New York: W. H. Freeman, 1997.

BANDURA, Albert. Social cognitive theory: An agentic perspective. Annual Review of Psychology, Palo Alto-Califórnia, n. 52, p. 1-26, 2001.

BARTALO, Linete; GUIMARÃES, Sueli Édi Rufini. Estratégias de estudo e aprendizagem de alunos universitários: um estudo exploratório. Informação e Informação, Londrina, v. 13, n. 2, p.1-14, 2008.

BEMBENUTTY, Héfer. New directions for self-regulation of learning in postsecondary education. New Directions for Teaching and Learning, United States, n. 126, p. 117-124, 2011.

BEMBENUTTY, Héfer; CLEARY, Timothy; KITSANTAS, Anastasia. Applications of self-regulated learning across diverse disciplines. A tribute to Barry J. Zimmerman. Charlotte, NC: Information Age Publishing, 2013.

BOEKAERTS, Monique; CORNO, Lyn. Self-Regulation in the classroom: a perspective on assessment and intervention. Applied Psychology: an international review, United States, v. 54, n. 2, p. 199-231, 2005.

BORTOLETTO, Denise; BORUCHOVITCH, Evely. learning strategies and emotional regulation of pedagogy students. Paidéia, Ribeirão Preto, v. 23, n. 55, p. 235-242, 2013.

BORUCHOVITCH, Evely. A psicologia cognitiva e a metacognição: novas perspectivas para o fracasso escolar brasileiro. Tecnologia Educacional, v. 22, n. 110/111, p. 22-28, 1993.

BORUCHOVITCH, Evely. As variáveis psicológicas e o processo da aprendizagem: uma contribuição para a psicologia escolar. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 1, p. 129-139, 1994.

BORUCHOVITCH, Evely. Estratégias de aprendizagem e desempenho escolar: considerações para a prática educacional. Psicologia: Reflexão e Crítica, Rio Grande do Sul, v. 12, n. 2, p. 361-376, 1999.

BORUCHOVITCH, Evely. Avaliação psicoeducacional: desenvolvimento de instrumentos à luz da psicologia cognitiva na teoria do processamento da informação. Avaliação Psicológica, Porto Alegre, v. 5, n. 2, p. 145-152, 2006.

BORUCHOVITCH, Evely. Autorregulação da aprendizagem: contribuições da psicologia educacional para a formação de professores. Psicologia Escolar e Educacional, São Paulo, v. 18, n. 3, p. 401-409, set. 2014.

BZUNECK, José Aloysio. Emoções acadêmicas, autorregulação e seu impacto sobre motivação e aprendizagem. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, v. 20, n. 4, p. 1059-1075, 2018.

BZUNECK, José Aloyseo; BORUCHOVITCH, Evely. Motivação e autorregulação da motivação no contexto educativo. Psicologia, Ensino & Formação, São Paulo, v. 7, n. 2, p. 73-84, 2016.

CADÓRIO, Leonor; VEIGA SIMÃO, Ana Margarida. Mudanças nas concepções e práticas dos professores. Lisboa: Edições Vieira da Silva, 2013. 205 p.

COSTA, Elis Regina.; BORUCHOVITCH, Evely. As estratégias de aprendizagem e a produção de textos narrativos. Psicologia: Reflexão e Crítica, Porto Alegre, v. 22, n. 2, p. 173-180, 2009.

CUNHA, Neide de Brito; BORUCHOVITCH, Evely. estratégias de aprendizagem e motivação para aprender na formação de professores. Revista Interamericana de Psicología/Interamerican Journal of Psychology, San Luis - Argentina, v. 46, n. 2, p.247-253, 2012.

DEMBO, Myron. Learning to teach is not enough - future teachers also need to learn to learn. Teacher Education Quarterly, California, v. 28, n. 4, p. 23-35, 2001.

