Educação, tecnologias e pandemia

experiências, reflexões e caminhos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20396/etd.v24i1.8668328

Palavras-chave:

Pandemia, Educação, Tecnologias

Resumo

Texto do editorial - "Tecnologias digitais na Pandemia: a defesa do ensino público, democrático e inclusivo"

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aryane Santos Nogueira, Universidade Estadual de Campinas

Editora de Seção. Doutora em Linguística Aplicada no Instituto de Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Campinas, SP - Brasil. `Professora da Faculdade de Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Campinas, SP - Brasil.

Estefano Vizconde Veraszto, Universidade Federal de São Carlos

Editor de Seção. Doutor em Educação, Ciência e Tecnologia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).  Campinas, SP - Brasil. Professor Adjunto da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Campus Araras, SP - Brasil

Gildo Girotto Junior, Universidade Estadual de Campinas

Editor de Seção. Doutorado em Ensino de Ciências pela Universidade Estadual de São Paulo (USP). São Paulo, SP - Brasil. Professor do Instituto de Química pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) Campinas, SP - Brasil.

Mônica Cristina Garbin, Universidade Virtual do Estado de São Paulo

Editora de Seção. Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP/FE). Campinas, SP - Brasil. Professora da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP) e da Universidade de São Paulo (USP). São Paulo, SP - Brasil. 

Referências

ALVES, F. L.; BARROS , E. P.; ABREU , C. B. de M.; SCHROEDER, T. M. R. A educação na era da Internet: entrevista com Michel Maffesoli. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 24, n. 1, p. 4–13, 2022. DOI: 10.20396/etd.v24i1.8665214. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8665214. Acesso em: 22 fev. 2022.

FERNANDES, C. J. da S. C.; MERCADO, L. P. L. Identidade, diferença e personalização no ensino híbrido: reflexões em tempos de pandemia, mas para além dela. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 24, n. 1, p. 113–132, 2022. DOI: 10.20396/etd.v24i1.8665573. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8665573. Acesso em: 22 fev. 2022.

GOMES, C. B. T.; SANTOS, M. B. dos; SILVA, A. de M.; CAMARGO, G. F. Um projeto educativo em (dez)encontros interdisciplinares: ressignificando os sentidos do ser, pensar e agir com estudantes em isolamento social. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 24, n. 1, p. 206–219, 2022. DOI: 10.20396/etd.v24i1.8663575. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8663575. Acesso em: 22 fev. 2022.

GOMES, C.; ROSA, L. Contribuições da gamificação para a formação continuada de professores: o escape book como estratégia metodológica. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 24, n. 1, p. 133–150, 2022. DOI: 10.20396/etd.v24i1.8665891. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8665891. Acesso em: 22 fev. 2022.

JARDILINO, J. R. L.; SILVA , M. D. da; SAMPAIO, A. M. M.; MATIAS, B. H. . Condições educacionais e a exclusão digital na pandemia - 2020-2021: o caso da educação pública na Região dos Inconfidentes, MG. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 24, n. 1, p. 91–112, 2022. DOI: 10.20396/etd.v24i1.8665898. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8665898. Acesso em: 22 fev. 2022.

LESSA, B.; LEITÃO, D.; SILVA, T. Tecnologia digital e educação continuada: o projeto de extensão sala aberta em tempos pandêmicos . ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 24, n. 1, p. 171–186, 2022. DOI: 10.20396/etd.v24i1.8664912. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8664912. Acesso em: 22 fev. 2022.

MELO, M. E.; DUSO, L. Utilização de vídeos educativos de biologia no youtube por estudantes do ensino médio. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 24, n. 1, p. 71–90, 2022. DOI: 10.20396/etd.v24i1.8665025. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8665025. Acesso em: 22 fev. 2022.

MENDES, C. L.; EVANGELISTA, R. M. F. A formação e o trabalho docente, as tecnologias móveis e a UNESCO. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 24, n. 1, p. 151–170, 2022. DOI: 10.20396/etd.v24i1.8665923. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8665923. Acesso em: 22 fev. 2022.

MILLIET, J. S.; DUARTE, R.; CARVALHO, . J. M. A. Letramento midiático de professores e o ensino emergencial remoto na pandemia da COVID 19. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 24, n. 1, p. 32–52, 2022. DOI: 10.20396/etd.v24i1.8665894. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8665894. Acesso em: 22 fev. 2022.

MORESI, E. A. D.; PINHO, I. Análise bibliométrica da pesquisa em educação durante a pandemia da COVID-19. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 24, n. 1, p. 238–256, 2022. DOI: 10.20396/etd.v24i1.8666120. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8666120. Acesso em: 22 fev. 2022.

NAGUMO, E. .; TELES, L. F.; SILVA, L. de A. Educação e desinformação: letramento midiático, ciência e diálogo. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 24, n. 1, p. 220–237, 2022. DOI: 10.20396/etd.v24i1.8665292. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8665292. Acesso em: 22 fev. 2022.

NOGUEIRA, A. S.; VERASZTO, E. V.; GIROTTO JUNIOR, G. .; GARBIN, M. C. Educação, tecnologias e pandemia: experiências, reflexões e caminhos. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 24, n. 1, p. 1–3, 2022. DOI: 10.20396/etd.v24i1.8668328. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8668328. Acesso em: 22 fev. 2022.

PAES, B. T.; FRESQUET, A. Algumas reflexões sobre a pandemia, as visibilidades, velocidade e suspensões possíveis em uma experiência audiovisual docente. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 24, n. 1, p. 53–70, 2022. DOI: 10.20396/etd.v24i1.8666098. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8666098. Acesso em: 22 fev. 2022.

PEREIRA, A. C. R. Os desafios do uso da tecnologia digital na educação em tempos de pandemia. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 24, n. 1, p. 187–205, 2022. DOI: 10.20396/etd.v24i1.8665777. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8665777. Acesso em: 22 fev. 2022.

SILVA , J. L. da; BARBOSA, C. S. Contradições da educação de jovens e adultos em tempos de educação remota. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 24, n. 1, p. 14–31, 2022. DOI: 10.20396/etd.v24i1.8665776. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8665776. Acesso em: 22 fev. 2022.

Downloads

Publicado

2022-02-16

Como Citar

Nogueira, A. S., Veraszto, E. V., Girotto Junior, G. ., & Garbin, M. C. (2022). Educação, tecnologias e pandemia: experiências, reflexões e caminhos. ETD - Educação Temática Digital, 24(1), 1–3. https://doi.org/10.20396/etd.v24i1.8668328