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Letramento midiático de professores e o ensino emergencial remoto na pandemia da COVID 19
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Palavras-chave

Letramento midiático
Ensino remoto emergencial
Capitalismo digital

Como Citar

MILLIET, Joana Sobral; DUARTE, Rosalia; CARVALHO, José Mauricio Avilla. Letramento midiático de professores e o ensino emergencial remoto na pandemia da COVID 19. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 24, n. 1, p. 32–52, 2022. DOI: 10.20396/etd.v24i1.8665894. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8665894. Acesso em: 24 abr. 2024.

Resumo

Neste texto apresentamos resultados de uma pesquisa realizada em 2020 que, utilizando questionário online, buscou identificar a percepção de professores do ensino fundamental e médio que estavam realizando ensino remoto emergencial sobre suas habilidades de letramento midiático. Os dados obtidos no questionário foram submetidos a análises descritivas e a análises bivariadas, através do Teste do Qui-Quadrado, com o objetivo de identificar possíveis associações entre diferentes variáveis. Entre os principais resultados, destacamos a elevada percepção de habilidades de letramento midiático por parte de professores, assim como o uso dessas habilidades na educação remota emergencial. Os testes indicaram associação entre o costume de propor práticas de letramento midiático na escola antes da pandemia e uma maior percepção e uso dessas habilidades por parte dos professores na educação remota. Foi identificada, também, entre os professores de escolas estaduais, uma baixa percepção de competência para a compreensão do uso que as grandes plataformas fazem de seus dados, indicando que podem estar vulneráveis aos grandes grupos privados que gerenciam essas plataformas e também pouco preparados para orientar seus alunos sobre o tema. Reafirmamos a necessidade de uma abordagem crítica para o letramento midiático, com foco não só no conhecimento sobre o uso dos dados dos usuários, mas também no funcionamento dos algoritmos, indispensável para compreender como opera o chamado capitalismo digital e para o exercício das práticas sociais de uso das mídias, especialmente no momento em que nos tornamos dependentes das tecnologias para estudo, trabalho e relações sociais devido ao distanciamento físico imposto pela pandemia.

https://doi.org/10.20396/etd.v24i1.8665894
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