FERREIRA, Paula Costa; SIMÃO, Ana Margarida Veiga; SILVA, Adelina Lopes da. Does training in how to regulate one’s learning affect how students report self-regulated learning in diary tasks? Metacognition and Learning, v. 10, n. 2, p. 199-230, 2015.

FERREIRA, Paula Costa; SIMÃO, Ana Margarida Veiga; SILVA, Adelina Lopes da. How and with what accuracy do children report self-regulated learning in contemporary EFL instructional settings? European Journal of Psychology of Education, v. 32, p. 589-615, 2017.

FLAVELL, John. Metacognition and cognitive monitoring: a new area of cognitive developmental enquiry. American Psychologist, United States, n. 34, p. 906-911, 1979.

FRISON, Lourdes Maria Bragagnolo. Autorregulação da aprendizagem: abordagens e desafios para as práticas de ensino em contextos educativos. Revista de Educação PUC-Campinas, v. 21, n. 1, p. 1-17, 2016.

FRISON, Lourdes Maria Bragagnolo; ÁVILA, Luciana Toaldo Gentilini.; VEIGA SIMÃO, Ana Margarida. Estimulação da recordação e autorregulação da aprendizagem no estágio docente. Revista de Educação PUC-Campinas, v. 23, n. 3, p. 349-363, 2018.

FRISON, Lourdes Maria Bragagnolo; BENITZ, Aline. Escrita como um processo: intervenção com crianças pequenas. Revista Poíesis Pedagógica, Catalão - Goiás, v.15, n.2, p.3-23, 2017.

FRISON, Lourdes Maria Bragagnolo; MIRANDA, Célia Artemisa Gomes Rodrigues. Circuito de autorregulação da aprendizagem: interlocuções com os universitários. Educação em Análise, Londrina, v. 4, n. 1, p. 43-68, 2019.

GOMES, Maria Aparecida Mezzalira; BORUCHOVITCH, Evely. Aprendizagem autorregulada da leitura: resultados positivos de uma intervenção psicopedagógica. Psicologia: Teoria e Pesquisa (UnB. Impresso), Brasília, v. 27, n. 3, p. 291-299, 2011.

HADWIN, Allyson; JÄRVELÄ, Sanna; MILLER, Mariel. Self-Regulation, co-regulation, and shared regulation in collaborative learning environments. In: ALEXANDER, P. A.; SCHUNK, D. H.; GREENE, J. A. 2nd ed. Handbook of self-regulation of learning and performance. New York, NY: Routledge, 2017. p. 83-106. (2nd ed.).

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA - INEP. Ministério da Educação. Censo Escolar. 06/11/2019. Disponível em: http://www.enem.inep.gov.br/ . Acesso em: nov. 2019.

LOPES DA SILVA, Adelina; DUARTE, Antonio Manuel; SÁ, Isabel; VEIGA SIMÃO, Ana Margarida. Aprendizagem Auto-regulada pelo Estudante - Perspectivas Psicológicas e Educacionais. Porto: Porto Editora, 2004.

MACIEL, Aline Guilherme; ALLIPRANDINI, Paula Mariza Zedu. Autorregulação da aprendizagem: Panorama nacional dos estudos de intervenção no ensino superior. Cocar, Belém- Pará, v. 12, n. 23, p. 145-167, 2018.

MAGALHÃES, Cleidilene Ramos; SANTOS, Ana Carolina Faedrich dos. Formação de professores e autorregulação da aprendizagem no ensino superior em saúde: o desenho de uma experiência. In: POLYDORO, S. A. J. (org.). Promoção da autorregulação da aprendizagem: contribuições da Teoria Social Cognitiva. Porto Alegre: Letra 1, 2017. p. 105-120.

MALPIQUE, Anabela Abreu; VEIGA SIMÃO, Ana Margarida. Argumentative writing by junior high school students: discourse knowledge and writing performance. Journal for the Study of Education and Development, v. 39, n. 1, p. 150-186, 2016.

