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A educação na era da Internet
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Palavras-chave

Michel Maffesoli
Educação contemporânea
Desafios educacionais
Tribos urbanas
Sociologia da educação

Como Citar

ALVES, Fabio Lopes; BARROS , Eduardo Portanova; ABREU , Claudia Barcelos de Moura; SCHROEDER, Tania Maria Rechia. A educação na era da Internet: entrevista com Michel Maffesoli. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 24, n. 1, p. 4–13, 2022. DOI: 10.20396/etd.v24i1.8665214. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8665214. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

Michel Maffesoli, nascido em 14 de novembro de 1944 em Graissessac, França, é um sociólogo apaixonado pelo Brasil e vem com frequência para debates em torno de questões que envolvem o atual e o cotidiano em um tempo que ele compreende como pós-moderno. Aluno de Gilbert Durand, assumiu a cadeira de Émile Durkheim na Sorbonne (Université de Paris-Descartes) em 1981, onde permaneceu até setembro de 2014. Atualmente é professor emérito e membro honorário do Instituto Universitário da França ad vitam. Se considera um pensador da pós-modernidade ou da contemporaneidade que procura evidenciar as mutações de fundo (a raiz da vida em conjunto), pois para ele a crise atual não é apenas econômica, mas societal. Nesta entrevista, o diálogo com Maffesoli se deu a partir de quatro eixos: 1) formação acadêmica; 2) compreensão do fenômeno educacional na contemporaneidade; 3) pesquisas realizadas; e 4) reflexões em torno de aspectos políticos na contemporaneidade.  A entrevista procurou apresentar como o pensador francês compreende as mudanças que a internet trouxe para o campo da educação e, em especial, para a relação professor-aluno. No diálogo evidenciou-se também os autores que mais contribuíram com sua formação, a relação que Maffesoli estabeleceu com o pensamento de Karl Marx, Max Weber, entre outros e a compreensão sobre o ambiente universitário.

 

https://doi.org/10.20396/etd.v24i1.8665214
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Referências

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