Banner Portal
Algumas reflexões sobre a pandemia, as visibilidades, velocidade e suspensões possíveis em uma experiência audiovisual docente
PDF

Palavras-chave

Sociedade
Pandemia
Covid-19
Educação
Tecnologias
Audiovisual

Como Citar

PAES, Bruno Teixeira; FRESQUET, Adriana. Algumas reflexões sobre a pandemia, as visibilidades, velocidade e suspensões possíveis em uma experiência audiovisual docente. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 24, n. 1, p. 53–70, 2022. DOI: 10.20396/etd.v24i1.8666098. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8666098. Acesso em: 5 jul. 2024.

Resumo

A proposta deste artigo é oferecer um mapeamento a respeito de certos impactos sociais, culturais, econômicos, psicológicos e pedagógicos da pandemia de Covid-19 e, dentro deste cenário, pensar como uma proposta de experiência audiovisual pode contribuir no processo pedagógico de compreensão deste momento. Algumas formas autônomas de trabalho ganharam força e disseminação em meio ao isolamento forçado. Termos como home-office, ‘teletrabalho’, ‘ensino remoto’, ‘cursos on-line’, palestras, webinars, ‘startups de inovação digital’ e outras narrativas ganharam força. Em contexto de afastamento social os professores enfrentaram desafios e buscaram soluções para encontrar uma sobrevivência. E, em meio a todas estas implicações e agenciamentos colocados por essa realidade ao espaço da escola, às subjetividades profissionais de professores (e alunos) atravessados pelas visibilidades e dos recursos midiáticos e de novas temporalidades, precisamos compreender um pouco sobre o impacto de certos comportamentos neste novo contexto social. Neste sentido, compartilhamos a experimentação audiovisual realizado via telefone celular em uma turma de ensino fundamental. A proposta é a produção de pequenos ‘vídeo-cartas pandêmicas’ que captassem planos, imagens, objetos, rotinas, histórias, momentos que, na visão do aluno, seriam ilustrativos de uma emoção e/ou reflexão destes tempos de distanciamento.    

https://doi.org/10.20396/etd.v24i1.8666098
PDF

Referências

AGAMBEN, Giorgio. Reflexões sobre a peste. São Paulo: Boitempo, 2020.

BARROS, Manoel. Livro sobre nada. Rio de Janeiro/São Paulo: Record, 2008.

BERGALA, Alain. L’hipothèse cinéma: Petit traité de transmission du cinema à l’école et ailleurs. Paris: Petit Bibliothèque des Cahiers du Cinéma, 2002.

BRESSON, Robert. Notas sobre o cinematógrafo. São Paulo: Iluminuras, 2005.

CRARY, Jonathan. 24/7: Capitalismo tardio e os fins do sono. São Paulo: UBU, 2016.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir: Nascimento da Prisão. Petrópolis: Editora Vozes, 1987.

FRAGA, Nuno; PEREIRA, Gorete; GOUVEIA, Fernanda; GOUVEIA, Ana Isabel. Educação em tempos de COVID-19: o acesso condicionado à aprendizagem. Um estudo exploratório numa escola em Portugal. Sensos-E, v. 8, n. 1, p. 77-87, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.34630/sensose.v8i1.3786. Acesso em: 25 maio 2021.

HAN, Byung-Chul. Sociedade do cansaço. Petrópolis: Editora Vozes, 2016.

HAN, Byung-Chul. Sociedade da transparência. Petrópolis: Editora Vozes, 2017.

HARARI, Yuval Noah. Notas sobre a pandemia: e breves lições para o mundo pós-coronavírus. São Paulo: Companhia das Letras, 2020.

LINHARES, Maria Beatriz Martins; ENUMO, Sônia Regina Fiorim. Reflexões baseadas na Psicologia sobre efeitos da pandemia COVID-19 no desenvolvimento infantil. Estudos de Psicologia, Campinas, online, v. 37, p. 1-14, 2020, Disponível em: https://doi.org/10.1590/1982-0275202037e200089. Acesso em: 20 abr. 2021.

NICANDRO, Vincent; KHANDELWAL, Aditya; WEITZMAN, Alex. Please, let students turn their videos off in class. The Stanford Daily, 1º jun. 2020. Disponível em: https://www.stanforddaily.com/2020/06/01/please-let-students-turn-their-videos-off-in-class/. Acesso em: 25 abr. 2021.

SIBILIA, Paula. O Show do Eu: A intimidade como espetáculo. Rio de Janeiro: Editora Contraponto, 2016.

ZIZEK, Slavoj. Pandemia: Covid-19 e a reinvenção do comunismo. São Paulo: Boitempo, 2020.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Copyright (c) 2022 ETD - Educação Temática Digital

Downloads

Não há dados estatísticos.