Banner Portal
v. 24 n. 1 (2022): Tecnologias digitais na Pandemia: a defesa do ensino público, democrático e inclusivo
Tecnologias digitais na Pandemia: a defesa do ensino público, democrático e inclusivo

Foto de capa: Mauro Guari

Editorial

1-3
Educação, tecnologias e pandemia: experiências, reflexões e caminhos
https://doi.org/10.20396/etd.v24i1.8668328
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v24i1.8668328

Entrevista

Fabio Lopes Alves, Eduardo Portanova Barros , Claudia Barcelos de Moura Abreu , Tania Maria Rechia Schroeder
4-13
A educação na era da Internet: entrevista com Michel Maffesoli
https://doi.org/10.20396/etd.v24i1.8665214
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v24i1.8665214

Artigos

Jaqueline Luzia da Silva , Carlos Soares Barbosa
14-31
Contradições da educação de jovens e adultos em tempos de educação remota
https://doi.org/10.20396/etd.v24i1.8665776
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v24i1.8665776
Joana Sobral Milliet, Rosalia Duarte, José Mauricio Avilla Carvalho
32-52
Letramento midiático de professores e o ensino emergencial remoto na pandemia da COVID 19
https://doi.org/10.20396/etd.v24i1.8665894
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v24i1.8665894
Bruno Teixeira Paes, Adriana Fresquet
53-70
Algumas reflexões sobre a pandemia, as visibilidades, velocidade e suspensões possíveis em uma experiência audiovisual docente
https://doi.org/10.20396/etd.v24i1.8666098
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v24i1.8666098
Maria Eduarda Melo, Leandro Duso
71-90
Utilização de vídeos educativos de biologia no youtube por estudantes do ensino médio
https://doi.org/10.20396/etd.v24i1.8665025
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v24i1.8665025
José Rubens Lima Jardilino, Marcelo Donizete da Silva , Ana Maria Mendes Sampaio, Breno Henrique Matias
91-112
Condições educacionais e a exclusão digital na pandemia - 2020-2021: o caso da educação pública na Região dos Inconfidentes, MG
https://doi.org/10.20396/etd.v24i1.8665898
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v24i1.8665898
Carlos Jorge da Silva Correia Fernandes, Luís Paulo Leopoldo Mercado
113-132
Identidade, diferença e personalização no ensino híbrido: reflexões em tempos de pandemia, mas para além dela
https://doi.org/10.20396/etd.v24i1.8665573
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v24i1.8665573
Cristiane Gomes, Lúcia Rosa
133-150
Contribuições da gamificação para a formação continuada de professores: o escape book como estratégia metodológica
https://doi.org/10.20396/etd.v24i1.8665891
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v24i1.8665891
Cláudio Lúcio Mendes, Rui Maurício Fonseca Evangelista
151-170
A formação e o trabalho docente, as tecnologias móveis e a UNESCO
https://doi.org/10.20396/etd.v24i1.8665923
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v24i1.8665923

Relato de Experiência

Bruna Lessa, Débora Leitão, Tamiris Silva
171-186
Tecnologia digital e educação continuada: o projeto de extensão sala aberta em tempos pandêmicos
https://doi.org/10.20396/etd.v24i1.8664912
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v24i1.8664912
Ana Carolina Reis Pereira
187-205
Os desafios do uso da tecnologia digital na educação em tempos de pandemia
https://doi.org/10.20396/etd.v24i1.8665777
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v24i1.8665777
Catarina Barbosa Torres Gomes, Milene Bianchi dos Santos, Alessandra de Moraes Silva, Gabriel Fagundes Camargo
206-219
Um projeto educativo em (dez)encontros interdisciplinares: ressignificando os sentidos do ser, pensar e agir com estudantes em isolamento social
https://doi.org/10.20396/etd.v24i1.8663575
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v24i1.8663575

Ensaio

Estevon Nagumo, Lúcio França Teles, Lucélia de Almeida Silva
220-237
Educação e desinformação: letramento midiático, ciência e diálogo
https://doi.org/10.20396/etd.v24i1.8665292
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v24i1.8665292

Revisão de Literatura

Eduardo Amadeu Dutra Moresi, Isabel Pinho
238-256
Análise bibliométrica da pesquisa em educação durante a pandemia da COVID-19
https://doi.org/10.20396/etd.v24i1.8666120
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v24i1.8666120