Banner Portal
Um projeto educativo em (dez)encontros interdisciplinares
PDF

Palavras-chave

Interdisciplinaridade
Ciências
Filosofia
Psicologia
Isolamento social

Como Citar

GOMES, Catarina Barbosa Torres; SANTOS, Milene Bianchi dos; SILVA, Alessandra de Moraes; CAMARGO, Gabriel Fagundes. Um projeto educativo em (dez)encontros interdisciplinares: ressignificando os sentidos do ser, pensar e agir com estudantes em isolamento social. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 24, n. 1, p. 206–219, 2022. DOI: 10.20396/etd.v24i1.8663575. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8663575. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

Esse relato de experiência consiste em um exercício de reflexão epistemológica a respeito de um trabalho interdisciplinar realizado por alguns professores e uma psicóloga, com estudantes do Ensino Médio Técnico Integrado, em uma instituição pública federal durante o isolamento social em função da pandemia de Covid-19. O projeto intitulado “vida em risco na pandemia: a relevância da ciência e a reflexão ético-filosófica se cruzam na aldeia global” teve como objetivo principal reestabelecer o vínculo institucional dos estudantes com a escolaridade por meio da mediação desses profissionais e buscou desenvolver temáticas pertinentes ao contexto da pandemia de Coronavírus Disease, a COVID-19, de modo interdisciplinar. Para tanto, foram consideradas como linhas de ação: o ser-humano em sua integralidade, como aquele que é, pensa e age. Durante esse trabalho, os estudantes puderam se exprimir de modo a enfocar suas dificuldades com esse período de rupturas, abordaram a ansiedade causada pelo afastamento da rotina escolar, ao passo que também produziram materiais sobre suas vivências no contexto de isolamento social. Por outro lado, por meio dessas experiências com o projeto, puderam entrar em contato com a perspectiva da filosofia da ciência, das relações sociais implicadas na pandemia, da produção de vacinas e seus mecanismos, além de discutirem o impacto local da pandemia.

https://doi.org/10.20396/etd.v24i1.8663575
PDF

Referências

ADORNO, Theodor L. Wiesengrund. Educação e emancipação. Tradução e introdução de Wolfgang Leo Maar. 2.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2000

DOULA, Sheila Maria. Família, escola e juventude nos debates sobre a cultura contemporânea. Educ. rev. Belo Horizonte. v. 29, n. 1, p. 305-310, Mar. 2013.

GASPARIN, João Luis. Uma didática para a Pedagogia Histórico-Crítica. 5. ed. Campinas: Autores Associados 2009. 190 p.

KANT, Imamnuel. Resposta à pergunta: Que é esclarecimento? Tradução: Floriano de Sousa Fernandes. Textos Seletos. 3. ed. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2005.

LEMKE, Jay L. Teaching All the Languages of Science: Words, Symbols, Images, and Actions. In: Conference on science education in Barcelona. 1998. Acesso em: Nov.2020.

PEREIRA, Mara Dantas, OLIVEIRA, Leonita Chagas de, COSTA, Cleberson F. Tavares, BEZERRA, PEREIRA, Cláudia Mara de Oliveira, SANTOS, Cristiane K Aquino dos.; MARTINS Estélio H. A pandemia COVID-19, isolamento social, consequências na saúde mental e estratégias de enfrentamento: uma revisão integrativa. Research, Society and Development, 2020, 9 (7), Disponível em: https://doi.org/10.33448/rsd-v9i7.4548

POMBO, Olga. Interdisciplinaridade. Ambições e limites. Lisboa: Relógio d’Água, 2004.

POMBO, Olga; GUIMARÃES, H.; LEVY, T. A interdisciplinaridade: reflexão e experiência, v. 2, p. 8-14, 1993.

ROUSSEAU, Jean Jacques. Crítica da razão e iluminismo pedagógico em Rousseau. In: SGRÓ, Margarita. Teoría Crítica de la Sociedad, Educación, Democracia y Ciudadanía. Tandil: UNCPBA, 2008. p. 121 – 144.

SAVIANI, Demerval. Pedagogia histórico-crítica, 10. ed. Campinas: Autores Associados, 2008.

THIESEN, Juarez da Silva. A interdisciplinaridade como um movimento articulador no processo ensino-aprendizagem. Revista brasileira de educação, v. 13, n. 39, p. 545-554, 2008.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Copyright (c) 2022 ETD - Educação Temática Digital

Downloads

Não há dados estatísticos.