MALPIQUE, Anabela Abreu; VEIGA SIMÃO, Ana Margarida. ‘Does It Work?’ Adapting self-regulated strategy instruction and visual mnemonics to teach argumentative writing. Journal of Writing Research, v. 10, n. 3, p. 527-567, 2019.

MALPIQUE, Anabela Abreu; VEIGA SIMÃO, Ana Margarida; FRISON, Lourdes Maria Bragagnolo. Self-regulated strategies for school writing tasks: a cross-cultural report. Psychology of Language and Communication, v. 21, n. 1, p. 244-265, 2017.

MARQUES, Joana; OLIVEIRA, Sofia; FERREIRA, Paula Costa; VEIGA SIMÃO, Ana Margarida. Trabalho Colaborativo no 1º Ciclo: suporte percebido e regulação partilhada. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 49, n. 171, p. 204-223, 2019.

MYHILL, Debra; FISHER, Ros. Editorial: Writing development: Cognitive, sociocultural, linguistic perspectives. Journal of Research in Reading, United Kingdom, v. 33, n. 1, p. 1-3, 2010. doi:10.1111/j.1467-9817.2009.01428.x

PANADERO, Ernesto. A review of self-regulated learning: six models and four directions for re-search. Frontiers in Psychology, Switzerland, n. 8, p. 1-28, 2017. doi: 10.3389/fpsyg.2017.00422

PAULINO, Paula; SÁ, Isabel; LOPES DA SILVA, Adelina. Students’ motivation to learn in middle school-a self-regulated learning approach. Electronic Journal of Research in Educational Psychology, Espanha, v. 14, n. 39, p. 193-225, 2016.

PEDERSEN, Simone Alves; POLYDORO, Soely Aparecida Jorge. Programas de intervenção em autorregulação da escrita. In: POLYDORO, S. A. J. (org.). Promoção da autorregulação da aprendizagem: contribuições da Teoria Social Cognitiva. Porto Alegre: Letra1, 2017. p. 133-148.

PFROMM NETTO, Samuel. A aprendizagem como processamento da informação. In: PFROMM NETTO, S. Psicologia da aprendizagem e do ensino. São Paulo: EPU, 1987. p.79-109.

PISCALHO, Isabel Alexandra Damasceno; VEIGA SIMÃO, Ana Margarida. Promoção da autorregulação da aprendizagem das crianças: proposta de instrumento de apoio à prática pedagógica. Nuances: estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 25, n. 3, p. 170-190, 2014.

POLYDORO, Soely Aparecida Jorge. (org.). Promoção da autorregulação da aprendizagem: contribuições da Teoria Social Cognitiva. Rio Claro: Letra 1, 2017. (Coleção TSC em Debate, 182 p.).

POLYDORO, Soely Aparecida Jorge; AZZI, Roberta Gurgel. Autorregulação da aprendizagem na perspectiva da teoria sociocognitiva: Introduzindo modelos de investigação e intervenção. Psicologia da Educação, São Paulo, n. 29, p. 75-94, 2009.

PRANKE, Amanda; FRISON, Lourdes Maria Bragagnolo. Autoeficácia e motivação na resolução de problemas matemáticos contextualizados. Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación, Corunha, Espanha, n. 1, p. 1-5, 2017.

RODRIGUES, Ricardo; FERREIRA, Paula; PRADA, Rui; PAULINO, Paula; VEIGA SIMÃO, Ana Margarida. Festarola: a game for improving problem solving strategies. INTERNATIONAL CONFERENCE ON VIRTUAL WORLDS AND GAMES FOR SERIOUS APPLICATIONS (VS-Games), 11th., 2019, Vienna - Austria, p. 1-8, 2019.

ROSÁRIO, Pedro. (Des)venturas do Testas: estudar o estudar. Porto: Porto Editora, 2004.

SEMINÉRIO, Franco Lo Presti. A metacognição e seus usos: um mecanismo geral de desenvolvimento cognitivo. Arquivos Brasileiros de Psicologia, Rio de Janeiro, v. 47, n. 3, p. 3-29, 1995.

