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Tecnologia digital e educação continuada
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Palavras-chave

Educação continuada
Extensão universitária
Ciência da informação
Projeto sala aberta

Como Citar

LESSA, Bruna; LEITÃO, Débora; SILVA, Tamiris. Tecnologia digital e educação continuada: o projeto de extensão sala aberta em tempos pandêmicos . ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 24, n. 1, p. 171–186, 2022. DOI: 10.20396/etd.v24i1.8664912. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8664912. Acesso em: 10 maio. 2024.

Resumo

Trata-se de um estudo sobre a experiência do uso de tecnologias digitais, sobretudo mídias sociais na internet, nas práticas educativas do Projeto de Extensão Sala Aberta, vinculado ao Instituto de Ciência da Informação, da Universidade Federal da Bahia, durante o período  de pandemia, ocasionado pela novo coronavírus Sars-Cov-2. O Projeto tem como objetivo potencializar a aproximação entre o Instituto e a comunidade externa, de forma a fomentar a integração, o debate e a consciência crítica para questões sociais, culturais e educacionais, de forma a possibilitar a educação continuada. Como metodologia, utilizou de dispositivos de comunicação para mediação da informação, tais como o Youtube e o Facebook para transmissão das lives, via StreamYard; o Instagram, Facebook e e-mails para marketing e conteúdo digital das atividades propostas, que incluíram palestras, oficinas, entrevistas com autores, e séries temáticas. Como resultado, esta ação extensionista alcançou mais de 12 mil visualizações nas transmissões ao vivo e emitiu 1.667 certificados, além do engajamento do público e criação de uma rede de informação sobre assuntos de interesse dos campos do conhecimento em debate. A experiência ressalta a importância de ações inovadoras na educação, sobretudo, quando há distanciamento físico e social, utilizando tecnologias e a internet, de forma consciente, para promover a troca de experiências e permitir maior visibilidade dos conteúdos de ensino, pesquisas e extensão, além de iniciativas de boas práticas desenvolvidas no contexto pandêmico.

https://doi.org/10.20396/etd.v24i1.8664912
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Referências

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