SERAFIM, Tania Maria; BORUCHOVITCH, Evely. A estratégia de pedir ajuda em estudantes do ensino fundamental. Psicologia: Ciência e Profissão, Brasília, v. 30, n. 2, p. 404-417, 2010.

SILVA, Katia Regina Xavier Pereira da; MOREIRA, Marcelle Resende. Teoria Social Cognitiva e a formação do professor pesquisador: reflexões, pesquisas e práticas. Curitiba: CRV, 2016. (Série Desafios, possibilidades e práticas na Educação Básica).

SILVA MOREIRA, Janete; FERREIRA, Paula Costa; VEIGA SIMÃO, Ana Margarida. Dynamic assessment of self-regulated learning in preschool. Heliyon, v. 8, n. 8, e10035, 2022.

SILVA MOREIRA, Janete; VEIGA SIMÃO, Ana Margarida. Entrevista com tarefa na identificação de processos na aprendizagem autorregulada. Psicologia Escolar e Educacional, São Paulo, v. 20, n. 1, p. 89-100, 2016.

SILVA MOREIRA, Janete; VEIGA SIMÃO, Ana Margarida. Oportunidades de autorregulação em contexto pré-escolar: percepções e práticas de educadores de infância. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 45, p. e189254, 2019.

TORTELLA, Jussara Cristina Barboza; ALMEIDA, Alessandra Rodrigues de. Avaliação de práticas docentes: autorregulação da aprendizagem no ensino fundamental. In: POLYDORO, S. A. J. (org.). Promoção da autorregulação da aprendizagem: contribuições da Teoria Social Cognitiva. Porto Alegre: Letra1, 2017. p. 45-62.

VEIGA SIMÃO, Ana Margarida. Narrativas de formação: potenciar experiências críticas e autorregulatórias. In: MONTEIRO, Filomena de Arruda; NACARATO, Adair Mendes; FONTOURA, Helena Amaral da. (org.) Narrativas docentes, memórias e formação. Curitiba, Brasil: Editora CRV, 2016, p. 69-82.

VEIGA SIMÃO, Ana Margarida; AGOSTINHO, Ana Lúcia; SILVA MOREIRA, Janete; MARQUES, Joana; SILVA, Raquel Luís; CABAÇO, Sara Carvoeiro e; MALPIQUE, Anabela Abreu. CriaTivo: promoção de estratégias de autorregulação na escrita. Lisboa, Portugal: Faculdade de Psicologia/Universidade de Lisboa e Câmara Municipal de Lisboa, 2017.

VEIGA SIMÃO, Ana Margarida; FRISON, Lourdes Maria Bragagnolo. Autorregulação da aprendizagem: abordagens teóricas e desafios para as práticas em contextos educativos. Cadernos de Educação (FaE/PPGE/UFPel), Pelotas, v. 45, p. 02-20, 2013.

VEIGA SIMÃO, Ana Margarida; MALPIQUE, Anabela Abreu; FRISON, Lourdes Maria Bragagnolo; MARQUES, André. Teaching writing to middle school students in Portugal and in Brazil: an exploratory study. Reading and Writing an Interdisciplinary Journal, v. 29, n. 5, p. 955-979, 2016.

WOLTERS, Christopher A. Regulation of motivation: evaluating an underemphasized aspect of self-regulated learning. Educational Psychologist, Philadelphia, v. 38, n. 4, p. 189-205, 2003.

ZIMMERMAN, Barry J. Attainment of self-regulation: a social cognitive perspective. Orlando, FL: Academic Press, 2000.

ZIMMERMAN, Barry J.; SCHUNK, Dale H. (ed.). Handbook of self-regulation of learning and performance. New York: Routledge, 2011.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Copyright (c) 2023 ETD - Educação Temática Digital

Downloads

Não há dados estatísticos.